sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Breves Reflexões 011/100

11- Da Experiência Pessoal Com Cristo.

Não existe na vida de qualquer pessoa, homem ou mulher, experiência mais marcante, desafiadora e tão repleta de possibilidades do que receber, por fé, a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Muitos, por não compreenderem a dimensão e o significado disso, confundem essa realidade como uma mera opção religiosa, reduzindo-a a uma mera filosofia de vida.

Crer em Jesus Cristo e tê-lo como Salvador e Senhor é, na verdade, um divisor de águas na história da existência humana, ao ponto de dividi-la entre o antes e depois. Por isso pode-se dizer que essa é a experiência mais marcante da vida. Possivelmente, outras experiências dividem nossa história de vida entre o antes e o depois, contudo, nada se compara ao encontro que se tem com Jesus Cristo, pois antes de conhecê-lo a pessoa está morta em seus delitos e pecados, fazendo sua própria vontade, mas depois é ressuscitado da morte para a vida com Cristo, para uma vida de obediência e contentamento verdadeiros.

É uma experiência desafiadora, pois vivenciá-la requer renúncia, negar a nós mesmos, tomar a cruz e morrer. João Wesley diz que isso “não é coisa de importância secundária: não é apenas um acessório, como o são alguns elementos da religião; mas é absoluta, indispensavelmente necessário, quer para que nos tornemos discípulos de Cristo, quer para que nos conservemos nesta condição. É absolutamente necessário pela própria natureza do caso, para que o acompanhemos e o sigamos; tanto mais que, se não procedermos assim, não seremos seus discípulos”.

É uma experiência cheia de possibilidades, pois quando se conhece a Jesus Cristo, com Ele e Nele vencemos o pecado, o mundo e suas propostas mentirosas. Em Jesus temos a nossa dignidade restaurada como pessoas criadas por Deus. A outra possibilidade é a de servirmos a Deus e ao nosso próximo em amor verdadeiro, abnegado e com o coração de servos(as). Assim, esvaziados de nós, caminhamos com o “mesmo sentimento que houve em Cristo”. Na verdade essas possibilidades são realidades que se experimenta, de fato, pois quem está em Cristo “é nova criatura”, tem novo coração, nova mente e novos valores.

É uma experiência de fé que nos garante que ao partirmos desta vida encontraremos um novo mundo maravilhoso que foge a nossa compreensão limitada, mas que milhares de seres espirituais estarão a nossa espera e nos receberão. Durante minha carreira militar, experimentei muitas mudanças de cidades e estado dentro do nosso país. Sempre que aproximava uma transferência eu procurava entrar em contato com companheiros da cidade de destino a fim de que quando eu e minha família lá chegasse fôssemos recebidos por alguém que pudesse nos apoiar. É muito triste chegar a um lugar estranho e não contar com a atenção de ninguém. Aquele que não tem uma experiência com o mundo espiritual com certeza sairá daqui com as incertezas de quem não conta com ninguém para recepcioná-lo e apoiá-lo em sua nova dimensão de vida. Jesus nos garante que lá existem muitas moradas e que seremos recebidos com festas e abraçados por milhares de seres que povoam o mundo espiritual. Esta é uma das certezas daqueles que confiam em Jesus.

Que Deus nos ajude a vivenciarmos a nossa experiência cristã com verdade, alegria, sendo aperfeiçoados diariamente como filhos e filhas Dele. Que o Espírito Santo nos encha de poder para que o nosso testemunho pessoal seja impactante e atraia muitas vidas para Jesus Cristo.

Que hoje seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Breves Reflexões 010/100

10- Desembaraçando os Fios

“Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construi-la. Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando.”
(Salmo 127.1).

Havia uma tecelagem onde se fabricavam tecidos muito finos. Quando, em dado momento, os fios se embaraçavam, o operador devia tocar uma campainha para ser atendido por um funcionário especializado, que punha as coisas em ordem novamente. Certa ocasião, entretanto, depois de um rapazinho ter pedido o auxílio do funcionário especializado e recebido assistência, um operário antigo na fábrica achou que já sabia o suficiente e que podia passar sem o auxílio especializado. Então quando novamente os fios se embaraçaram, ele mesmo tentou arrumar. Seus fios, porém, ficaram terrivelmente emaranhados e o estrago foi muito grande. Quando, enfim, ele chamou o especialista, disse-lhe: “Mas eu fiz o meu melhor!” O especialista replicou: “O seu melhor é chamar por mim”.

Quantas vezes nós tentamos solucionar os problemas da vida por nós mesmos. Achamos que “nós sabemos”. Quanto mais rapidamente eles seriam resolvidos se os levássemos ao Divino Especialista! “Fazer o nosso melhor” é chamar pelo Mestre.

Essa é a mensagem que Deus tem para você. Se você se encontra num beco sem saída e não sabe o que fazer para resolver seu problema, não acha que a ocasião é certa para buscar ajuda de um Deus que tudo pode? Ele não quer vê-lo debatendo-se em tensão, angústia, preocupação e desespero. Ele quer vê-lo calmo, tranquilo, desfrutando da vida que Ele lhe deu, descansando nele, confiante de que Ele pode resolver seu problema, pois para Ele não há impossibilidades.

A impossibilidade do homem é a oportunidade de Deus. Então por que lutar sozinho? Experimente buscar Deus e tenha a certeza de que Ele virá em seu socorro: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e Ele tudo fará”.

“O Senhor Deus me disse: Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir, eu vou guiá-lo e orientá-lo.” (Salmo 32.8).

Que este seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira.

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Breves Reflexões 009/100

09- A Parábola do Lápis

“O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.” (Sl 23.3).

O fabricante de lápis falou com cada um de seus lápis: “Há cinco coisas que você precisa saber antes de eu lhe enviar para o mundo. Sempre se lembre delas e se tornará o melhor lápis que pode ser: 1) você fará grandes coisas, mas só se estiver seguro na mão de alguém; 2) você experimentará um doloroso processo de ser afiado de vez em quando, mas é necessário se quiser tornar-se um lápis melhor; 3) você pode corrigir qualquer mal-entendido que ocasionar; 4) a sua parte mais importante sempre estará do lado de dentro; 5) não importa a condição, continue a escrever; sempre deixe uma marca clara e legível, mesmo nos dias difíceis.”

Todos prometeram lembrar-se sempre disso e entraram na caixa. Compreendiam, plenamente, o propósito do fabricante. Cada um de nós é como um lápis. 1) Deus é o nosso Criador e precisamos estar sempre seguros em suas mãos para cumprirmos o propósito da vida. Somente assim, poderemos fazer grandes coisas para Ele. 2) Às vezes, Deus nos corta, nos afina e nos limita, nos prova, nos deixa passar por momentos duros. Assim, Ele nos afia para melhor escrevermos as coisas que Ele quer. 3) Deus pode mudar qualquer coisa em sua criatura. Pertencemos a Ele e, assim, mesmo que erremos, Ele nos perdoa e nos ensina a recomeçar. Se quebrarmos, Ele nos faz de novo para sua honra e glória. 4) Seu coração, sua mente, seus desejos são mais importantes do que o exterior. Viva por ser e não apenas ter ou aparecer. Distribua amor e carinho àqueles que necessitam. 5) Não importa o tamanho da angústia que vier, continue escrevendo. Não importa o valor do lápis, o importante é que ele escreva e o que está sendo escrito através dele. Esta é a sua função: escreva a mensagem de amor de Deus onde Ele levá-lo.

“Ele enche a minha vida com muitas coisas boas, e assim eu continuo jovem e forte como a águia.” (Sl 103. 5).

Que hoje seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira.

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Breves Reflexões 008/100

08- É Boa Essa Palavra (23)

Quando o profeta Elias desafiou os profetas de Baal (um deus pagão), dizendo que o deus que respondesse com fogo seria o verdadeiro Deus, o povo respondeu prontamente: “É boa essa palavra”. É interessante como, muitas vezes, julgamos correta e sabiamente. Nós sabemos identificar o que é bom ou mal; como disse Jesus, discernir os sinais no céu: se virá chuva ou sol, frio ou calor. No entanto, o homem continua cego sobre o seu Criador.

Muitos daqueles que julgaram tão acertadamente, seguiram por anos um deus pagão e os seus profetas mentirosos. Mas o povo, diante do tremendo desafio de Elias, recobrou a sensatez, tendo de concordar. “É boa essa palavra”.

E a mesma se cumpriu cabalmente aos seus olhos quando o fogo do Deus Único e Verdadeiro desceu e consumiu a oferta, deixando todos maravilhados. E esse fogo ainda continua descendo do alto, a fim de concretizar em nós a maravilhosa operação do Espírito Santo, que convence o homem da justiça, do pecado e do juízo de Deus sobre todos os que não creem e buscam falsos deuses.

Enquanto o homem continuar com astúcias e invenções, terá o entendimento ofuscado para ver o supremo e poderoso Deus que está bem perto dele. A Palavra de Deus continuará para sempre sendo boa, e Ele zela por ela para a cumprir em nós.

Quanto maior for o desafio, maior é o nosso Deus; quanto maior for a luta, maior será a vitória dos que o conhecem; quanto maior a tristeza, maior será a nossa alegria; enfim, quanto maior for o sentimento de culpa, mais abundantes serão a graça e a misericórdia do Senhor Jesus.

Só é preciso crer, confiar e depositar n’Ele total confiança.

“Entrega o teu caminho ao Senhor e confia nele e no mais Ele tudo fará.” (Salmo 37.5).

Não acha que é boa essa palavra?

Confie no Senhor.

As coisas acontecem na hora certa,
Exatamente quando devem acontecer!
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.
(Um presente do amigo Manoel Monteiro em 19/06/2010).

Que esse seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu novo blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com