sábado, 30 de outubro de 2010

Breves Reflexões 019/100

19- A Parábola do Cavalo BR 56

Um fazendeiro que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos da fazenda. Um dia seu capataz veio trazer a notícia de que um de seus cavalos havia caído num velho poço abandonado. O poço era muito fundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá.

O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação, certificando-se de que o animal não havia se machucado, mas pela dificuldade e alto custo para retirá-lo do poço, achou que não valia a pena investir na operação de resgate. Com o coração amargurado, tomou então uma difícil decisão; determinou ao capataz que sacrificasse o animal jogando terra no poço, até enterrá-lo ali mesmo.

E assim foi feito; os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo. Mas, à medida que a terra caía sobre o seu dorso, o animal sacudia e a terra ia-se acumulando no fundo do poço, possibilitando ao cavalo ir subindo. Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas ao contrário, estava subindo, à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair.


Moral da História: Se você estiver no fundo do poço, sentindo-se pouco valorizado, quando, certos de seu fracasso, alguns começarem a lançar sobre você a terra da ironia, da incompreensão e a puxarem o seu tapete sem piedade, lembre-se do cavalo desta história.

Não aceite a terra que te jogaram, sacuda-a e suba sobre ela. E quanto mais você subir, acredite, aqueles que queriam te sufocar serão os primeiros a te aplaudir e assim te darão a oportunidade de exercitar a mais nobre virtude: O PERDÃO.
Não desanime, lute!


Que este seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira.

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Breves Reflexões 018/100

18- Não te Deixes Vencer do Mal. (BR 442)

"Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." -<<<<<<>>>>>> - (Romanos 12:21) – (KN 134).
(Ref. Arq. “134- Não deixe o mal vencer”)


Depois de um dia de caminhada pela mata, mestre e discípulo retornavam ao casebre, seguindo por longa estrada.

Ao passarem próximo a uma moita de samambaia, ouviram um gemido.

Verificaram e descobriram um homem caído. Estava pálido e com uma grande mancha de sangue, próxima ao coração.

Tinha sido ferido e já estava próximo da inconsciência.

Com muita dificuldade, mestre e discípulo o carregaram para o casebre rústico, onde viviam. Lá trataram do ferimento.

Uma semana depois, já restabelecido, o homem contou que havia sido assaltado e que ao reagir fora ferido por uma faca.

Disse também que conhecia seu agressor e que não descansaria enquanto não se vingasse.

Disposto a partir, o homem disse ao sábio:

"Senhor, muito lhe agradeço por ter salvado a minha vida. Tenho que partir e levo comigo a gratidão por sua bondade. Vou ao encontro daquele que me atacou e vou fazer com que ele sinta a mesma dor que senti."

O mestre olhou fixo para o homem e disse:

"Vá e faça o que deseja. Entretanto, devo informá-lo de que você me deve três mil moedas de ouro, como pagamento pelo tratamento que lhe fiz."

O homem ficou assustado e disse:

"Senhor, é muito dinheiro. Sou um trabalhador e não tenho como lhe pagar esse valor!"

Com serenidade, tornou a falar o sábio: "Se não pode pagar pelo bem que recebeu, com que direito quer cobrar o mal que lhe fizeram?" O homem ficou confuso e o mestre concluiu: "Antes de cobrar alguma coisa, procure saber quanto você deve. Não faça cobrança pelas coisas ruins que aconteçam em sua vida, pois a vida pode lhe cobrar tudo de bom que lhe ofereceu."

Todos os dias somos aquinhoados com centenas de bênçãos. A primeira é a própria oportunidade de tornar a abrir os olhos no corpo físico.
Depois, a oportunidade de encher os pulmões de ar. Ar que nos é dado pela Divindade.
A bênção do alimento que nos nutre o corpo. Alimento que extraímos da terra generosa, bastando que nela plantemos a semente.
A bênção do trabalho que nos permite o desenvolvimento das nossas habilidades, o progresso, a aquisição de bens materiais que nos são necessários.
Enfim, o digno sustento próprio e dos que nos constituem responsabilidade.
A bênção da religião, que nos fortalece o espírito, dando-nos o conhecimento da existência de um Deus Pai, que dirige os nossos destinos e guarda a nossa vida.
A bênção da família, dos amigos, dos colegas, dos animais de estimação.
Cada qual, a seu modo, nos oferta, a cada dia, seu carinho, sua devoção, enriquecendo as nossas horas.

Pense, enfim, nas bênçãos que todos os dias você recebe, sem esforço algum.

Você não precisa acender o sol, nem pedir a ele que apareça. Ele simplesmente vem e lhe dá calor, luz, vida.

Você não necessita acionar botão algum para que o vento amigo se manifeste nos dias de ardência. Ele simplesmente vem.

Balança o arvoredo, espanca nuvens borrascosas, limpa o céu e ainda brinca de desarrumar os seus cabelos.

Você não precisa suplicar ao botão para desabrochar. Ele arrebenta em perfume e colorido para o seu deleite.

Você não precisa suplicar aos pássaros que encham de sons o dia. Eles aparecem e brindam seus ouvidos com a variedade infinita de seus trinados e cantorias.

Por tudo isso, pense, que direito você tem de tomar contas a quem quer que seja, por algo ruim que lhe tenha feito, ante um débito tão grande para com a divindade que tudo vê, provê, sem exigência alguma.

(Autor desconhecido – Um presente do Ev. Alfredo Vieira – Ministério do Idoso da Igreja Metodista Central de Juiz de Fora – MG).

Que hoje seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira.



Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação:
www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Breves Reflexões 017/100

17- Estatura do Varão Perfeito. 436

“Antes, crescei na Graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.A Ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno. Amém.” (2º Pedro 3.18).

Não poderemos refletir sobre a nossa ignorância e dissipá-la enquanto não passarmos a ocupar todo o nosso tempo e a nossa mente no exercício da sabedoria que vem do alto. Admitir a nossa ignorância é o primeiro passo para ampliarmos o nosso lastro de conhecimento dos mistérios do mundo espiritual.

Enquanto estivermos caminhando pela trilha da humildade, esvaziando-nos cada dia de seu ego, despindo-nos da altivez e demonstrando total interesse pela palavra de Deus, estaremos galgando os degraus que nos levarão aos mais altos conhecimentos dos mistérios de Cristo e a uma profunda comunhão com Ele.

No entanto, para conquistarmos essa situação de excelência na presença do Senhor, não basta apenas aprimorarmos o nosso conhecimento sobre as Escrituras. É preciso esforçarmo-nos para crescer na graça. A graça, que é o favor imerecido de Deus para conosco, ajuda-nos a obter as virtudes e os dons do Espírito Santo e torna-nos espiritualmente mais sensíveis à presença de Deus.

Crescendo na graça e no conhecimento, cresceremos também no amor e assim chegaremos à estatura do varão perfeito, à consciência de nossa filiação espiritual com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, alcançando, finalmente, a unidade da fé.

“E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para mestres, com vista ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que cheguemos a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, a perfeita varonilidade, a medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não sejamos como meninos, agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.” (Efésios 4.11-14).

Que hoje seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira.


Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Breves Reflexões 016/100

16- Deus tem algo melhor para nos dar. (BR 424)

“Pois o Senhor dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus é a desgraça e a morte.” (Salmo 1-6).

Leitura Bíblica: Salmo 1.

O Tema nos leva, de imediato, a duas abordagens distintas:

a) Deus tem para todos os homens e mulheres algo muito bom, ou seja, a salvação. Para nos garantir a salvação Ele nos deu o melhor que tinha, o seu filho Jesus. Agora é só aceitarmos a Cristo, isto é, crer no seu sacrifício, crer no seu evangelho e buscar com toda a alma e desejo do coração fazer a sua vontade e sermos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Com isto somos recebidos como filhos de Deus e passamos a pertencer a uma família muito especial, a família dos convertidos a Jesus.

b) Agora nesta nova condição de vida, Deus nos oferece a cada momento o melhor para a nossa vida. Ele possui imensos tesouros e deseja nos conceder uma vida cada vez mais rica em todos os sentidos. Na casa do seu tesouro ele tem bens materiais, espirituais e emocionais para nos enriquecer. Agora somos desafiados a correr em busca destes bens: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaracemo-nos de todo peso e do pecado que insistentemente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta.” (Hebreus 12.1).

Mack Mckinney, um corredor do Texas – EUA, nos dá o seguinte testemunho:

“Quando eu fazia corrida de pista, no ensino médio, estava sempre com medo de que meu desempenho não atendesse às expectativas. Temia a humilhação e o deboche. Esse medo piorou depois que perdemos por um ponto para um time que nosso técnico queria, muito particularmente, vencer. Ele passou a longa viagem de volta para casa nos depreciando com linguagem violenta e profana. Mais tarde, conversei sobre isso com meu avô, ele próprio um técnico aposentado. Seu conselho foi que eu simplesmente desse tudo de mim e, sabendo disso, ficasse em paz. Na próxima competição que tivemos em casa, decidi vencer meus temores e dar o melhor de mim. No entanto, em vez de me concentrar na corrida, como deveria, concentrei-me em vencer esses temores. Quando me aproximava da última volta, no entanto, olhei para a arquibancada e vi meus familiares torcendo por mim aos gritos. Fiquei tão inspirado ao vê-los que me esqueci de meus medos e terminei a corrida com meu melhor tempo! A Bíblia nos fala de uma nuvem de testemunhas que nos cercam, ajudando-nos a esquecer o peso de nossos temores e a vergonha do pecado para que possamos terminar a corrida. Mudemos nosso foco. Em vez de nos concentrarmos nas coisas que nos amarram, voltemos nossa atenção para o apoio que Deus nos oferece enquanto corremos.” (Ref. No Cenáculo de 26 de julho de 2010).

Assim, somos convidados como filhos de Deus, a desenvolver a nossa salvação de tal forma que possamos atrair a atenção de Deus para a nossa vida e recebermos o melhor que Ele deseja nos dar.

Será que algo poderia chamar a atenção de Deus, mesmo Ele sendo tão poderoso, eterno, onisciente e presciente? A Bíblia diz que sim. Em Provérbio 15-3 encontramos a afirmação de que: “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.” O Salmista nos diz no Salmo 10l. 6, que o próprio Senhor afirma: “Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.” O Salmo primeiro afirma que há grande diferença entre o homem que tem prazer na Lei do Senhor e aquele que anda pelos conselhos do ímpio.

Podemos assim concluir dizendo, que a integridade, a fidelidade, a retidão, a obediência, a santificação e a fé são atitudes que movem o coração de Deus a nosso favor. Quando mantemos estas atitudes, criamos condições para que o Espírito Santo venha atuar em nossas vidas e produzir através de nós o seu fruto, permitindo assim que Deus nos conceda sempre o melhor.

Que este seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo, Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com