quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Breves Reflexões 030/100

30- Voando com o Tempo (BR 14)

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Ec 3. 1).

O que fazer com a sensação de que o tempo sempre é curto e não permite que façamos as coisas que gostaríamos? Sempre que vem um novo ano, percebemos como o tempo voa. Eu sou um apaixonado pelas coisas da vida e amo tudo o que faço.

Mas no anseio de viver fazendo de tudo um pouco, descobri que acabo fazendo quase nada de tudo. Muitos são assim.

O Senhor Jesus disse: “Aquele que quiser salvar sua vida (o seu tempo de vida) perdê-la-á: mas aquele que perder sua vida por amor de mim e do meu reino, esse a salvará”.

Se você é como eu, um faz tudo maníaco que se frustra por acabar fazendo muito pouco no final, talvez possa lucrar com o que aprendi e que transformou minha vida de um turbilhão confuso numa corrente intensa e constante que opera mudanças significativas: o primeiro passo para a verdadeira eficácia é ter um propósito específico. A maioria das pessoas simplesmente “vive” sem propósito.

Não ter um propósito é condenar-se à frustração e ao fracasso no final. Essa é a mãe da depressão. Já outros (como eu) possuem propósitos demais e acabam divididos. A Bíblia diz que o homem de coração dividido não alcançará coisa alguma. Quando se desejam todas as coisas de uma vez, tudo é raso, malfeito e incompleto. Esses são os que começam cinco faculdades diferentes e não terminam nenhuma. Precisamos desenvolver a habilidade de firmar metas e fixar prioridades. Uma meta alcançada abre caminhos para outros propósitos.

Há muitas coisas empolgantes e desejáveis no mundo, mas uma só vida para experimentá-la. O que merece o investimento de minha vida? Servir ao Senhor com certeza! Perder (gastar) a vida em favor de Cristo e seu Reino é o propósito que vale a pena.

Gastar, onde? Ah, isso varia! Cada um tem um chamado específico. Se você consultar o Senhor, em oração e buscar com perseverança, encontrará o que Ele espera de você. Aplique o seu coração e o seu tempo em uma direção específica – seja um homem de um só propósito diante de Deus, firme metas claras, fixando com inteligência as suas prioridades, e a própria vida o levará a sério. Cada meta consumada nos prepara para novas metas e é assim que nos tornaremos uma pessoa de sucesso diante de Deus e dos homens.

“Disse-lhes pois Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto.” (Jo 7. 6).

Que este seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Breves Reflexões 029/100

29- Cheios do Espírito Santo. (BR 453)

“E não embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito Santo,..” (Efésios 5.18).

Quem é o Espírito Santo?

Numa resposta simples podemos afirmar que o Espírito Santo é Deus, assim como o Pai, o Criador é Deus e também, Jesus, o Filho é Deus. O nosso Deus é trino e triúno, isto é, três essências numa só pessoa. Por isso o ingresso das pessoas na família de Deus se dá pelo batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, isto é, em nome de Deus.

Podemos afirmar que Deus pelo Espírito Santo é o detentor do segredo da vida e ao mesmo tempo é também o preservador e o renovador da mesma, tanto na dimensão física como espiritual. Ele possui o controle total das funções glandulares e a aplicação de todos os hormônios que definem as espécies de vidas existentes em nosso planeta e ainda vidas de outras dimensões que não temos acesso até os nossos dias.

Gen 1.1 e 2 – No Princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. – Jo 1.1-4 – No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.

A expressão “Verbo” vem do grego do termo “logos”. De uma forma indefinida, “logos” indica a Divindade – Deus e de um modo mais específico indica uma força abstrata que gera a ordem no caos. – Comparando as afirmações de Gênesis e de João entendemos que a parte de Deus que harmonizava o abismo, isto é, o caos – o vazio era o Espírito de Deus ou o Espírito Santo que já atuava para gerar a vida em nosso planeta – na terra.

Por isso Jesus compara a conversão com um novo nascimento – uma nova vida que o Espírito Santo concede ao convertido e aí ele enfatiza o mistério da vida no Espírito Santo, comparando ao vento que sopra onde quer: ouvimos o seu som, mas não sabemos de onde vem e nem para onde vai e afirma: assim é todo o que é nascido do Espírito. (Jo 3.5-8).

O Espírito Santo é frequentemente simbolizado pelo sinal de uma pomba branca, baseado no relato do Espírito Santo a descer sobre Jesus Cristo, após este ter sido batizado no rio Jordão, embora o texto bíblico não diga que foi em forma de pomba, e sim como uma pomba.

Atos descreve o Espírito Santo ao descer sobre os Apóstolos durante o Pentecostes na forma de um vento e línguas de fogo, que repousavam sobre a cabeça de cada um deles. Baseado nesta imagem, o Espírito Santo é frequentemente simbolizado por uma chama.

Plenitude do Espírito Santo.

Um versículo chave que discute a plenitude do Espírito Santo neste tempo é João 14:16, em que Jesus prometeu que o Espírito habitaria os crentes em caráter permanente. É importante distinguir entre ter dentro de si o Espírito com estar cheio do Espírito.

Ter permanentemente o Espírito habitando dentro de si não é para alguns poucos crentes, mas para todos. Há muitas referências nas escrituras que embasam esta conclusão.

A primeira é que o Espírito Santo é um dom dado a todos os crentes em Jesus, sem exceção e nenhuma condição é imposta a isto, a não ser a fé em Cristo (João 7:37-39).

A segunda é que o Espírito Santo é dado no momento da salvação. Efésios 1:13 indica que o Espírito Santo é dado no momento da salvação. Gálatas 3:2 também enfatiza esta mesma verdade, dizendo que o selo e o ato de receber o Espírito aconteceram no momento em que se creu.

Terceiro, o Espírito Santo habita em cada crente permanentemente. O Espírito Santo é dado aos crentes como garantia ou validação de sua futura glorificação em Cristo (II Coríntios 1:22; Efésios 4:30). E não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós? (I Corintios 3.16).



Isto é diferente de estarmos cheios do Espírito encontrado em Efésios 5:18. Devemos ceder ao Espírito Santo de tal maneira que Ele possa nos possuir totalmente, e neste sentido, ficarmos plenos. Romanos 8:9 e Efésios 1:13-14 afirmam que Ele habita dentro de cada crente, mas que pode se entristecer (Efésios 4:30), e sua atividade dentro de nós pode se extinguir (I Tessalonicenses 5:19).

Quando permitimos que isto aconteça, não experimentamos a plenitude da operação e poder do Espírito Santo, dentro e através de nós. Para estarmos plenos do Espírito, Ele deve ter liberdade para ocupar cada parte de nossas vidas, nos guiando e controlando todo o nosso viver. Seu poder, então, pode ser exercitado através de nós a fim de que o que façamos produza frutos para Deus.

Estar cheio do Espírito não se aplica somente a atos externos; também se aplica aos pensamentos mais secretos e motivações para nossos atos. Salmos 19:14 diz: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”. O Espírito Santo sabe como agir em nossas emoções e nos levar ao desenvolvimento da fé até alcançarmos o padrão ideal que nos fará, de fato, a imagem e semelhança do Criador.

A plenitude do Espírito Santo determina a concessão de dons especiais que coloca o crente a serviço do Reino de Deus de tal forma que ele se torna um elemento transformador da sociedade, da nação e do mundo, gerando santidade em todos os espaços que ele ocupar.


Conclusão.

É o Espírito Santo que nos dá a consciência de que somos filhos de Deus. (Rm 8.16)

Este é o maior privilégio que podemos alcançar nesta vida: o de pertencermos à família de Jesus. A Bíblia diz que Jesus e as pessoas que ele santificou pertencem todos à mesma família. Por isso Ele não se envergo­nha de nos chamar de irmãos e irmãs. Dei­xe essa verdade maravilhosa penetrar em você. Você é parte da família de Deus, e, por Jesus tê-lo feito santo, Deus tem orgulho de você! As palavras de Jesus são inequívo­cas: E, [Jesus] estendendo a mão para os discípulos, disse: Aqui es­tão minha mãe e meus irmãos! Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe. Ser incluído na família de Deus é a maior honra e o maior privilégio que se pode receber. Não há nada que se compare. Sempre que você se sentir insignificante, desprezado ou inseguro, lembre-se daquele a quem você pertence.

“Este é o maior privilégio que podemos alcançar nesta vida: pertencermos à família de Jesus.”

Que este seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Breves Reflexões 028/100

28- A VAQUINHA. (BR 432)

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12. 2).

Um Mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu fiel discípulo quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita…

Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também com as pessoas que mal conhecemos.

Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar, sem calçamento, casa de madeira, os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas… então se aproximou do senhor aparentemente o pai daquela família e perguntou:

- Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho; como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?

E o senhor calmamente respondeu:

- Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos e a outra parte nós produzimos queijo, coalhada, etc.…; para o nosso consumo e assim vamos sobrevivendo.

O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, voltou ao seu fiel discípulo e ordenou:

- Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a, jogue-a lá embaixo.

O jovem arregalou os olhos espantado e questionou o mestre sobre o fato da vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, foi cumprir a ordem.

Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer. Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos. Um belo dia, ele resolveu largar tudo o que havia aprendido e voltar àquele mesmo lugar e contar tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-los.

Assim fez e quando se aproximava do local avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver, “apertou” o passo e chegando lá, logo foi recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos e o caseiro respondeu:

- Continuam morando aqui.

Espantado, ele entrou correndo na casa; e viu que era mesmo a família que visitara antes com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha):

- Como o senhor melhorou este sítio e está muito bem de vida???

E o senhor entusiasmado, respondeu:

- Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu, daí em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos, assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora

Muitos de nós tem uma vaquinha que nos dá alguma coisa básica para sobrevivência e nos impõe uma convivência rotineira, impedindo-nos de renovações e novos voos. São coisas que nos levam a acomodação e a temer o novo. Por isso Paulo nos adverte no sentido de não nos conformar com este mundo, mas transformar o nosso viver, pois só assim poderemos descobrir e experimentar a verdadeira vontade de Deus para a nossa vida.

Descubra a sua vaquinha e aproveite esse momento para empurrá-la morro abaixo.

“Não ames o sono, para que não te empobreças; abre os teus olhos e te fartarás de pão.” (Provérbio 20. 13).

Que hoje seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SITE em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com