sexta-feira, 29 de abril de 2011

Breves Reflexões 043/100

43- Conheço-te pelo teu nome. (BR35)

Sempre me impressionou a expressão bíblica: “E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo:” (Gn 2.20a).

Quando criança, como qualquer garoto, eu gostava do “porquê” das coisas, e sempre perguntava pelo “porquê” dos animais terem nomes como vaca, boi, galinha, porco, marreco e muitos outros. O meu avô era sempre o principal alvo das minhas perguntas. Sempre muito atencioso, ele me dizia que foi Adão que colocou nome em todos eles e eu queria saber do “porquê” de Adão escolher estes nomes e como ele não sabia explicar as origens dos nomes, ele sempre me dizia que tudo precisa ter nome. Eu ficava pensando e com o tempo fui descobrindo que a escolha de nomes é uma relevante expressão de amor. Convenci-me disto, justamente quando junto com a minha esposa escolhemos os nomes para os nossos filhos.

Voltando a figura do meu avô, me lembro que ele contava um fato muito interessante: ele vendera uma vaca leiteira para um vizinho. Alguns dias depois, ele foi informado que a vaca andava amuada, isto é, andava tristonha e não produzia o leite esperado. Ele se propôs a fazer uma visita ao vizinho e verificar o que estava acontecendo com a vaca.

Chegando à fazenda, ele foi encaminhado até o curral, onde o gado se encontrava. Foi ate à porteira de entrada e chamou a vaca pelo seu nome. Ela, que se encontrava misturada ao gado, levantou a cabeça e caminhou até onde o meu avô se encontrava. Ele, ao vê-la chegar, dirigiu algumas palavras, uma espécie de saudação, repetindo o seu nome: ela baixou a cabeça como que pedindo um pouco de carinho. Ele alisou-lhe a cabeça e deu-lhe um beijo na orelha. Como que agradecida, ela levantou a cabeça, deixando escapar pelos olhos uma expressão de gratidão e felicidade.

Então o meu avô disse para o vizinho: ela só precisa disto para soltar o leite. Diante daquele quadro, o vizinho surpreso disse: eu não sabia que ela tinha nome, ao que o meu avô respondeu: todo o meu gado é batizado e tratado pelo nome e com carinho.

De fato o meu avô, Alfredo Vieira Rosa era famoso pela qualidade do seu gado e detinha alguns prêmios concedidos pela a exposição agropecuária que, periodicamente, era realizada em Muriaé-MG.

A Bíblia diz que Deus conhece toda a sua obra pelo seu nome (Ex 33.12 e Is 40.26), o que revela o seu amor insondável, do qual também nós somos objetos. Eu gosto de pensar que Deus me conhece pelo meu nome, por isso eu cuido dele e o tenho em grande estima.

“Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mais, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia me não esqueceria de ti. Eis que nas palmas das minha mãos te tenho gravado:...” (Is 49.15-16a).

Que hoje seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Breves Reflexões 042/100

42- Uma Atitude de Amor. (II) (BR 427)

Os moradores olhavam uns para os outros até que o Conde Pulverim, homem rico - um fidalgo importante da região - ofereceu 50 libras (grande valor na época) a quem salvasse aquela pobre família, mas mesmo assim ninguém se arriscou.

Mas neste instante estava passando por ali um camponês, de outra região e ao ouvir os gritos da família e ouvir o CONDE oferecer tal alto valor, não pensou duas vezes e saltou para um bote remando vigorosamente, lutando contra a correnteza, mas determinado a salvar aquela pobre família que já havia perdido quase tudo na enchente.

Ao alcançar a família disse:

- Coragem, amigos! Deus está conosco.

Disse o camponês para levantar o ânimo da família que já estava perdendo a esperança de salvação. Estavam aterrorizados.

E com enorme esforço, o corajoso camponês conseguiu recolhê-los e colocou um por um no pequeno bote.

Mas a força da água contrária era terrível e o bote precisava voltar; a viagem da volta era mais perigosa e difícil que a da ida, porque o camponês estava cansado e a embarcação não ofereceria segurança.

Mas com esforços sobre-humanos e uma determinação extraordinária, bravura e amor ao próximo, o camponês deu todo o esforço que tinha. Todos gritavam de alegria dando graças a Deus.

Finalmente ele conseguiu chegar ao outro lado e desembarcou aquela família, sã e salva, a multidão irrompeu em aplausos e o rico CONDE aproximou-se, a fim de lhe entregar o prêmio prometido.

O humilde camponês surpreende a todos novamente recusando a grande oferta de 50 libras e dizendo:

- Senhor Conde, não foi por causa do dinheiro que arrisquei a minha vida. Posso trabalhar, graças a Deus, para prover as minhas necessidades e as de minha mulher e de meus filhos. Dê esse dinheiro a esse senhor e sua família, pois eles perderam tudo quanto possuíam e assim poderão recomeçar.

Agradeceu ao Conde, despediu-se da família que em lágrimas agradecia, abraçava e beijava o salvador.

E, assim, aquele humilde camponês, homem desconhecido de todos, com grande coragem e altruísmo, não só salvou uma família, como lhes proporcionou meios suficientes para organizar um novo lar.

Quando fazemos uma boa ação não devemos esperar nada em troca. Não devemos emprestar dinheiro com usura e nem ajudar alguém com alimentos visando a interesse particular. (Levítico 25:37)

O amor não busca – nunca – interesses próprios. Diz um ditado que: “O que a mão direita faz, a esquerda não precisa saber.” E outro diz assim: “... faça o bem sem olhar a quem... ”

A compaixão – piedade – só é válida se vivenciada com alegria e sem interesse.

Hoje, talvez bem pertinho de você, exista alguém que esteja necessitando de uma palavra amiga, de uma oração, de um afago sincero e verdadeiro.

Pessoas que estão angustiadas e aflitas neste momento - como aquela família na ilha que estava sendo inundada - precisam de ajuda e de pessoas comprometidas com Deus e com a verdade.

O mundo precisa de pessoas que não amem o dinheiro e o poder, mas que vivam a compaixão e amor ao próximo como um estilo de vida sabendo que estamos aqui apenas de passagem e temos esperança e certeza da vida presente e eterna.

Há cerca de 2 mil anos, um homem “pulou nas turbulentas águas da vida” e não apenas arriscou, mas entregou sua própria vida – numa cruz do monte calvário - para salvar a todos os que a ELE se achegam com um coração puro e fiel e o aceitem como Senhor e Salvador.

Seu mandamento: “Amar a Deus sob todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.”

Que hoje seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev, Alfredo Vieira.

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

sábado, 16 de abril de 2011

Feliz Páscoa

050- Cinco Provas Simples da Ressurreição de Cristo. (BR 39)

“Assim vocês mataram o Autor da vida; mas Deus o ressuscitou, e nós somos testemunhas disso.” (At 3. 15).

Apresento cinco provas da ressurreição de Cristo:

1) O corpo dele, depois da ressurreição, era diferente. Não precisava de portas para entrar numa sala. Mesmo conservando suas características físicas, seu corpo não se limitava ao espaço e ao tempo. Se Jesus apenas dormiu profundamente, ao acordar não poderia se apresentar a discípulos escondidos a portas trancadas.

2) A coragem dos discípulos. Na crucificação, todos fugiram apavorados, a ponto de negá-lo diante de serviçais. Após a ressurreição, enfrentara perseguições e até morte pelo nome do Mestre! Eram ousados.

3) A transformação de vidas. No decorrer dos tempos, milhões de pessoas são transformadas e salvas ao ouvir o Evangelho de Cristo. Há mais de dois mil anos, isso acontece todo dia. Uma mentira não teria esse poder.

4) As aparições de Jesus. Centenas de pessoas o viram após a ressurreição. Há registros de pelo menos 12 aparições de Jesus. Talvez a mais marcante seja a que veio para o apóstolo Paulo, no caminho de Damasco (At 9). Esse encontro norteou a vida do apóstolo até o fim. Paulo, o doutor da lei, judeu, o fariseu, só tinha um assunto diante das autoridades judaicas e gentílicas: o seu encontro com o Cristo ressuscitado. Será que ele estava enganado?

5) O túmulo de Jesus foi encontrado vazio. Os inimigos dele não poderiam ter escondido o corpo, pois isso reforçaria a ideia da ressurreição e seria uma derrota para eles. Os discípulos, coitados! Não teriam condições, devido à pedra selada na sepultura e à guarda romana. E jamais poderiam formar uma doutrina tão forte e poderosa, capaz de transformar vidas, inclusive a deles, mudar o destino do mundo, baseados numa farsa. (P/AViS- outono de 1978).

“Será que alguém poderá condená-los? Ninguém!... Cristo Jesus... morreu, ou melhor... foi ressuscitado e está à direita de Deus. E ele pede a Deus a favor de nós.” (Rm 8. 34).

Que hoje seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev Alfredo Vieira.

Páscoa 2011

Páscoa, é a expressão máxima do poder do AMOR DIVINO: tão forte que vence a morte. A prática desse AMOR fará com que o homem seja capaz de alcançar o PODER DO AMOR e rejeitar o AMOR PELO PODER, se tornando assim um instrumento nas mãos do CRIADOR para promover a paz e fazer diferença onde estiver, sendo sal e luz do mundo como ensinou JESUS. (P/AViS-15/04/2011).

“FELIZ PÁSCOA”

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Breves Reflexões 041/100

41- Uma Atitude de Amor. (I) (BR 427)

'O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece....Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." I Coríntios 13:4,13

Nos últimos meses de 2010 e início de 2011, em cidades do nosso país, enchentes mataram dezenas de pessoas, destruindo casas, cidades, ruas...

Com as mudanças climáticas, estamos assistindo a sérios problemas de alterações na temperatura, ventos e água.

O clima responde a vários fatores e a natureza se submete a essas respostas. A natureza se adapta rapidamente, mas o ser humano leva mais tempo e sofre perdas irreparáveis com essa transformação.

Porém, até nestes momentos, vemos a oportunidade da expressão da misericórdia de Deus através daqueles que expressam suas qualidades quanto à compaixão, generosidade, doação. Assistimos, através da televisão, a muitas cenas dramáticas e inesquecíveis.

Despretensiosamente, decididamente, generosamente e amorosamente vamos conhecer a história real de um humilde camponês que também viveu uma experiência de inundação, sofrimento, angústia, destruição e renúncia.

“Na Itália, na região de Verona, há mais de 100 anos, aconteceu um fato que marcou a vida daquela comunidade para todo o sempre.

A neve veio forte demais. Nos Alpes a enorme nevasca trouxe preocupação a todos, pois quando o sol apareceu, o degelo aconteceu rápido demais e o rio transbordou. A inundação veio destruindo casas que estavam perto das margens. As pessoas corriam e gritavam de pavor.

A principal ponte da região sob o Rio Adige foi violentamente destruída pela força das violentas águas que desciam dos Alpes. Formou-se uma pequenina ilha no meio das águas do poderoso rio. Uma simples casinha foi levada e destruída pelas águas, mas a família estava viva ainda e pedia socorro. As águas estavam subindo rapidamente e era preciso fazer alguma coisa pela humilde família.

O Rio Adige é o segundo maior rio da Itália e tem 112 km de curso navegável e banha cidades famosas como Merano, Bolzano, Trento e Verona no nordeste da Itália e proporciona muita energia hidrelétrica.

A correnteza iria levá-los em poucos minutos. Eles levantavam os braços e clamavam por salvação. Mas ninguém tinha coragem para entrar no pequeno bote e ir até a ilha que se formou. Seria quase uma morte certa. As águas estavam violentas demais.

(Continue lendo esta história no próximo texto)

Que hoje seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Breves Reflexões 040/100

40- Nunca Desista. (BR 42)

- (Mateus 28. 1- 20)

Maria Madalena e as outras mulheres sabiam que tinham uma tarefa pela frente.

O corpo de Jesus precisava ser preparado. Os discípulos não se ofereceram para fazê-lo. Todas as pessoas que Jesus ajudou não se apresentaram. Portanto, as mulheres decidiram tomar para si essa tarefa.

Imagino o que aconteceria se, a caminho do sepulcro elas tivessem se sentado e reconsiderado. E se tivessem se entreolhado e sacudido os ombros, pensando: “de que adianta?” E se tivessem desistido? E se, frustrada, uma delas tivesse erguido os braços e lamentado: “estou cansada de ser a única que se importa.”

Se ambas foram tentadas ou não, não sei dizer. Só sei que estou contente por não terem desistido, o que teria sido trágico. Veja, sabemos algumas coisas que elas não sabiam. Sabemos, por exemplo, que o Pai as observava. As mulheres pensavam que estavam sozinhas, mas não estavam. Deus via. E Ele tinha uma surpresa esperando por elas...

Por que o anjo moveu a pedra? Por quem ele fez a pedra rolar montanha abaixo?

Por Jesus? Isto é o que sempre pensei. Entendia que o anjo retirara a pedra para que Jesus saísse. Mas pense um pouco. Era que a pedra tinha mesmo que ser removida a fim de abrir caminho para Jesus? Deus precisava de ajuda ? Seria o vencedor da morte tão fraco que não conseguia empurrar a pedra?

Não acredito. O texto dá impressão de que Jesus já havia saído quando a pedra foi retirada!

Ouça o que o anjo disse: “Vinde ver onde Ele Jazia.” (v. 6).

A pedra foi removida não para que Jesus saísse – mas para que as mulheres pudessem olhar dentro!

“Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que Ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis.” (v. 7).

As mulheres não precisam ouvir aquela instrução duas vezes; começaram logo a correr em direção a Jerusalém. A escuridão acabara e o sol raiara. O Filho não estava mais lá. No entanto, o Filho não havia terminado a sua obra.

Outra surpresa as aguardava.

“E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: “Salve!” . E elas aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. Então, Jesus lhes disse: “Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galiléia e lá me verão.” (Vs. 9 e 10).

O Deus das surpresas entrou novamente em ação. É como se Ele dissesse: “Não posso esperar mais. Elas vieram até aqui para ver-me; vou visitá-las.”

Disse Ele assim com aquelas que são fiéis.

Quando o ventre ficou velho demais para gerar uma criança, Sara engravidou. Quando o erro foi grande demais, a graça perdoadora salvou Davi. E quando a estrada tornou-se demasiadamente escura para as mulheres, o anjo brilhou, o Salvador manifestou-se e ambas nunca mais foram as mesmas.

A lição? Duas palavras: Nunca Desista.

A estrada está escura? Não se assente.

A noite está negra? Não Fuja.

Deus está observando. Você pode ter a certeza de que neste momento Ele está dizendo ao anjo que remova a pedra.

O cheque pode estar a caminho...

O pedido de desculpas pode estar sendo elaborado...

O contrato do emprego pode estar sobre a mesa...

A cura, a libertação, a restauração está chegando...

Aquele problema que não tem solução será resolvido.

Não DESISTA. Pois se o fizer, poderá perder as respostas às suas orações.

Deus ainda envia anjos. E ainda remove pedras.

CRISTO ESTÁ VIVO! RESSUSCITOU!

Pr. Luiz Carlos Costa Rampinelli – Pastor na Igreja Metodista Central de Juiz de Fora – MG.

(“Encontro” – Boletim Informativo - 12-abr-2009 – Igreja Metodista Central de Juiz de Fora).

O Segredo do Sucesso na Vida.

O Segredo do sucesso na vida de uma pessoa reside na sua persistência, na sua perseverança, na sua vontade decidida de conquistar o objetivo visado. Por isso, nunca desista de seus sonhos... nunca desista de seus ideais... nunca desista de viver... nunca desista de amar... O melhor momento para ver as estrelas é durante a escuridão...

Quando tudo parecer escuro e sombrio na sua vida, olhe para a beleza das estrelas, e se guie pelo seu brilho, rumo a um novo amanhecer. Nunca desista de recomeçar... Nunca, nunca, desista.

“ Se a luz do sol se foi, aproveite a luz da lua. Se a noite é sem lua, aprecie as estrelas. Se uma nuvem negra cobriu as estrelas, durma e descanse, porque diz a palavra de Deus: enquanto o justo dorme o Senhor trabalha por ele. Pode estar certo de que após a nuvem passar, o sol brilhará novamente”. (P/AViS-Primavera de 2010). (Fragmentos II – 181)

Que hoje seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com