sexta-feira, 27 de maio de 2011

Breves Reflexões 047/100

047- VIDA ABUNDANTE (BR 042/1)

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (João 10-10)

“Muitos se perguntam hoje em dia, o que é a vida? Outros não sabem o que fazer da vida.

La Bruyére afirma: “Existem apenas três eventos na vida do homem: nascimento, vida e morte; e ele não tem consciência de ter nascido, morre em aflição e se esquece de viver.”

Alguns veem a vida num misto de realismo e pessimismo. Outros são práticos em relação à vida como Sêneca: “Considerada em si mesma, a vida não é boa, nem má, ela é somente um lugar para o bem ou para o mal”; e outros são espirituais como Gorthe: “O dom mais excelente que recebemos de Deus e da natureza é a vida.”

A vida não é apenas uma existência material. O dinheiro dá conforto, opção de lazer, mas não dá perspectiva eterna. O status social traz aceitação e maior reconhecimento da vida, mas não certeza eterna. O que o mundo oferece é apenas temporal. Cristo quer dar vida a todos os que se aproximam Dele e a vida que Ele oferece é uma vida que liberta, cura, salva.

Adoração é vida! Não somente gozo do Espírito Santo, não só alegria de batermos palmas e todo júbilo que sentimos quando louvamos a Deus, mas plenitude que se manifesta em nossa vida diária. É no cotidiano que vemos a diferença que Jesus fez ou não no cristão.

Como Cristo reagiria às circunstâncias de sua vida? Será que Ele faria o mesmo que você está fazendo? Como Jesus agiria em seu trabalho, em sua escola? Como Jesus agiu com as pessoas que o maltrataram, caluniaram e cuspiram no seu rosto? Sua atitude sempre foi e é de perdão, amor, renúncia.

Jó sob grande dor, disse: “Eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará.” (Jó 19.25). Davi perseguido, afirmou: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” (Salmos 46.1). Isaías proclamou: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que, não tem nenhum vigor.” (Is. 40.28-29). Daniel, debaixo da opressão Imperialista Babilônica, reconheceu: “Mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo.” (Daniel 11.32).

Cristo quer te dar vida abundante, pois é Ele que afirma: “Não temas, eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.”(Ap.1.17-18).

Minha oração, como pastor, é que haja mais vida em abundância no coração de cada membro da Igreja Metodista Central, assim estaremos mais aptos para guerrear contra as hostes espirituais que querem matar, roubar e destruir. Cristo quer que todos tenham vida e vida em abundância e foi para isso que Ele veio. Mas isto só será realidade em nós à medida que permanecermos n’Ele, deixando que Seu Espírito flua através de nós,abençoando e transmitindo vida aos que nos rodeiam.

Um abraço”.

(Pastor Luiz Carlos Costa Rampinelli – Pastor Metodista na Igreja Metodista Central de Juiz de Fora).

“Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência , os profetas, os quais falaram em nome do Senhor”. (Tiago 5-10).

Que este seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Breves Reflexões 046/100

046- Sobre a Espiritualidade. (IV/XII) - BR 047/1

Neste texto vamos analisar de modo sucinto três das nove atitudes que segundo Paulo se unem para produzir o “Fruto do Espírito”.

As nove atitudes são:

a) Amor;

b) Alegria;

c) Paz;

d) Longanimidade;

e) Benignidade;

f) Bondade;

g) Fidelidade;

h) Mansidão;

i) Domínio Próprio.

AMOR –

Em I Coríntios 13:4-7, a Bíblia nos fala sobre o amor. Ela diz que: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

No grego antigo, havia três palavras para expressar as formas de amor: "eros", "phileo" e "ágape". Eles usavam a palavra de acordo com o tipo de amor a que estavam se referindo.

A palavra "eros" se referia ao amor sexual e, como sabemos, deve existir dentro do casamento.

A segunda palavra "phileo" significava o amor que existia entre pais e filhos, e entre irmãos. Este tipo de amor, que se desenvolve com o tempo, também deve existir no casamento.

Por último, temos o amor "ágape" que é o mais profundo e o mais sublime de todos. Este amor sempre se referiu a Deus. Em João 3:16 a Bíblia nos mostra o tão grande amor do nosso Deus quando diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho..." Existe maior amor do que este? Encontramos também este amor expresso em I Coríntios 13:4-7. Um casamento fundamentado no AMOR ÁGAPE pode sobreviver a qualquer tipo de tempestade, desencontros, desavenças, etc. Se alicerçamos nosso casamento no AMOR ÁGAPE, a palavra de Deus se torna realidade quando Ele diz: "o amor nunca acaba". Certamente este tipo de amor precisa ser aprendido e esta aprendizagem exige muito esforço e conhecimento. Todos precisamos aprender a construir o verdadeiro amor. Mas, para que um casamento seja feliz, é necessário existir estes três tipos de amor. Todas as expressões de amor são divinas e constituem parte do “Fruto do Espírito”.

Assim o primeiro fruto, ou a primeira atitude, como queira, é o “amor”.

Muito já se disse e se escreveu sobre o amor. Muita confusão e muita destruição já foi feita, em nome do amor.

Inegável que a palavra amor é uma das palavras mais vulgarizada de que se tem noticia. Os avarentos têm um "amor" doentio pelo dinheiro. Maridos (e esposas) traídos dizem que mataram por "amor". Apaixonados que mataram que não correspondeu à paixão, dizem que o fizeram "por amor".

Amor é um sentimento e por fazer parte do emocional humano, se confunde e se imiscui a outros sentimentos. As emoções não são objetos que possam ser fracionados ou misturados com outras substâncias dentro de frascos ou tubos de ensaio.

De pronto, eu gostaria de quebrar o romantismo que cerca essa palavra e dizer que o amor é um sentimento que quase sempre nos faz sofrer, mas diz o poeta: que quem nunca sofreu por um amor, passou pela vida e não viveu.

O amor nos faz cúmplice um do outro. Muitas vezes tememos essa cumplicidade.

A Bíblia diz que é pelos frutos (obras) que se conhece árvore. E não pelas folhas (palavras) - Mt.7:16-20

ALEGRIA –

Algumas versões da Bíblia colocam a palavra “gozo”e não “alegria”.

Particularmente prefiro a palavra "alegria".

Alegria é um fator (ou elemento) buscado, procurado, perseguido até, pela maioria absoluta da população do mundo. Essa palavra alegria está umbilicalmente ligada à diversão. As casas de shows, os bailes, os eventos têm por objetivo proporcionar diversão aos seus convivas e estão sempre lotadas de pessoas que querem preencher o vazio de suas vidas com um pouco de... alegria e diversão!!

Quando Adão e Eva pecaram no Éden o Espírito Santo de Deus se ausentou do coração, do espírito e da alma do ser humano. E deixou um buraco, um vazio, uma falta de sentido que as pessoas querem encher. Você já ouviu ou leu a expressão "preencher o vazio do coração"? E buscam as mais diversas coisas para encher esse buraco. Fama, sucesso, reconhecimento, alegria, prazer, diversão, dinheiro, bens, poder.

Algumas passagens bíblicas colocam o gozo como sinônimo de contentamento. Por exemplo: Mt.2:10; Mt.13:44; Lc.15:23-24. Essas passagens falam de situações, que coisas que aconteceram e que deram grande alegria aos seus personagens.

Fatores externos não abalam o gozo de quem é dominado pelo
Espírito Santo de Deus. Se fatores externos têm abalado o gozo do amado(a) leitor(a) isso significa que esse gozo não é decorrente do domínio e do transbordar do Espírito de Deus em cada um de vocês.

PAZ -

A paz é fruto do Espírito. Quem tem o Espírito Santo vivendo e atuando dentro de si, tem paz. Mas... o que é essa paz? Como é essa paz? Ocorre com uma frequência muito grande de pessoas nas igrejas de Cristo alardearem uma paz que não vemos em suas vidas. São irascíveis, nervosas, resmungonas, impacientes, encrenqueiras, assustadas ou desesperadas. É preciso delimitar o que é a paz. Conhecer as suas características, sua forma, e assim poder reconhecê-la tanto em nós como em nossos conservos de Cristo.

A idéia comum e corrente de paz, inclusive dentro de nossas igrejas, é que ela seria sinônima de tranquilidade, calmaria e sossego. A paz seria a ausência de guerras, brigas, rixas ou desentendimentos.

Se a paz é um fruto do Espírito ou parte do fruto do Espírito, é necessário que conheçamos sua forma, suas características, sua apresentação, para que seja reconhecida. Quando vemos uma árvore, logo reconhecemos que é uma árvore, o mesmo ocorrendo com uma vaca ou uma motocicleta. Se não soubermos o que é a paz, como ela se apresenta, como é a sua forma e quais são as suas características, podemos estar na ilusão de ter essa paz, quando na verdade ela não faz parte de nossa essência. Nesse caso, estaremos entre os iludidos a quem Jesus vai dizer: "apartai-vos de mim" (Mt.7:23 e 25:41). Daí a extrema importância de conhecer para reconhecer e identificar a atuação do Santo Espírito de Deus em nossa vida.

O desapontamento, a desilusão, a raiva, a ira, o desespero, a depressão levam o ser humano tomar os mais destrutivos comportamentos ou atitudes, o que já foi objeto de várias outras mensagens (eu quero paz; armadura de Deus - sandálias da paz; quando queremos cair no abismo). A reação de quem tem a paz de Deus diante da oposição ou da adversidade não é raiva, irritação ou de modo vingativo, querendo afligir quem causou dor e sofrimento. Somente tem essa paz quem é dominado pelo Espírito de Deus e tem certeza de que Deus está no comando e sabe o que faz. Paz é a capacidade de não reagir com irritação, raiva ou ódio.

Que este seja um dia especial em sua vida

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira.

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Breves Reflexões 045/100

045- Sobre a Espiritualidade. (III/XII) - (BR 046/1)

“O verdadeiro e mais puro amor é aquele que se refere ao "ágape", entende? Este é o amor da espiritualidade e só o alcançamos quando descobrimos que não somos seres humanos buscando uma experiência espiritual e sim, somos seres espirituais vivenciando uma experiência humana. (P/AViS-Primavera de 1964)”.

Existe uma diferença muito grande entre a “religiosidade” e a “espiritualidade”. Enquanto a “religiosidade” é produto de ações externas e busca resultados puramente externos, a espiritualidade é o resultado de uma ação interna do Espírito Santo com o nosso próprio espírito e busca, primeiramente, resultados internos para fazer um novo homem que só depois vai se revelar externamente pelas suas atitudes, motivadas pelo “Fruto do Espírito”.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. (Gálatas 5.22-23)”.

A definição de espiritualidade paulina em Gálatas 5.22-23 é de plena aceitação por todas as religiões, princípios filosóficos, místicos ou exotéricos, assim como o Pai Nosso é considerada uma oração de aceitação universal. Pelos frutos os conhecereis. A espiritualidade tem consequência, ela não é apenas um estado emocional ou de espírito como pensam alguns.

No entanto, a sua essência é de ordem emocional ou anímica (referente à alma) e existe dentro de nós, isto é, é própria da natureza humana e reflete diretamente em nossas atitudes para conosco mesmo, com o próximo e com a natureza em toda sua diversidade. Quando somos motivados por sentimentos puros e sinceros, ela se manifesta naturalmente gerando toda a sorte de bem, produzindo o que Paulo chama de “O fruto do Espírito”.

O fruto do Espírito Santo.



Como já dissemos, Gálatas 5:22-23 nos diz: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio..." O fruto do Espírito Santo aparece como resultado da presença do Espírito Santo na vida do Cristão. A Bíblia afirma que todos recebem o Espírito Santo no momento em que acreditam em Jesus Cristo (Romanos 8:9; 1 Coríntios 12:13; Efésios 1:13-14). O principal propósito do Espírito Santo ao entrar na vida de um Cristão é transformar aquela vida. O Espírito Santo atua no sentido de dar nova forma, de pensar e agir, incutindo em nós a mente de Cristo, fazendo-nos mais e mais semelhantes a Ele.


A vida Cristã é uma batalha entre o velho e o novo homem, ou seja, um confronto entre as obras da natureza pecaminosa e os frutos do
Espírito Santo. A nossa natureza caída insiste em nos manter pecadores, ainda estamos presos a um corpo que deseja coisas pecaminosas (Romanos 7:14-25). Mas agora, como Cristãos, temos o Espírito Santo produzindo fruto em nós e o Seu poder disponível para nos ajudar a vencer as ações da nossa natureza pecaminosa (2 Coríntios 5:17; Filipenses 4:13).

Nesta Vida um Cristão nunca vai ser completamente vitorioso em produzir e demonstrar sempre os frutos do Espírito Santo. No entanto, um dos propósitos principais da vida Cristã é a busca da SANTIFICAÇÃO e progressivamente permitir que o Espírito Santo produza mais e mais de Seu fruto em nossas vidas – e assim permitir que o Espírito vença os desejos pecaminosos que se opõem aos Seus frutos.

O fruto do Espírito é o que Deus deseja que nossa vida demonstre.... e com a ajuda do Espírito Santo, isso é possível!

Nos próximos textos estaremos analisando as nove atitudes que segundo Paulo se unem para produzir o “Fruto do Espírito”.

Que este seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Breves Reflexões 044/100

44- Não Desista Nunca. (BR 002/1)

(Mensagem nº 07 para a 3ª Idade).

"Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei." Salmos 91:15.

Quando tudo não der mais certo e você já tentou todas as alternativas, não desespere. Deus proverá uma solução.

ELE É UM DEUS FIEL E TE GUARDARÁ DE TODO MAL.

Momentos ruins não são eternos! São como tempestades, só duram por algum momento! Olhe para trás e veja quantas coisas piores você já passou e superou!
Algumas vezes as tribulações acontecem em nossa vida para nos amadurecer.

PORTANTO, ANIME-SE.

Quando estiver tristes, olhe para o céu e veja quão grande o é! Se Deus foi capaz de criar o céu, imagine resolver os seus problemas... que são tão pequenos perto de tão grandiosa obra que é o céu...

SEUS PROBLEMAS NÃO SÃO MAIORES DO QUE DEUS.

Faça como os triatletas das Olimpíadas, mesmo não conseguindo chegar em primeiro lugar, lutam para chegar até o fim! Portanto não desista dos seus ideais.

LUTE ATÉ O FIM, NÃO DESISTA, NO MEIO DO CAMINHO, DIGA: EU VOU VENCER!

Se estiver tristes, chore! Alivia a alma! Jamais deixe que a tristeza tome conta de você! Jesus fala:

ALEGRA-TE! TEM BOM ÂNIMO QUE EU SOU CONTIGO!

Busque a Deus de todo o seu coração! Lembre-se que buscar a Deus tem que ser uma busca constante, diária. Deus tem a solução para todos os seus problemas. Para Deus nada é impossível !

TENHA UMA VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS!

Tenha amigos, nunca em quantidade, mas em qualidade! Busque amigos que o acrescente pessoal e espiritualmente! Se eles nada o acrescentarem...


AFASTE-SE! AS MÁS COMPANHIAS CORROMPEM OS BONS COSTUMES!

Tenha sonhos! É nos sonhos que Deus age e revela o seu infinito poder.

NUNCA DEIXE DE SONHAR! TENHA OBJETIVOS!

Reme contra a maré! No decorrer da sua vida, você encontrará pessoas que irão jogar “água fria” em você! Irão falar que você é incapaz... que é impossível! Dirão que aquilo que tanto almeja não é para você.

NÃO DESISTA! O DEUS QUE SERVIMOS, É O SENHOR DO UNIVERSO.

Tenha a certeza que dias melhores virão e tudo tem um propósito na nossa vida!
Nada é por acaso.

ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARÁ.

"E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus."(Zacarias 13:) (P/AViS-janeiro de 2011).

Que este seja um dia especial em sua vida

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Bênção: : “Que a graça e a paz do Deus que CHAMA, CURA, CAPACITA, ENVIA e SUSTENTA, seja convosco e com todo o povo que confessa que Jesus é Senhor, hoje e para todo o sempre. Amém!.. (Primavera de 1966).

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com