terça-feira, 21 de junho de 2011

Breves Reflexões 051/100

051- Daqui a pouco pode não chegar. ( BR 062/1)

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração...” (Salmo 95-7c e 8a).

Segunda terça feira de maio de 1986. O telefone tocou. Atendi, do outro lado da linha uma voz feminina, muito simpática e familiar perguntou: - é o senhor Alfredo que fala? Respondi: - Sim, é ele mesmo. Ela prosseguiu: como vai o senhor? – Tudo bem. – Olha senhor Alfredo nós estamos numa campanha especial e desejamos contar com sua colaboração. – Olha Jaqueline, este mês já atendi diversos pedidos, agora já não estou podendo atender novos pedidos. – Mas eu posso anotar aqui uma contribuição para o próximo mês? – O próximo mês pertence a Deus. – Mas você sabe que até o “daqui a pouco pode não acontecer?”.

Enquanto ela refletia, eu continuei: Veja você eu estava em Nova Lima, encontrei um amigo e começamos a conversar. Depois de alguns momentos nos despedimos e, imediatamente, ele começou a atravessar a rua. Deu uns três ou quatro passos e foi violentamente atropelado e atirado no meio fio de rua. Socorremos, imediatamente, mas enquanto esperávamos o socorro de uma ambulância, ele veio a falecer e ao médico coube apenas confirmar a morte e lavrar o óbito.

Jaqueline, com um sorriso amarelo, me interrompeu,” poxa o senhor está trágico hoje”.

Eu respondi então, mas pode estar certa que eu espero que Deus ainda me permita fazer muitas contribuições para a obra de vocês. Legal!!! Mas me alivia por hoje. – Não eu só agradeço, pois eu sei que sempre que o senhor pode contribuir, o senhor não nos nega sua contribuição. – Um bom dia e sucesso em sua campanha. – Um bom dia e vida longa!

Aquela expressão ficou repetindo em meu ouvido: “O daqui a pouco pode não chegar”.

Lembrei-me de um soldado que trabalhava comigo no Exército, em Bagé – RS.

Uma linda manhã ensolarada, a tropa estava acampada para manobras no “Saicam”. (Saicam é um local onde periodicamente as tropas daquela região realizam prolongadas manobras de treinamentos combinados de todas as armas).

Toda tropa havia saído, apenas eu com a minha subunidade de apoio logístico ficamos no acampamento para preparar o almoço que deveria ser levado para o local dos exercícios.

Dois soldados estavam cuidando da manutenção das armas, bem ao meu lado. Um dos soldados deu o golpe de segurança em uma pistola (golpe de segurança é um movimento regulamentar que se faz com a arma antes de abri-la para manutenção). Para sua surpresa existia uma bala esquecida na câmara da arma que foi detonada. Verifiquei que o outro soldado que estava também próximo e se encontrava baixado limpando uma arma e nos contando uma piada, todo falante e sorridente, mudou seu semblante, silenciou e tombou levando a mão até ao pescoço. Imediatamente o examinei e constatei que a bala havia penetrado em seu ombro esquerdo e saído entre as costelas do lado direito. Dei-lhe uma palavra de encorajamento, orei e constatei que ele já não podia falar e que estava sendo asfixiado pelo sangue que já chegava a sua boca.

Enquanto o motorista ligou a ambulância e conduziu ao local do acidente, ele já estava morto.

Com o telefonema e a lembrança desse fato, decidi escrever esta reflexão e fixei esta expressão, que durante muito tempo usei nos meus apelos finais, principalmente junto aos recuperandos usuários de drogas no CEMAT- Centro Metodista de Assistência aos Toxicômanos em Juiz de Fora e no Presídio de Linhares, onde tínhamos um trabalho especial junto aos presidiários.

Em uma oportunidade no Presídio de Linhares em Juiz de Fora – MG, após o nosso trabalho e eu ter pregado urgência de uma mudança radical na vida para se livrar de satanás e filiar-se aos batalhões de Jesus Cristo, um jovem me procurou, visivelmente, emocionado e disse-me: eu quero me firmar em Cristo. Olhei firmemente para aquele jovem e senti que ele estava tocado pelo Espírito Santo. Então falei com toda a convicção e firmeza: faça agora, aceite Jesus e não deixe para daqui a pouco, pois o daqui a pouco pode não chegar. Notei que ele trazia nas mãos um exemplar do Novo Testamento. Indiquei algumas referências para sua leitura, orei com ele e depois orei por ele. Nesta época, eu estava para mudar de Juiz de Fora, o que realmente aconteceu com a minha ida para Bagé – RS. O tempo passou e nunca mais tive notícias daquele jovem. Em 1985, voltei para Juiz de Fora e retornei para a minha Igreja, Igreja Metodista Central de Juiz de Fora.

Eu estava certa manhã de domingo em minha Igreja assistindo ao culto, quando a irmã da recepção me chamou dizendo que alguém estava querendo falar comigo no saguão da Igreja. Eu pensei e disse que verificasse de quem se tratava, pois eu não esperava por ninguém naquela manhã. Ela foi e retornou dizendo que era um rapaz que eu havia convidado para ir à Igreja. Então eu lhe disse, está enganado, não convidei ninguém para vir à Igreja. Esta semana estive fora e não fiz contato com ninguém, pois só cheguei ontem à noite. Ela foi novamente se entender com ele e voltou insistindo, irmão Alfredo, é o senhor mesmo, ele fez uma descrição perfeita de você. Diante da insistência não tive como deixar de ir verificar de quem se tratava. Quando ele me viu, veio logo em minha direção, abraçou-me e disse é o senhor mesmo. Eu olhei e disse, mas eu não me lembro de você, ao que ele respondeu: há doze anos que o senhor me convidou. Mas como? Eu estava na penitenciária e o senhor pregou uma mensagem maravilhosa e nos convidou para que quando saíssemos do presídio viéssemos visitar a sua igreja. Naquele dia eu recebi Jesus como meu salvador. Já passaram doze anos e eu acabei de cumprir a minha pena e não podia voltar para a minha terra sem atender ao seu convite. Ficamos emocionados e choramos de alegria, eu, ele, a irmã que me chamou e a minha esposa que estava também na recepção naquela manhã.

Este é o exemplo de alguém que atende a urgência do chamado de Deus. Durante doze anos ele deu testemunho de Jesus Cristo naquele Presídio e voltou para sua terra glorificando a Deus e testemunhando o evangelho que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele crê.

Este, com toda a certeza ouvirá naquele dia o convite: “Vinde benditos do meu Pai possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” (Mt 25. 34).

Que este seja um dia especial em sua vida

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Breves Reflexões 050/100

050- Cinco Provas Simples da Ressurreição de Cristo. (BR 39)

“Assim vocês mataram o Autor da vida; mas Deus o ressuscitou, e nós somos testemunhas disso.” (At 3. 15).

Apresento cinco provas da ressurreição de Cristo:

1) O corpo dele, depois da ressurreição, era diferente. Não precisava de portas para entrar numa sala. Mesmo conservando suas características físicas, seu corpo não se limitava ao espaço e ao tempo. Se Jesus apenas dormiu profundamente, ao acordar não poderia se apresentar a discípulos escondidos a portas trancadas.

2) A coragem dos discípulos. Na crucificação, todos fugiram apavorados, a ponto de negá-lo diante de serviçais. Após a ressurreição, enfrentara perseguições e até morte pelo nome do Mestre! Eram ousados.

3) A transformação de vidas. No decorrer dos tempos, milhões de pessoas são transformadas e salvas ao ouvir o Evangelho de Cristo. Há mais de dois mil anos, isso acontece todo dia. Uma mentira não teria esse poder.

4) As aparições de Jesus. Centenas de pessoas o viram após a ressurreição. Há registros de pelo menos 12 aparições de Jesus. Talvez a mais marcante seja a que veio para o apóstolo Paulo, no caminho de Damasco (At 9). Esse encontro norteou a vida do apóstolo até o fim. Paulo, o doutor da lei, judeu, o fariseu, só tinha um assunto diante das autoridades judaicas e gentílicas: o seu encontro com o Cristo ressuscitado. Será que ele estava enganado?

5) O túmulo de Jesus foi encontrado vazio. Os inimigos dele não poderiam ter escondido o corpo, pois isso reforçaria a ideia da ressurreição e seria uma derrota para eles. Os discípulos, coitados! Não teriam condições, devido à pedra selada na sepultura e à guarda romana. E jamais poderiam formar uma doutrina tão forte e poderosa, capaz de transformar vidas, inclusive a deles, mudar o destino do mundo, baseados numa farsa. (P/AViS- outono de 1978).

“Será que alguém poderá condená-los? Ninguém!... Cristo Jesus... morreu, ou melhor... foi ressuscitado e está à direita de Deus. E ele pede a Deus a favor de nós.” (Rm 8. 34).

Que hoje seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev Alfredo Vieira.

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Breves Reflexões 049/100

049- Esquisitices Religiosas. (BR 214)

Eu sei que o termo “esquisitices religiosas” é bastante esquisito, principalmente para os acadêmicos. Mas estamos em 1965, eu estou com vinte e nove anos e desde que me entendo por gente sou membro de igreja evangélica. Se eu tive um momento de conversão, foi no útero de minha mãe, pois ela realmente se converteu a Cristo quando aguardava meu nascimento. Contudo tenho a consciência do chamado para um Ministério Especial, que ainda não consegui discernir com muita clareza.*

Durante minha vida, tenho assistido muitas inovações no meio religioso e nos últimos tempos até a própria Igreja Católica, entendida por mim como a guardiã das tradições chamadas cristãs, vem se sucumbindo ante as pressões do “niilismo” imperante no mundo atual.

Lembro-me, que no final da década de quarenta, mataram uma mulher durante o culto, em uma cidade do interior mineiro, a pretexto de estarem expulsando dela uma serpente, o que provocou uma comoção internacional. Mas logo o fato foi esquecido e os profetas das “esquisitices” continuam operando.

Por isso, nessa manhã de primavera, resolvi refletir um pouco sobre este tema. Primeiramente, procurei entender o significado do termo “esquisitices”. Descobri que ele significa “excentricidade” e que “excentricidade” significa “fora do centro”. Ora se eu pensar em termos da física ou da mecânica, descubro logo que isto deve provocar alguns conflitos muito interessantes. Deve gerar barulho, sacudidelas e desvios constantes da rota, ou melhor, deve caminhar sem rota certa ao bel prazer de agentes desajustados e que não podem oferecer qualquer tipo de segurança. Um verdadeiro caos.

Mas posso verificar que esquisitices não é coisa exclusiva do nosso tempo. Paulo já deparou com um homem esquisito que queria pagar pelo seu dom e foi até perseguido por eliminar o poder “adivinhatório” de uma mulher que propiciava renda ao seu senhor.

Veja bem que as esquisitices já estavam ligadas aos interesses financeiros. Com o tempo, foram surgindo muitas esquisitices dentro da igreja até que ela acabou perdendo sua identidade cristã, envolvendo-se com costumes estranhos (sincretismo religioso) a tal ponto que aqueles que queriam vivenciar a simplicidade evangélica não conseguiram viver dentro dela, gerando os conflitos históricos que todos conhecemos.

Em nossos dias, predomina um verdadeiro desespero entre aqueles que desejam alcançar a hegemonia ou o controle religioso das massas. Apelam para os mais estranhos recursos. Assistimos a um movimento que se denomina de renovação e que pretende ganhar o Brasil para Cristo. São produtores de milagres programados e de testemunhos mirabolantes que geram as mais estranhas expectativas entre as pessoas mais humildes e mais crédulas. Homens e mulheres que se consideram renovados com poderes especiais para expulsar demônios, fazer curas e outras maravilhas que encantam as massas e enchem os templos.

São objetos consagrados, tais como envelopes abençoados, Bíblias abençoadoras a preços absurdos e orações em linguagens tão estranhas que nem eles mesmos sabem o que estão dizendo (linguagem dos anjos), fitinhas para amarrar nos punhos.

Na idade média, copiando o paganismo, a Igreja negociava o céu, o inferno, o purgatório, e também fitinhas e outros objetos, tais como pedaços da cruz de Cristo, rezas poderosas que levavam o nome dos santos. No meio evangélico é bastante esquisito este tipo de negociação, mas está pegando também. As Mães de Santo do Candomblé também negociam fitinha há muitos anos e fica até simpático.

“ Sem dúvida que pagar uma fortuna numa Bíblia abençoadora pode parecer melhor do que adquirir uma caixa de uísque, conforme afirma certo pregador, mas, com certeza, o dano ESPIRITUAL é bem maior do que tomar um porre de uísque.”

São verdadeiros fetiches que envenenam as mentes e afastam os homens da verdade evangélica, aquela que, de fato LIBERTA e nos põem em comunhão com o verdadeiro Deus. Estas coisas estão ocorrendo e não conseguimos vislumbrar nenhuma possibilidade de controle, pois eles contam com o apoio da lei que garante a liberdade religiosa. Com a religiosidade e a superstição do nosso povo tão sofrido em busca de esperanças a qualquer custo, eles conquistarão cada vez mais um espaço maior. Hoje está mais fácil criar e estabelecer uma igreja do que organizar um boteco para vender pinga ou instalar uma barraca na calçada de uma rua qualquer. (Este texto foi escrito em 1965, quando o movimento de renovação espiritual surgia no meio evangélico e o de renovação carismática surgia entre os católicos).

Fica aqui o nosso apelo para que líderes religiosos e homens de bem que detém o poder de manter a ordem em nosso país, pensem nisso. (P/AViS- Primavera de 1965).

O povo Cristão precisa clamar como o Salmista: “Já é tempo, SENHOR, para intervires, pois a tua lei está sendo violada”.

Que hoje seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

*O Ministério a que me refiro foi concretizado nos princípios que regem o “Projeto Amor: Cristo, verdade que liberta” que passou a nortear minha vida religiosa e espiritual a partir da década de setenta. (Veja SIT - WWW.alfredopam.adm.br)

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Breves Reflexões 048/100

048- A Infinitude de Deus. (BR 224)

“Um pouco de conhecimento de Deus vale mais do que muito conhecimento sobre Deus”. (P/AViS- Primavera de 2003).

Deus tem a última palavra tanto na história do mundo como no destino de cada pessoa. O Reino de Deus e sua justiça triunfarão porque nem homens nem anjos serão capazes de impedir.

Deus está muito acima de nós e nós perdemos todo e qualquer direito de obter qualquer favor por causa de nossos pecados. Não somos “nós” que conquistamos a amizade de “Deus”; Ele é que nos faz seus amigos, levando-nos a conhecê-lo ao tornar seu amor conhecido por nós.

O que Deus faz no tempo, ele planejou desde a eternidade. Tudo que Ele planejou na eternidade, ele executa no tempo.

Por ser eterno, infinito e todo-poderoso, Deus nos tem em suas mãos. Mas nós, por sermos limitados em todos os sentidos, no espaço, no tempo, no conhecimento e no poder, nunca o temos em nossas mãos. Deus não é um mero princípio cósmico, impessoal e indiferente. Pelo contrário, ele é uma Pessoa viva, que pensa, sente, age, aprova o bem, desaprova o mal e está interessado em suas criaturas o tempo todo. Deus seria moralmente duvidoso se não demonstrasse sua ira contra a perversidade moral do pecador. Deus é o monarca absoluto do universo, ordenando todas as coisas, operando a sua vontade em tudo que acontece na criação.

O amor de Deus não é algo espasmódico, flutuante, como o amor humano, nem é mero desejo impotente por coisas que nunca podem acontecer. Pelo contrário, é a determinação espontânea do ser uno de Deus em uma atitude de benevolência e beneficência, uma atitude livremente escolhida e firmemente estabelecida.

É impressionante que Deus ame os pecadores, contudo esta é a verdade. Deus ama as criaturas que se tornaram não amadas e não amáveis. Deus salva não apenas para sua glória, mas também, para sua alegria. A graça de Deus é seu amor livremente demonstrado aos pecadores culpados, contrário aos méritos deles e, de fato a despeito de seus deméritos.

Os planos de Deus são baseados em seu conhecimento completo e no controle total que Ele exerce sobre todas as coisas, quer no passado, presente ou futuro, de modo que não pode haver nenhuma emergência súbita ou movimentos inesperados que o peguem de surpresa.

“Disse-lhes Jesus: em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse Eu Sou”. (Jo 8.58).

Que este seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com