quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Breves Reflexões nº 82/100

82- Administrando a Energia Acumulada. (BR 24)
“Então, de agora em diante, vivam o resto da sua vida aqui na terra de acordo com a vontade de Deus e não se deixem dominar pelas paixões humanas.” (1 Pe 4.2).
Quando você finalmente descobre qual é o seu objetivo e retira da sua vida os elementos que roubam a sua energia vital, resta apenas administrar corretamente o tempo, de modo a completar suas tarefas no limite programado.
Aprendi a fazer isso enfrentando desafios de médio porte, como redigir e compilar textos datilograficamente quando ainda não dominava o teclado de uma máquina de escrever, hoje faço o mesmo operando um computador que ainda não dominei. A tendência natural é deixar para a última hora - a hora da morte. Muitas vezes, quando a pessoa desperta para as obrigações decorrentes do alvo que elegeu, já é tarde demais para fazer qualquer coisa.
A Bíblia nos incentiva a andarmos sempre em excelência. Essa é uma forma de louvar a Deus, que nos chamou. E a excelência acontece quando começamos bem cedo a andar na direção para a qual aponta o nosso chamado individual. Começando cedo, há tempo suficiente para ajuntar recursos, montar estruturas de apoio, contatar pessoas e assim por diante.
Imagine que você precise dar uma aula em uma semana, num domingo. Em vez de pegar o material apenas no dia do evento marcado, comece a se preparar já no mesmo dia em que souber que deverá dar aula. Leia , medite, crie recursos audiovisuais, invente novas e diferentes maneiras de cativar a atenção dos alunos. Calcule o tempo que falta para a data marcada como prazo final e divida seu trabalho em pequenas tarefas diárias que possam ser feitas com calma e concentração. A sensação de descanso resultante já é, por si só, compensadora.
A Bíblia diz: “tudo o que vier à sua mão para fazer, faça-o com todas as suas forças”. (Ec 9.10).
Pequenas disciplinas como essas nos levam a uma vida de excelência. E nada menos que a excelência pode louvar ao Deus que nos chamou para sermos seus representantes aqui na Terr
Que esse seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira
Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas” Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Breves Reflexões nº 80/100

80- Decisões que determinam nosso futuro. (BR 112)

Constantemente, somos chamados a tomar decisões, umas simples e outras mais sérias. Conforme a nossa decisão, poderemos ser bem-sucedidos ou não.

Algumas decisões são tomadas por impulsos, outras por medo, fuga, sonhos, pressão e outras ainda pela direção de Deus.

A história de Noemi e de sua família nos ensina muitas coisas.

Houve fome na terra (Rute 1.1) e Elimeleque, esposo de Noemi, decidiu levar sua família para Moabe.

Foi a melhor decisão?

Os resultados mostram que não!

Belém significa a “casa de pão”, é uma região montanhosa com oliveiras e vinhas. Terra amada por Deus, onde mais tarde nasceria Jesus. Ao contrário, Moabe era um lugar de idolatria onde se sacrificavam crianças ao deus Camos.

Os moabitas tiveram origem no incesto de Ló com sua filha mais nova quando nasceu Moabe, que deu origem aos Moabitas (Gn 19.30-38).

Era um lugar amaldiçoado. Um lugar de morte.

Como consequência, Elimeleque morreu e depois os seus dois filhos também morreram (Rute 1.3-5) deixando viúvas a Noemi e as duas noras Orfa e Rute.

O que mudaria o futuro de Noemi foi sua decisão sábia de voltar a Belém (Rute 1.6).

Noemi quer dizer “minha doçura”, mas a difícil situação que passou a tornou amarga (Rute 1.13) e ela ainda ficou revoltada e com uma visão errada sobre Deus.

Apesar disso, ela tomou outra decisão humana. Pediu as suas noras que voltassem ao seu povo porque não queria vê-las presas a um compromisso com ela (Rute 1.8-13).

Orfa voltou ao seu povo e aos seus deuses, mas Rute, que quer dizer “Amiga” tomou uma decisão que mudaria seu futuro e o futuro de Noemi. Ela disse: “Aonde quer que fores, irei eu e, aonde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1.16).

Uma decisão radical por Deus e por Noemi.

Como consequência, o Senhor restaurou sua vida dando-lhe um casamento abençoado com Boaz, que era uma pessoa muito bem-sucedida em Belém.

Eles tiveram um filho: Obede que veio a ser pai de Jessé (Rute 4.13-17).

Jessé veio a ser pai de Davi de onde veio a linhagem de Jesus.

Rute, pela graça de Deus, participou da linhagem de Jesus, o nosso Senhor e Salvador. Ela foi bisavó de Jessé.

Noemi voltou a ser doce, admirada e abençoada pelo povo de Belém (Rute 4.14-15).

Nessa história aprendemos também que mesmo que tenhamos errado em nossa decisão, Deus está sempre pronto para nos restaurar, se optarmos por voltar a Ele e a servi-lo. (Odilon Massolar Chaves - Pastor Metodista)

Que este seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Breves Reflexões nº 79/100

79- Pegadas na Areia (BR 99)

“Até à vossa velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei. (Is.46.4).

Uma noite eu tive um sonho...

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor, e através do céu passavam cenas da minha vida. Pra cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era o meu e o outro era do Senhor. Quando a última cena da minha vida passou olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também, que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me entristeceu muito e perguntei então ao Senhor: Senhor, Tu me disseste que, uma vez que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre comigo todo o caminho, mas notei que durante as maiores dificuldades da vida, havia na areia apenas um par de pegadas. Não compreendo por que nas horas que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixastes.

O Senhor, calmamente, me respondeu: “meu precioso filho, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento. Quando viste na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí, que Eu te carreguei nos meus braços. (P/AViS/Primavera de 1966).

Nota: Esta mensagem me foi inspirada, quando me encontrava na praia de Sepitiba – RJ – no mês de outubro de 1966, durante um lindo pôr do sol. Uma mãe quase arrastando uma filha pequena pela praia, passou por mim e as duas foram deixando suas pegadas pelas areias, até que a mãe tomou a menina no colo e ficaram apenas duas pegadas. Naquela noite, não resisti e tive que traçar o primeiro esboço dessa mensagem, que foi distribuída sem meu nome no meio presbiteriano e hoje está bastante difundida, inclusive com um lindo vídeo ilustrado que se encontra na internete.

“O Senhor Deus me disse: Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo.” (Sl 32.8).

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-los teria dito: fiquem tranqüilos, eu vou preparar-vos lugar.” (Jo 14.1-2).

Que este seja um dia especial para sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

domingo, 8 de janeiro de 2012

Breves Reflexões nº 78/100

78- Você está sozinho? (BR 455)

Em alguns momentos da vida nós nos sentimos sozinhos, distantes de tudo e de todos, até mesmo pensamos que estamos desamparados por Deus. Sentimos fracos, achando que iremos sucumbir diante da solidão. Nesses momentos, podemos lembrar que Jesus também passou pela solidão. Quando Ele mais precisava, seus amigos fugiram, esconderam-se e um deles até o traiu e outro negou conhecê-lo.

Jesus, quando estava na cruz, embora estivessem ali dois ladrões crucificados ao Seu lado, os soldados, sua mãe, um grande e a multidão ao redor, sentiu-se só, abandonado até mesmo pelo Pai. Naquele momento de sofrimento disse: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mateus 27.46)”.

Jesu precisou passar por essa situação porque tomou sobre Si todo o nosso pecado.

Estamos vivendo num mundo que sofre com a miséria, solidão, violência, crises, instabilidades e outras coisas mais por consequência do pecado e tudo isto causa dor nas pessoas.

Nossa alegria é descobrir que temos onde buscar ajuda, para depois demonstrar amor, carinho e atenção aos outros.

Hoje, se você se sente só, até mesmo duvidando da existência de Deus, fale com Jesus. Ele experimentou este sentimento do modo mais intenso que um ser humano pode suportar. Ele irá entender seu sentimento, Jesus está ao seu lado neste momento e durante toda a sua vida para dar-lhe Sua amizade e Sua ajuda.

A Palavra de Deus em Hebreus 2.18 nos diz que: “Pois naquilo que Ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados”.

Você não está só; Jesus Cristo caminha do seu lado. Creia nisto!

(Texto do Pastor Eliézer Pessoa Wendling – Transcrito do Bol. “Encontro” da Igreja Metodista Central de Juiz de Fora de 03 de agosto de 2003).

Que este seja uma dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

Breves Reflexões nº 81

81- O Homem, este Desconhecido: (I) (BR 07)

“Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.” (Salmo 8-4 e 5).

A pessoa humana, com sua complexidade, sempre foi alvo das mais diversas observações. Isto se deve, em parte, à dificuldade em se definir o homem, prever suas reações, enquadrá-lo dentro de padrões definitivos. O homem é sempre um ser imprevisível; ele é incompreensível, um abismo, um mistério, um “Ser” a vir a ser...

Exemplificando, em parte, o que estamos dizendo, Diógenes de Sinope (cerca de 413-323 aC) foi visto em Atenas, em plena luz do dia, com uma lanterna acesa e dizendo: “Procuro um homem.”

Com todo o conhecimento que homem tem adquirido nestes últimos séculos, ele ainda não conseguiu se conhecer para resolver seus problemas. Ele explica o micro e macrocosmo, viaja pelo espaço, visita planetas, conhece as partículas microscópicas das moléculas, das bactérias e vírus, mas não consegue resolver os grandes problemas que afligem o seu relacionamento com os semelhantes e nem com a natureza. As guerras são cada vez mais cruentas, os rios e a atmosfera são poluídos, colocando em risco a possibilidade de sobrevivência do homem na terra, mas, contudo isto, ele continua na sua vaidade e no seu egoísmo, buscando o domínio sobre tudo e sobre todos a qualquer custo. A violência toma novas formas e a sociedade se torna refém da sua própria ganância e desejo de acumular riquezas em detrimentos de muitos que vivem excluídos e carentes até mesmo do mínimo para a sua sobrevivência. A corrupção campeia nos meios políticos e serviços públicos numa verdadeira geleia putrefata e nojenta que os homens de bem já não sabem mais como conviver com ela. Por outro lado cresce a omissão daqueles que pela graça de Deus tem tendência para o bem. Alguns poucos homens tem coragem de se posicionar a favor da honestidade e da dignidade. Mas logo são marginalizados, perseguidos e até mortos. Este é um quadro bastante negativo da sociedade atual, mas também bastante real.

Paulo destacou este conflito no homem dizendo o seguinte: “Porque o que faço não aprovo; pois o que quero fazer, isso não faço, mas o que me aborrece, isso faço.” (Rm 7. 15).

Nenhuma outra época soube tão pouco do homem do que a nossa.

O pensador inglês, Thomas Hobbes (1588-1679), observou, em 1651, que os homens, por serem egoístas, estão sempre se destruindo, quer a pretexto de competição, de desconfiança, ou de glória. (Leviatã, São Paulo – Abril Cultural). Por isso, há uma guerra constante; que é de todos os homens contra todos os homens. A máxima: “se queres a paz, prepara-te para a guerra”, cada vez mais se torna real nas relações entre os homens e as nações.

O homem, pela sua própria natureza, busca a liberdade, mas se torna cada vez mais escravo de si mesmo e muitas vezes morre de forma inglória se julgando mártir da luta pela liberdade.

“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provem de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.” (I Corintios 2-11 e 12).

Que hoje seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

domingo, 1 de janeiro de 2012

Mensagem de Ano Novo

Mensagem de Ano Novo

Que nesse ano possamos sonhar,
E acreditar, de coração, que podemos realizar cada um de nossos sonhos,
Que esses sonhos possam ser compartilhados pelo bem,
E que eles tenham força de transformar velhos inimigos em novos amigos verdadeiros,

Que nesse ano possamos abraçar,
E repartir calor e carinho,
Que isso não seja um ato de um momento,
Mas a história de uma vida.

Que nesse ano possamos beijar,
E com os olhos fechados, tocar o sabor da alma,
Que tenhamos tempo para sentir toda a beleza da vida,
E que saibamos senti-la em cada coisa simples,

Que nesse ano possamos sorrir,
E contagiar a todos com uma alegria verdadeira,
Que não sejam necessárias grandes justificativas para nosso sorriso,
Apenas a brisa do viver,
Que nesse ano possamos cantar,
E dizer coisas da vida,
Que não sejam apenas músicas e letras,
Mas que sejam canções e sentimentos,

Que nesse ano possamos agradecer,
E expressar a Deus e a todos: “Muito Obrigado!”,
Que nesse “todos” não sejam incluídos apenas os amigos,
Mas também aqueles que, nos colocando dificuldades, nos deram oportunidades de sermos melhores.

E assim começamos mais um Ano Novo,
Um dia que nasce, um primeiro passo, um longo caminho,
Um desafio, uma oportunidade e um pensamento:
“Que nesse ano sejamos, Todos, Muito Felizes!”

(28/12/2011- Alfredopam – Autor desconhecido . Fonte: Internete)