quinta-feira, 29 de março de 2012

Breves Reflexões nº 91/100

91- VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA - 8/8

(Matéria preparada pelo Ev. Alfredo Vieira de Souza em 1976, destinada às Assembéias Noturnas do Instituto Granbery da Igreja Metodista em Juiz de Fora e revista e atualizada em janeiro de 2012).

3 - Quanto ao tempo de composição:

Esses livros foram escritos num período aproximado de 1.600 anos. O primeiro livro escrito foi Jó, aproximadamente no ano 1500 a.C. O último livro composto foi o Apocalipse, no ano 97 d.C. Entre o livro de Malaquias e Mateus há, geralmente, uma página em branco entre os dois testamentos que representa um largo período de tempo que, segundo as melhores informações históricas hodiernamente aceitas, durou mais ou menos 400 anos. Esse período é conhecido como “Período Interbíblico”. Foi nesse período que os livros “apócrifos” foram escritos.

4 - Quanto a sua atualidade:

A Bíblia é um livro antigo, mas, ao mesmo tempo, é atual e relevante para os dias de hoje. Ela nunca fica superada. Seus escritos são atualizados porque a Bíblia é a Palavra de Deus, e Deus sabe todas as coisas, assim como o passado, presente e futuro; portanto, Sua Palavra é para todos os tempos.


5 - Quanto a sua importância:

A Bíblia é o livro dos livros. Ela não é um escrito comum. Não há o que substituir o estudo da Bíblia, porque o que aprendemos nela, não aprendemos em lugar algum. Ela tem sido amada e odiada. Muitos tentaram destruí-la, no entanto ela atravessou os milênios e chegou até aos nossos dias.

6 - Quanto aos seus relatos históricos:

A Bíblia não é um livro histórico e nem obedece a qualquer metodologia com este fim, no entanto tem merecido confiança em seus relatos históricos. Tanto a arqueologia como a História comprovam isso. A Bíblia narra a história desde antes da criação do mundo, como este foi criado e a história da humanidade existente na época, seja em história ou em profecias. A Bíblia fala também sobre a vinda de Jesus, o chamado "fim do mundo", depois do fim do mundo, o destino eterno da humanidade e o surgimento da “Nova Jerusalém”.
.

7 - Quanto aos seus ensinos:

A Bíblia nos dá a sabedoria que nenhum livro poderá nos oferecer. Nela está revelada a vontade de Deus para com o homem. Ela nos ensina, consola, dá-nos esperança e nos exorta. A Bíblia dá resposta segura para nossas perguntas existenciais, funciona como bússola para o homem que CRÊ. Ela mostra a situação de cada ser humano diante do seu criador e nos capacita a saber quem somos, o estado em que nos encontramos e, o que é de mais importante, mostra-nos a verdade apontando-nos o caminho para uma vida equilibrada e feliz. Ela nos orienta na educação dos nossos filhos, nos ensina a fazer negócios, enfim, tudo o que um ser humano precisa, espiritualmente, emocionalmente e moralmente pode ser encontrado na Bíblia.

Contudo é importante destacar a complexidade do seu estudo e seu entendimento. Para que uma pessoa possa conhecer e compreender a verdadeira mensagem da Bíblia é fundamental o acompanhamento e a orientação de alguém devidamente habilitado. (FIM)

Nota: Este texto foi revisto e atualizado em janeiro 2012 pelo próprio autor. (Alfredopam).

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 22 de março de 2012

Breves Reflexões nº 90/100

90- VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA - 7/8

Alimento do amor

Dois dos dez mandamentos são “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” e “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, incluindo aí as pessoas que moram com você e também aquelas que você só vê de vez em quando. Muito tempo depois de Moisés receber as tábuas com estas ordens, Jesus veio à Terra com a missão principal de nos trazer uma mensagem: a de que estes dois mandamentos são os mais importantes e os que mais merecem nossa atenção.

Para que a gente entendesse bem isso, Ele deixou claro, em Mateus 22:38 - “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. Mas para não deixar dúvidas, Jesus também contou muitas histórias, tomou suas atitudes e explicou qual é o caminho certo em diversas situações. Tudo que Ele fez e disse levava sempre aos dois mandamentos principais. Se é assim, podemos parar de nos preocupar com tantos afazeres e começar a, simplesmente, amar a Deus e ao próximo, certo? Aí é que está. Dizer “eu te amo” não é suficiente para demonstrar nosso amor.
O verdadeiro amor precisa de alimento, para que cresça e floresça. E o alimento do amor é o cuidado. Então, amar o próximo significa cuidar dele, dar atenção e lugar a ele. Como as pessoas sentem, pensam e agem diferentemente, cuidar do outro nem sempre é fácil. Se cuidar de quem mora na sua casa já é difícil, imagine então cuidar daquele próximo que a gente só encontra de vez em quando?! É difícil porque primeiro precisamos saber como a pessoa é, do que ela gosta, do que sente falta, etc., para só então cuidar dela do jeito que ela precisa.

Agora, se amar a Deus significa cuidar Dele, então complicou de vez. Ele não fica doente para darmos remédio, não precisa de roupas, educação, atendimento médico. Como cuidar de Deus? Na verdade, como Ele está presente em tudo que criou - inclusive em nossos corações, pois também somos suas criaturas -, temos que cuidar de Suas coisas para conseguirmos alcançar nosso objetivo. Sejam seres com vida, sejam inanimados.

Cuidar da cidade onde vivemos, cuidar dos rios, praias e campos, cuidar dos animais e das plantas, enfim, cuidar de tudo que Ele nos deu, inclusive nossos irmãos e irmãs. Mas, assim como precisamos conhecer as pessoas para poder cuidar delas, é preciso que a gente entenda como as coisas funcionam para depois dar-lhes o cuidado necessário. Um cachorro precisa de espaço para brincar, alimentação saudável, carinho do dono, etc. Já para um jacaré, não precisamos dar nada disso! Em compensação, temos que manter os rios cheios e limpos, para que eles possam viver bem.

Uma planta precisa ser regada, podada e protegida contra ventos ou chuvas fortes. Já uma floresta pode crescer sozinha, desde que a gente não a desmate ou polua. É dessa forma que podemos demonstrar nosso amor por todas as coisas que Deus nos deu e, consequentemente, por Ele mesmo e por todos os nossos próximos. Se conseguirmos isso, o mundo inteiro saberá que nós o amamos sem que digamos uma única palavra. Nesses casos, o cuidado fala muito mais alto do que aquelas três palavrinhas, “eu te amo”.

Bem, como estes dois são os mandamentos mais importantes, podemos colocar as mãos à obra desde já. Vamos ter mais atenção ao fazer compras, escolhendo produtos ecologicamente corretos, reutilizar mais o que consumimos, reciclar tudo que for possível, diminuir o uso da água e, principalmente, evitar os desperdícios de qualquer tipo! Ah, outro passo importante é conquistar os outros para esta tarefa de cuidar do mundo. (Texto de Ana Luisa de Carvalho).

Você talvez me pergunte a estas alturas; o que tem a ver este texto com a “Visão Panorâmica da Bíblia”. Pois bem eu explico; eu ministrava este tema e alguém me enviou este texto me dizendo o seguinte: eu acho que você está se preocupando demasiadamente com o conhecimento estrutural e histórico da Bíblia e está se esquecendo do mais importante que é a prática dela no nosso dia a dia.

Concordei com o meu correspondente e decidi incluir este texto para uma reflexão especial. Espero que você também entenda assim e leve a sério a sua proposta e se edifique espiritualmente para a honra e glória daquele que criou todas as coisas e inspirou o texto bíblico.

“PARA NADA SERVE MUITO CONHECIMENTO SE NÃO O COLOCAMOS EM PRÁTICA”.

Que hoje seja um dia especial para sua vida.
Seu irmão e servo, Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

sábado, 17 de março de 2012

Breves Reflexões nº 89/100

89- VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA - 6/8

(Matéria preparada pelo Ev. Alfredo Vieira de Souza em 1976, destinada às Assembéias Noturnas do Instituto Granbery da Igreja Metodista em Juiz de Fora e revista e atualizada em janeiro de 2012).


“{...}até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita maturidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo {...} Efésios 4:13).

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe, {...} Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.

E lhes enxugará dos olhos toda lágrima e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas.” (Apocalipse 21:1, 3-5a).

A Bíblia não tem como objetivo importante, fornecer dados científicos.

Ela, analisada com outros objetivos, pode apresentar incoerências e até erros crassos. Por isto quem pretende fazer uma leitura da Bíblia, precisa fixar com clareza os seus objetivos e buscar outras informações para completar o seu conhecimento.

No entanto, como livro sagrado para indicar ao homem o caminho da salvação individual, coletiva e universal é o livro mais completo conhecido, sem contudo levar em conta que outras literaturas também podem contribuir para o crescimento espiritual do homem e da humanidade sem distinção de raça, classe social, religião ou cultura.

Conclusão:

A Escritura Sagradas tem sido reconhecida como o maior livro de todos os tempos, devido a sua Antiguidade, a sua circulação total, ao número de línguas para as quais foi traduzida, a sua extraordinária grandeza como obra literária e por ser de extrema importância para toda a humanidade.

Nosso objetivo neste estudo foi o de aprendermos algo mais sobre este Livro precioso.


1 - Quanto ao nome:

A palavra Bíblia é de origem grega (Biblos) e significa “livros”. Dessa forma podemos dizer que a Bíblia é um conjunto de livros sagrados, ou seja, muitos livros encadernados em um só volume. A Bíblia, em geral, contém 66 livros, sendo que 39 são do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. As edições da ICAR contêm mais sete livros conhecidos como livros apócrifos.

2 - Quanto à autoria:

A Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores, num período de mais ou menos 1.600 anos. Os cristãos, de um modo geral, acreditam que eles foram inspirados pelo Espírito Santo. Os autores não registraram suas opiniões pessoais, mas declaram tratar-se da vontade ou da ordem de Deus para escrever. Seus autores eram homens diferentes, tanto em cultura como em poder aquisitivo. Lucas era médico, Amós era boiadeiro, Salomão era rei, Pedro pescador, etc. Muitos deles não se conheceram e viveram em épocas muito distantes uns dos outros. Eles escreveram sobre os assuntos mais controvertidos e mesmo assim seus escritos não se contradizem. (Continua...)

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 8 de março de 2012

Breves Reflexões nº 88/100

88- VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA - 5/8

(Matéria preparada pelo Ev. Alfredo Vieira de Souza em 1976, destinada às Assembéias Noturnas do Instituto Granbery da Igreja Metodista em Juiz de Fora e revista e atualizada em janeiro de 2012).


Seu Objetivo

Podemos entender como objetivos principais da Bíblia de conformidade com as opiniões da maioria dos teólogos, os seguintes:

1 - Apresentar os princípios fundamentais de Deus.

“Toda a Escritua é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja justo e perfeitamente habilitado para toda a boa obra.” (II Timóteo 3:16, 17).

2 – Firmar uma fé coerente e inteligente para o ser humano.

“Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaias diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela pregação e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:16, 17).

O objetivo da Bíblia é o de despertar a fé nos homens, dirigindo-lhes a vida para o seu destino apropriado. Porém, a fé só pode surgir através da audição ou leitura da Palavra de Deus.

3 - Preservar da corrupção.

“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra Ti”. (Salmo 119:11).
“Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus”. (Mateus 22.29).

Esta Palavra estando em nossos corações, funciona como prevenção contra os erros, nos previne, evita e impede que caiamos em corrupção. (Pv. 30:5). Mostra o caminho verdadeiro (Sl. 119:105). A Bíblia ilumina nosso caminho, é lâmpada para os pés, isto é, nos capacita a ver, enxergar o perigo de perto para que o homem não tropece e caia. Luz para o meu caminho, porque capacita a enxergar longe, ver o perigo antes, a tempo de evitá-lo.

4 - Alimentar o homem, espiritual e intelectualmente.

“Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Mateus 4:4).

Assim como o alimento é para o sustento do nosso corpo, o estudo da Bíblia é alimento espiritual para a nossa alma e o nosso espírito.

“E, se clamares por inteligência e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.” (Provérbio 2:3-5).

5- Preparar a humanidade para uma nova era. (Continua...)

Seu irmão e servo Eva. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

sábado, 3 de março de 2012

Breves Reflexões nº 87/100

87- VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA - 4/8

(Matéria preparada pelo Ev. Alfredo Vieira de Souza em 1976, destinada às Assembéias Noturnas do Instituto Granbery da Igreja Metodista em Juiz de Fora e revista e atualizada em janeiro de 2012).

*Nota: Virando-se a página do livro de Malaquias, último livro do Velho Testamento, para o primeiro capítulo do Novo Testamento (O Evangelho segundo Matheus), há um salto de mais de quatrocentos anos.

Os judeus testemunharam drásticas mudanças nas culturas circunvizinhas, inevitavelmente, também sofreram profundas transformações internas, O Império Persa havia desabado diante das conquistas de Alexandre, o Grande. Na última terceira parte do século IV a.C., Alexandre trouxe a cultura grega para os lugares que conquistou, incluindo a maior parte do Oriente Médio. Depois disto, a vida do povo judeu foi intensamente marcada pelo confronto com a cultura grega.
Este período é designado como “Interbíblico) e nele destacam os livros chamados apócrifos, ou não inspirados, pois entenderam os tradutores e escribas rabinos que neste período não houve nenhum profeta, ou seja, homens que falassem em nome de Deus.

Uma nova era dá-se início, após este período, com a chegada de João Batista e Jesus Cristo; a ERA CRISTÃ, na qual nos encontramos até os dias de hoje.

2º)- O Novo Testamento


O Novo Testamento consta de vinte e sete livros, divididos em quatro grupos.

* Os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Trazem o relato da vida, da morte e da ressurreição de Jesus.

* Os Atos dos Apóstolos. É o registro histórico do início da igreja em Jerusalém e das três viagens missionárias de Paulo ( de 30 a 60 d.C.).

* As Cartas ou Epístolas (epistolos em grego signficia "carta"). Consta de treze cartas cuja autoria é atribuída a Paulo. Destinavam-se originalmente ás igrejas em Roma, Corinto, Galácia, Éfeso, Filipos, Colossos e Tessalônica. Há também cartas pessoais, destinadas a Timóteo, Tito e Filemom. Nesse grupo, estão ainda a carta aos hebreus e as sete epístolas gerais de Tiago, Pedro, João e Judas.

* O Apocalipse de João. Relata as visões escatológicas mostrando a soberania de Deus e o extermínio definitivo do mal.

O Apocalipse encerra a Bíblia falando da Nova Jerusalém e de uma “Nova Era” que será instalada neste planeta, após a vitória do bem sobre o mal. (Confere Apocalipse capítulos 21 e22). (Continua...)

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com