sábado, 28 de abril de 2012

Breves Reflexões nº 95/100

95- Alimentando Pássaros.  (BR 108)

“Não temais pois: mais valeis vós do que muitos passarinhos”. (Mateus 10.31).


O meu amigo, mais conhecido como “Malatesta”, é proprietário de um sítio bem próximo da cidade. Ele tem uma preocupação muito grande com os pássaros. Por isso, além dele tomar os cuidados ecológicos para que não faltem alimentos para eles em seu sítio, ele coloca, diariamente, alimentos em algumas prateleiras que ficam ao ar livre na saída da sede. Lá ele coloca sementes, frutas e outros alimentos que os pássaros adoram. Quando ele viaja reforça a quantidade para que não faltem  alimentos nos dias em que ele estará fora.

Ele observou três detalhes muito importantes:
- primeiro - quando por qualquer motivo ele esquece de colocar os alimentos nas prateleiras, os pássaros não aparecem. Mas é só colocar algum alimento e logo a passarada se apresenta;
- segundo - notou também que ao retornar das viagens, as prateleiras estão limpas e bem secas como se os pássaros comessem todo o alimento, logo no primeiro dia;
- terceiro – quando ele põe mais alimentos aparece um número maior de pássaros.

Mediante essas observações eu fiquei pensando...

Para onde vão os pássaros quando o meu amigo esquece de colocar comida nas prateleiras? Eu nunca vi um pássaro morrendo de fome, nem mesmo dentro das cidades onde o alimento é tão escasso.
Será que os pássaros se comunicam?
Porque se não há alimento, eles desaparecem e quando coloca os alimentos, logo em seguida eles aparecem? Terão alguma sentinela que fica de longe vigiando?
Porque se há mais alimentos também aparece um número maior de pássaro e o alimento acaba sendo consumido no mesmo tempo? Será uma manifestação de solidariedade entre os pássaros ou será que eles sabem o tempo certo de validade dos alimentos?

Os passarinhos poderiam ficar por ali esperando que o meu amigo colocasse comida nas prateleiras, poderiam até fazer uma algazarra para chamar sua atenção. Mas pelo que tudo indica, eles saem logo à procura de um outro lugar onde possam se alimentar.

Quando trabalhei com pessoas de rua, fazíamos campanhas especiais para angariar alguns recursos que pudessem minimizar suas necessidades, principalmente no inverno e nos finais de ano. Muitas vezes perdi noite de sono pensando neles: como estarão? Onde estarão? Morreu alguém?

No tempo da campanha, todos apareciam novamente e eu gostava de ouvir as suas histórias, pois assim eu sabia que apesar de tudo, eles sobreviveram e estavam ali felizes para receber nova ajuda. Eu agradecia a Deus por eles e ao mesmo tempo entendia a expressão de JESUS: “os pobres sempre tereis convosco”. Era um certo conforto verificar que Deus de muitas formas e algumas até bastante estranhas cuidava deles.

Nunca tínhamos o suficiente para atender todas as suas necessidades, mas tínhamos a certeza de que Deus agradava do que fazíamos e se não nos dava mais para ajudá-los é porque em algum lugar havia novos recursos.

Disse Jesus: “Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; não valeis vós muito mais do que as aves?” 

A necessidade será sempre maior do que aquilo que podemos fazer. Qual é a resposta? Cristo nos diz para depositarmos nossa confiança em Deus. As inquietações são um chamado a agir, mas isso não significa um chamado à preocupação. Em vez disso, fazemos o que podemos com aquilo que Deus colocou à nossa disposição e confiamos que o mais Ele o fará (Veja 1 Coríntios 3.6-8.). Façamos o melhor que podemos e o mais confiemos a Deus.

Disse Jesus: “Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; não valeis vós muito mais do que as aves?” (P/AViS-12/11/2011). 

                                                           Que este seja um dia especial em sua vida.
                                                            Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com   -   o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
 Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Breves Reflexões nº 94/100

94- Res Pública. (BR 203)

“Pois, como dizem as Escrituras Sagradas: a terra e tudo o que nela existe pertencem ao Senhor”. (1 Co 10.26).

“É Ele quem faz mudar os tempos e as estações; é Ele quem põe os reis no poder e os derruba; é ele quem dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes.” (Dn 2.21)

O Deus da Bíblia é assim! Ele não pergunta a ninguém, Ele não consulta ninguém e nem presta conta do que faz. Ele é a“Res Pública” significa literalmente “a coisa que é do povo”. Politicamente, isso quer dizer que há coisas que são de domínio público; a própria nação é de domínio público. Isso é verdade, principalmente se contraposto ao conceito monarquista que subentende na prática o conceito de que a terra e a nação pertencem apenas a um homem e aos agregados a quem ele presenteia ao seu bel-prazer.

A nação pertence ao povo que a compõe: esse é o princípio da democracia. Creio que esse seja o sistema mais justo de governo humano em comparação com outros modelos. Mas ainda não abarca toda a realidade. Será que a nação (que é o povo e a terra) pertence a si mesma?

O fato é que este planeta, bem como todos os que nele habitam, foi criado por um Deus que não abriu mão de seus propósitos. Portanto, o povo não é um fim em si, mas parte de um plano maior, dado por aquele que chama povos à existência e pode fazê-los desaparecer.

A “coisa pública” é, em última análise, algo do qual teremos de prestar contas ao Criador. Deus permite que uma nação se levante e exerça domínio sobre uma parte da Terra por um determinado tempo, mas ao fim chamará cada nação para prestar contas do que fez com a autoridade e o poder que lhes foi conferido. Isso significa que um povo que é mau para com a terra que nela habita, um governo que descuida de estabelecer a justiça e a verdade na terra que governa, condenam-se a si mesmos à destruição.

“Senhor, reconhecemos que todas as coisas, inclusive a terra em que vivemos te pertencem. Ensina-nos a estabelecer em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça no mundo, para cumprir os teus propósitos!”

“Nós Te reconhecemos absoluto e O declaramos: onipotente, onipresente e onisciente”.

Você pode até não gostar Dele, mas nem por isso Ele esquece de você e nem retém as bênçãos que são de seu direito. Só pelo fato de você ser humano, feitura das mãos Dele, Ele tem um pacto com você e permanece fiel independente do que você pensa ou fala Dele.

“Ele não te consultou e nem negociou sua vinda para este planeta, simplesmente determinou sua presença aqui, por isso Ele reconhece como direito seu, alguns princípios básicos que lhe são fornecidos diariamente para sua subsistência, sem nenhum custo, tais como; o sol, o ar, a inteligência, a capacidade de decisão e discernimento entre o bem e o mal e uma assistência constante dos seus anjos para ajudá-lo naquelas coisas que fogem da sua capacidade de realizar e são fundamentais para a sua subsistência neste planeta... Além disto Ele colocou no seu coração e na sua mente a capacidade da Fé, do Amor e da esperança que permitem uma compreensão de seus propósitos.”

As pessoas que não gostam do Deus da Bíblia, em geral acabam criando seus próprios deuses na esperança de que eles atendam seus desejos ou amenizem seus medos.

Jesus nos advertiu da impossibilidade de atendermos a dois senhores, mas também nos legou a parábola do filho pródigo, para testemunhar que Deus está sempre a nossa espera, não importando os caminhos que estamos hoje trilhando.

Se ouvires hoje a palavra do Senhor, atenda de imediato e não deixe para depois: “O Depois poderá não chegar”. (Veja a Breve Reflexão nº 71). – (maio de 1986).

Que hoje seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Breves Reflexões nº 93/100

93- Navio no Estaleiro (BR 27)

“Eu os purificarei como se purifica a prata e os refinarei como se refina o ouro. Aí eles orarão a mim, e eu os atenderei.” (Zc 13.9b).

Ao visitar um estaleiro, impressionou-me a necessidade de se limpar o casco dos barcos. Uma “sujeira” invisível altera o desempenho e a vida útil deles. “Todo barco precisa de um tempo no estaleiro”, disseram-me.

Na vida há coisas que se acumulam em nosso “casco” e nos impedem de correr, prejudicando nosso desempenho no lar, no trabalho, com amigos, etc. A tendência é não parar, enquanto se acumula em nós o “limo emocional e espiritual”. Então, a pessoa percebe que algo está errado. Toma remédios, tenta aliviar a carga indo à Igreja, lendo um trecho da Bíblia, mas nada é duradouro, pois o problema está incrustado. Um tratamento rápido e indolor não produzirá êxito. Precisamos parar no estaleiro, “limpar o casco” e recobrar a sanidade emocional e espiritual. “Roube” um tempo para ficar a sós, em um lugar calmo.

Escreva suas impressões e motivações verdadeiras. Clame: “Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos”.

Examinar traz a ideia de “virar a pedra do jardim”. Ali há vermes, fungos e sujeiras ocultos. Aliste os “vermes”, “fungos” e “limo” que o atrapalham. Faça projetos práticos e objetivos de “limpeza interior” com data marcada. Busque um “porto seguro” para começar tudo isso e amigos verdadeiros que também busquem o crescimento com a mesma base de princípios, que defrontem e aconselhem.

Sua vida é muito preciosa para ser levada de qualquer jeito; para não ser desenvolvida e tratada corretamente! Sua vida é muito preciosa para ficar longe de Deus!

Espero que seu tempo no “estaleiro” seja muito especial, sempre em companhia do especialista em barcos sujos e desgastados que precisam de reparos para a eternidade – JESUS. (P/AViS- Primavera de 1983)

“Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns aos outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado.” (I Jo 1.7).

Que esse seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Breves Reflexões nº 92/100

92- Como ter um infarto feliz(34)- (Ref.: BRR 04)

Em atenção a sugestões de alguns correspondentes estamos repetindo este texto já publicado nesta série com o nº 04.

Como ter um infarto feliz.

A Bíblia diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo
propósito debaixo do céu: há tempo de nascer, e tempo de morrer.” (Ec 3.1 e 2).

Entre o “nascer” e o “morrer” existe um espaço que chamamos de vida.

Este espaço pode ser encurtado ou alongado. Isto depende em grande parte de você; não fique esperando que Deus faça isto por você, pois Ele te quer com vida longa e saudável.

Segundo estatísticas oficiais, grande parte da humanidade morre de infarto. Então você pode escolher uma morte mais rápida e mais feliz em troca de uma vida longa e feliz.

Vão aí alguns conselhos para quem desejar um infarto rápido e feliz.

01- Cuide de seu trabalho antes de tudo. Deixe para depois as necessidades pessoais e familiares.

02- Trabalhe todos os dias, até altas horas, inclusive aos domingos.

03- Se não puder permanecer no escritório após o expediente, leve algum trabalho para terminar em casa e trabalhe até altas horas da noite.

04- Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nunca diga não a qualquer convite para assumir funções de destaque no meio profissional e social.

05- Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila
junto aos seus familiares.

06- Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, muito menos com dispensas para lazer ou gozo de férias. Afinal de contas, tempo é dinheiro.

07- Centralize todo trabalho em você, controle e examine tudo para verificar se não está saindo alguma coisa errada. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo, pois ninguém executa o trabalho com tanta perfeição como você.

08- Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar uma dorzinha de estômago, tome logo um estimulante. Eles vão te deixar tinindo.

09- Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e
sedativos de todos os tipos, e se necessário em dose dupla que logo o sono chega.

10- E por fim, o mais importante: não se permita perder tempo com igrejas, orações, meditações e outras reflexões de ordem espiritual. Isto é para os fracos, aqueles que não confiam na sua própria competência.

A Bíblia, o melhor compêndio de estilo de vida que se tem notícia, diz o seguinte:

a) “Disse Jesus: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (Jo 10. 10);

b) “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria alma?”. (MT 16. 26a).

c) “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo
consomem, e onde os ladrões minam e roubam;... Por isso digo: não andeis ansiosos quanto a vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento e o corpo mais do que o vestido?” (Mt 6. 19 e 25).

d) “Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu tão
lindamente como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pequena fé?” (Lc 12. 27 e 28).

Vejamos agora o que diz o Dr. Fernando Antônio Luchese – Cardiologista, pesquisador e conferencista:

a) Ser feliz e viver muito é uma opção pessoal.

b) As doenças da alma causam doenças no corpo.

c) A maior parte das atitudes para melhorar seu estilo de vida depende só de decisão e gerenciamento e não de dinheiro, como pensa a maioria das pessoas.

d) Só quem se preocupa em fazer a felicidade dos outros, alcança a sua
própria felicidade!!!

e) Os mais destacados paradigmas do século XX foram a ânsia de “TER” e a perda da “longevidade saudável”.

Para encerrar vamos lembrar-nos do que nos diz o Salmista: “Ele enche a minha vida com muitas coisas boas, e assim eu continuo jovem e forte como a águia”. (Sl 103.5). - P/AViS/27/03/2009 -

Que hoje seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com