terça-feira, 23 de março de 2010

21- Surge a Ética.

Introdução:
• “Ética – sf.(grego Ethikê) – Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão;” (Dicionário – Michaelis 2000 – Ed. Exclusiva: Reader’s Digest – Melhoramentos).
• “Ética (grego Ethos - Costume). Designa a reflexão filosófica sobre a moralidade, isto é, sobre as regras e os códigos morais que norteiam a conduta humana. Sua finalidade é esclarecer e sistematizar as bases do fato moral e determinar as diretrizes e os princípios abstratos da moral. Nesse caso, a ética é uma criação consciente e reflexiva de um filósofo sobre a moralidade, que é por sua vez, criação espontânea e inconsciente do grupo.” (Enciclopédia Barsa – pág. 168 – Vol 11).
• “Não diga: Encontrei a verdade. Dize de preferência: Encontrei uma verdade.” (Khalil Gibran).
• “Sábio é o que não se envergonha de aceitar uma verdade nova e mais sábio é o que a aceita sem hesitação. Quando a tempestade cai sobre a floresta, os arbustos que se curvam á ventania resistem e sobrevivem, enquanto tombam gigantes inflexíveis”. (Sófocles em Antígona).
• “Fale a sua verdade, seja ela qual for, clara e objetivamente, usando um tom de voz tranquilo e agradável, liberto de qualquer preconceito ou hostilidade.” (Dalai-Lama – O Caminho da tranquilidade).
• “Toda história tem três lados: o meu, o seu e a verdade. Em nenhum está mentindo.” (Robert Evans – Produtor Americano).
• “Seja, porém, a tua palavra: sim, sim; não, não; O que disto passar vem do maligno.” (Jesus Cristo – Mateus 5.37).

Considerações iniciais:

A globalização está reduzindo o planeta a um pequeno bairro, onde todos sabem tudo de todos. Pela manhã acessamos a internet e o mundo se coloca escancarado à nossa frente.

Corremos o risco de a qualquer momento ouvirmos dizer que o homem conseguiu produzir a antimatéria e descobriu a célula com a qual Deus deu início a todas as coisas.

Os jornais anunciam que o “Conseil Européen pour La Recherche Nucléaire – (CERN) – na Suíça, recentemente conseguiu produzir as primeiras partículas de antimatéria.

Foi pensando nestas coisas que decidimos escrever estes pequenos textos com o título de “Falando em ética, Filosofia...”

Acreditamos que uma reflexão nestes termos nos abrirá portas para muitas considerações, envolvendo temas filosóficos, éticos, religiosos e a respeito dos mais variados tipos de relacionamentos a que estamos submetidos.

Sabemos que a idéia de uma ética mundial está ganhando espaço entre alguns intelectuais.
.

As Primeiras Manifestações Éticas:
A Moral e a Ética provém dos homens. A lei única de Deus é: AMAI AO SEU SEMELHANTE COMO A TI MESMO. O resto são códigos de conduta elaborados pelo próprio homem. Moral e Ética se confundem.
As teorias éticas nascem e desenvolvem-se em diferentes sociedades como resposta aos problemas resultantes das relações entre os homens. Os contextos históricos são, pois elementos muito importantes para se perceber as condições que estiveram na origem de certas problemáticas morais que ainda hoje permanecem atuais
As teorias éticas gregas, entre o século V e o século IV a.C. são marcadas por dois aspectos fundamentais:
Polis. A organização política em que os cidadãos vivem - as cidades-estado -, favorecem a sua participação ativa na vida política da sociedade. As teorias éticas apontam para um dado ideal de cidadão e de Sociedade.
Cosmos. Algumas destas teorias éticas-políticas procuram igualmente fundamentarem-se em concepções cósmicas.
Quando atentamos para a história das idéias, constatamos um fato que os teóricos deixaram escapar, é que a ética surge da discussão e da defesa das idéias e que este fenômeno ocorre no seio familiar que se torna o núcleo da formação social e da polis.
Neste momento a nossa preocupação maior é desenvolver uma visão do surgimento da ética ocidental, por se tratar justamente do que mais nos afeta atualmente. Por isto convido o leitor a fazer algumas breves considerações sobre a “Ética Cristã”.

A Ética Cristã:
Ética é o conjunto de valores ou padrão pelo qual uma pessoa entende o que é certo ou errado e toma decisões.
A nossa ética precisa se basear nos princípios ensinados por Jesus. O ensinamento básico de Jesus para uma ética de relacionamentos perfeitos é: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.” (Mateus 7.12).

A vida cristã não pode ser um conjunto de regras ou hábitos. A vida de um verdadeiro cristão, um discípulo de Jesus, é uma operação contínua e natural da presença de Jesus dentro de nós.
Não podemos estabelecer uma lista de normas, mas devemos avaliar quais frutos visíveis podemos e devemos ter no nosso comportamento, que glorificam a Jesus. Precisamos zelar pelo nosso comportamento. Não podemos viver diferenciando sagrado e profano, religioso e secular, liturgias e vida “normal”. O alvo não é “ser correto”, mas viver com dignidade para “glorificar o nome de Jesus em tudo”.

Há alguns anos atrás foi publicado um livro com o título: “Em teus passos o que faria Jesus?” Se constantemente, colocarmos Jesus como nosso padrão e parte do nosso viver e nos avaliar em face dos seus ensinamentos, certamente viveremos dentro dos verdadeiros princípios éticos.

Precisamos cuidar:
Do nosso comportamento pessoal.
Do nosso corpo.
Da forma como alimentamos nossa mente.
Das nossas palavras.
Das nossas decisões.
Dos nossos relacionamentos.
Da forma como suprimos nossa vida material.
Das nossas atitudes diante da sociedade.
Das nossas virtudes, dons e talentos.
Da nossa postura diante das necessidades do próximo.


Conclusão
Deus estabeleceu o discipulado em Seu reino a fim de crescermos como uma família. O desenvolvimento do ser humano é largamente explicável em termos das respostas psicológicas aos estímulos externos que ele recebe. Este condicionamento operante de estímulos e respostas dos ambientes em que o organismo funciona irá reproduzir o encorajamento ou desencorajamento de situações iguais no futuro. Que estímulos têm sido dados à família ocidental, principalmente em função das propagandas as quais têm sido submetidas nossas crianças? A família atual se vê mais apta a continuar ou a mudar no quadro das informações que recebe da mídia? Não estamos falando só de propaganda, como publicidade comercial, mas sim de tudo que é veiculado por mensagens em diferentes meios, e que influi e contribui para a formação da personalidade do ser humano.

. Este processo se dá na família, e influencia as sociedades. As interações aprendidas na família podem ser elementos de troca com a sociedade. Precisam, no entanto, ser promovidas como desenvolvimento e não consideradas "naturais".

Seria a interação humana produto ou conteúdo? Parecem-nos as duas coisas. A base já nasce conosco, começa com a harmonia do bebê com a família e se transforma rapidamente no contacto com outros seres. É importante que ainda no útero o feto receba expressões de amor e carinho dos pais e dos irmãos.

As diferenças de atenção que forem dadas a este bebê irão produzir a sua socialização e o estabelecimento de suas relações com os outros seres humanos. Neste momento, o outro ser humano reflete, para esta criança, a cultura na qual se compartilham valores e crenças. A base é a cultura, o ambiente e as capacidades iniciais que formam o desenvolvimento da pessoa. Porém o primeiro passo para tudo isso ocorre na família e nas formas como as respostas são dadas ao futuro adulto.

No caso de uma sociedade individualista, o princípio básico das relações só poderá vir da família. A origem da palavra família vem do grego "famulo" e significa servo. Estamos, portanto, falando de uma instituição muito antiga e muito forte e muito importante para o desenvolvimento do ser.

Precisamos de uma ética independente da religião, da moral e de outras ideologias tradicionais. Uma ética que surja da tragédia dos conflitos humanos e que tenha como motivação o bem comum, o respeito e a solidariedade. Não existe melhor cadinho para forjar, formular e estabelecer esta ética do que a família.

Esta possível ética não poderá impedir a sobrevivência dos tanques das ideias do passado que permanecerão como parâmetros para motivar o progresso humano através dos pequenos grupos que se unirão em função de diversas fidelidades tradicionais.

A importância desse novo eu, para um projeto social mais amplo e que vise superar a fragmentação das identidades em nossos dias, pode ser relacionada com a ação desse eu em prol do amor. O amor nasce da necessidade de privacidade, mas que guarda a noção de cumplicidade e amizade. Esse processo deve ser iniciado na família, porque a família é o menor núcleo de um estado e de uma nação e por tudo que dissemos anteriormente, é o melhor núcleo da formação da personalidade. (P/AViS-23/03/2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário