sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Breves Reflexões 029/100

29- Cheios do Espírito Santo. (BR 453)

“E não embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito Santo,..” (Efésios 5.18).

Quem é o Espírito Santo?

Numa resposta simples podemos afirmar que o Espírito Santo é Deus, assim como o Pai, o Criador é Deus e também, Jesus, o Filho é Deus. O nosso Deus é trino e triúno, isto é, três essências numa só pessoa. Por isso o ingresso das pessoas na família de Deus se dá pelo batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, isto é, em nome de Deus.

Podemos afirmar que Deus pelo Espírito Santo é o detentor do segredo da vida e ao mesmo tempo é também o preservador e o renovador da mesma, tanto na dimensão física como espiritual. Ele possui o controle total das funções glandulares e a aplicação de todos os hormônios que definem as espécies de vidas existentes em nosso planeta e ainda vidas de outras dimensões que não temos acesso até os nossos dias.

Gen 1.1 e 2 – No Princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. – Jo 1.1-4 – No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.

A expressão “Verbo” vem do grego do termo “logos”. De uma forma indefinida, “logos” indica a Divindade – Deus e de um modo mais específico indica uma força abstrata que gera a ordem no caos. – Comparando as afirmações de Gênesis e de João entendemos que a parte de Deus que harmonizava o abismo, isto é, o caos – o vazio era o Espírito de Deus ou o Espírito Santo que já atuava para gerar a vida em nosso planeta – na terra.

Por isso Jesus compara a conversão com um novo nascimento – uma nova vida que o Espírito Santo concede ao convertido e aí ele enfatiza o mistério da vida no Espírito Santo, comparando ao vento que sopra onde quer: ouvimos o seu som, mas não sabemos de onde vem e nem para onde vai e afirma: assim é todo o que é nascido do Espírito. (Jo 3.5-8).

O Espírito Santo é frequentemente simbolizado pelo sinal de uma pomba branca, baseado no relato do Espírito Santo a descer sobre Jesus Cristo, após este ter sido batizado no rio Jordão, embora o texto bíblico não diga que foi em forma de pomba, e sim como uma pomba.

Atos descreve o Espírito Santo ao descer sobre os Apóstolos durante o Pentecostes na forma de um vento e línguas de fogo, que repousavam sobre a cabeça de cada um deles. Baseado nesta imagem, o Espírito Santo é frequentemente simbolizado por uma chama.

Plenitude do Espírito Santo.

Um versículo chave que discute a plenitude do Espírito Santo neste tempo é João 14:16, em que Jesus prometeu que o Espírito habitaria os crentes em caráter permanente. É importante distinguir entre ter dentro de si o Espírito com estar cheio do Espírito.

Ter permanentemente o Espírito habitando dentro de si não é para alguns poucos crentes, mas para todos. Há muitas referências nas escrituras que embasam esta conclusão.

A primeira é que o Espírito Santo é um dom dado a todos os crentes em Jesus, sem exceção e nenhuma condição é imposta a isto, a não ser a fé em Cristo (João 7:37-39).

A segunda é que o Espírito Santo é dado no momento da salvação. Efésios 1:13 indica que o Espírito Santo é dado no momento da salvação. Gálatas 3:2 também enfatiza esta mesma verdade, dizendo que o selo e o ato de receber o Espírito aconteceram no momento em que se creu.

Terceiro, o Espírito Santo habita em cada crente permanentemente. O Espírito Santo é dado aos crentes como garantia ou validação de sua futura glorificação em Cristo (II Coríntios 1:22; Efésios 4:30). E não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós? (I Corintios 3.16).



Isto é diferente de estarmos cheios do Espírito encontrado em Efésios 5:18. Devemos ceder ao Espírito Santo de tal maneira que Ele possa nos possuir totalmente, e neste sentido, ficarmos plenos. Romanos 8:9 e Efésios 1:13-14 afirmam que Ele habita dentro de cada crente, mas que pode se entristecer (Efésios 4:30), e sua atividade dentro de nós pode se extinguir (I Tessalonicenses 5:19).

Quando permitimos que isto aconteça, não experimentamos a plenitude da operação e poder do Espírito Santo, dentro e através de nós. Para estarmos plenos do Espírito, Ele deve ter liberdade para ocupar cada parte de nossas vidas, nos guiando e controlando todo o nosso viver. Seu poder, então, pode ser exercitado através de nós a fim de que o que façamos produza frutos para Deus.

Estar cheio do Espírito não se aplica somente a atos externos; também se aplica aos pensamentos mais secretos e motivações para nossos atos. Salmos 19:14 diz: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”. O Espírito Santo sabe como agir em nossas emoções e nos levar ao desenvolvimento da fé até alcançarmos o padrão ideal que nos fará, de fato, a imagem e semelhança do Criador.

A plenitude do Espírito Santo determina a concessão de dons especiais que coloca o crente a serviço do Reino de Deus de tal forma que ele se torna um elemento transformador da sociedade, da nação e do mundo, gerando santidade em todos os espaços que ele ocupar.


Conclusão.

É o Espírito Santo que nos dá a consciência de que somos filhos de Deus. (Rm 8.16)

Este é o maior privilégio que podemos alcançar nesta vida: o de pertencermos à família de Jesus. A Bíblia diz que Jesus e as pessoas que ele santificou pertencem todos à mesma família. Por isso Ele não se envergo­nha de nos chamar de irmãos e irmãs. Dei­xe essa verdade maravilhosa penetrar em você. Você é parte da família de Deus, e, por Jesus tê-lo feito santo, Deus tem orgulho de você! As palavras de Jesus são inequívo­cas: E, [Jesus] estendendo a mão para os discípulos, disse: Aqui es­tão minha mãe e meus irmãos! Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe. Ser incluído na família de Deus é a maior honra e o maior privilégio que se pode receber. Não há nada que se compare. Sempre que você se sentir insignificante, desprezado ou inseguro, lembre-se daquele a quem você pertence.

“Este é o maior privilégio que podemos alcançar nesta vida: pertencermos à família de Jesus.”

Que este seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário