sexta-feira, 2 de julho de 2010

Breves Reflexões 003/100

03- ALÉM DO BIOLÓGICO

Até agora eu falei das coisas biológicas, físicas e materiais, perfeitamente comprovadas pela ciência.
Jesus, no diálogo com Nicodemos, disse: “se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?”. (Leia Jo 3.l-12).
Até aqui falei de fenômenos biológicos e espero que você tenha compreendido e acreditado que o Deus Altíssimo operou por trás de tudo isto. Se foi assim acredito que a nossa reflexão te fará muito bem. Se você acreditou apenas no biológico, estou orando para que Deus abra os seus olhos da mesma forma que abriu os olhos dos caminheiros de Emaús para que eles pudessem reconhecer Jesus. (Leia Lc 24.13-35).
É importante ressaltar que o mesmo Deus que projetou este maravilhoso instrumento de reprodução da vida tem também um plano especial para cada vida que surge neste planeta. O que parece absurdo é uma pessoa saber de todas estas maravilhas e não acreditar que por trás delas exista um criador cheio de amor, que tudo fez para que viéssemos aqui e tivéssemos a chance de sermos felizes.
Pois bem, agora vou falar de algo muito mais sublime. Vou refletir sobre a existência da alma e do espírito. Somos uma unidade trina, corpo, alma e espírito. Na reflexão anterior falei que quando alcançamos a capacidade de ter algum tipo de consciência e fazer algum movimento, passamos a ser também uma alma vivente. Este é um processo próprio de toda a espécie animal. É isto que marca o diferencial entre o vegetal e o animal, este é capaz de movimentar.
Se formos a um dicionário encontraremos uma longa relação de sentidos para esta palavra. Mas se atentarmos para sua origem latina verificamos que ela vem de “anima” e que exprime exatamente a causa oculta dos movimentos vitais. Em teologia o assunto é bastante complexo, mas nós vamos simplificá-lo, dizendo que a alma é uma substância incorpórea, porém ligada e dependente do corpo animal. A Bíblia fala que quando Deus soprou no homem o fôlego da vida ele passou a ser alma vivente (Gn 2.7). A palavra alma é citada muitas vezes na Bíblia e o seu sentido é bastante variado, no entanto na maioria das vezes ela tem o sentido de ser uma substância imaterial, criada por Deus para ser o centro dos afetos e motor dos atos humanos, principalmente os inconscientes. Ela está ligada ao processo de rejeição, aceitação e seleção agindo diretamente na nossa vontade e no pensamento. Assim a Bíblia nos ensina a importância de educar ou doutrinar a alma (Sl 103-1; Pv 21.10; Is 1.14: Mt 22-37; I Pd 1.22).
Quero falar agora sobre o espírito. A Bíblia fala de dois espíritos, um é o espírito do homem e o outro é o Espírito de Deus. Sempre que nos referirmos ao Espírito de Deus usaremos o “E” maiúsculo e ao nos referirmos ao espírito do homem usaremos o “e” minúsculo. A palavra espírito significa para nós o princípio animador ou vital, ou seja, que dá vida aos organismos físicos. A partir disto podemos entender que o espírito vem antes da alma, pois o espírito é que gera a vida, sem o que a alma não poderia cumprir a sua missão. A Bíblia é rica em citações sobre o espírito dos homens e o Espírito de Deus. Este assunto merecerá de nossa parte uma atenção especial, quando estudaremos A obra do Espírito Santo.
Nessa oportunidade a intenção é passar este conhecimento e dizer que tanto o corpo, como a alma e o espírito precisam ser alimentados e tratados como um grande presente a nós concedido pelo Deus Altíssimo. O corpo é alimentado com elementos materiais, a alma é alimentada pela beleza e pelo amor e o espírito é alimentado pela fé e obras de piedade e misericórdia.
Para que os três possam viver em harmonia precisamos cultivar a humildade, a esperança, a fé e desenvolver a capacidade de compreender e perdoar as nossas próprias fraquezas e também as do próximo. Lembrando finalmente que viver em harmonia significa viver no Espírito e ser amigo e companheiro de Jesus que nos ensinou “vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” (Jo 15-14).


Que este seja um momento especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário