quinta-feira, 22 de julho de 2010

Breves Reflexões 006/100

06- Psicoteologia. (62)

**Pensar em saúde humana é algo estimulante e que fascina. Estimula a mente, atraindo-nos ao maravilhoso e variado campo de ação da vida, à medida que se começa a perceber que a questão da saúde toca e abrange grande parte da experiência do ser humano.

Todo ser humano tem um estilo individual de se tornar ou ser doente, isto é, de reagir diante das doenças. Uns facilitam o seu processo imunológico outros dificultam as vezes ao ponto de criar quadros mentais patológicos que acabam tomando forma biológica. Somos bem tipicamente humanos mas ainda assim, surpreendentemente únicos, feliz ou infelizmente, na doença ou na saúde.

Em sociedades antigas do Oriente Médio. De 3.200 a.C a 1.000 A.D, as culturas das quais o Ocidente retirou suas fontes e recursos, como a egípcia, mesopotâmia, hebraica, grega e romana, a ênfase era no bem-estar físico e nas receitas de higiene física. Questões que hoje são referidas como higiene mental ou psicoterápica eram deixadas sob a responsabilidade da religião.

A ênfase na saúde mental como problema da medicina só começa a tomar vulto depois do século XVIII com o surgimento da psicologia e psicanálise.

Segundo alguns autores só lá por volta da metade do século XVIIII é que algumas autoridades começam a colocar a questão da saúde total como prioridade nos ensinamentos de medicina e surgem então alguns conceitos sobre saúde, tais como;

1. Saúde é um estado de completo bem –estar físico, mental e social,
e não a mera ausência de enfermidade ou doença diagnosticável.
2. Saúde é o total bom estado do corpo, da mente sadia e integridade
de emoções, que torna possível a mais alta qualidade de serviço e
vida eficientes.
3. Saúde é a qualidade resultante do total funcionamento do
indivíduo, que o capacita a viver uma vida pessoalmente
satisfatória e socialmente útil.
4. . Saúde é a condição na qual o indivíduo é capaz de mobilizar
todos os seus recursos intelectuais, emocionais e físicos para um
estilo de vida excelente.

Tais conceitos globalizantes levam a sério o significado do impacto de saúde total da pessoa, sem subestimar a importância do papel dos relacionamentos sociais, ecológicos, religiosos e com o sagrado.

Atualmente, segundo alguns estudiosos e conferencistas defende-se uma visão holística da vida, isto é, a consideração do homem global. A teologia desenvolveu a visão paulina do homem corpo, alma e espírito. Os conceitos de saúde e longevidade se evoluíram e todos concordam que a longevidade só tem sentido quando vivida com prazer, com sonhos, mantendo acesa a chama de felicidade.

Podemos considerar que a busca da felicidade é o objetivo principal da vida, e que alguns fatores determinam isto a saber:

a)- A Relação familiar;

b)- A situação financeira;

c)- O trabalho;

d)- A comunidade de amigos;

e)- A saúde:

f)- O exercício espiritual.

Neste caso, princípios como: “Só quem se preocupa em fazer a felicidade dos outros, alcança a sua própria felidade: Só quem está bem consigo mesmo pode estar bem com o próximo; Só quem está bem com Deus pode estar bem consigo mesmo, se tornaram questões de saúde.

A adoção destes princípios, a nosso ver, abre um campo imenso para o desenvolvimento da psicoteologia, isto é, a combinação de princípios da psicanálise com a aplicação metodológica dos princípios teológicos para a cura interior. As pessoas responsáveis por estas áreas precisam pensar nisso. (P/AViS-Primavera/2003).

Que este seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira.

Conheça o meu novo blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário