sábado, 20 de novembro de 2010

Breves Reflexões 022/100

22- Das Certezas e Incertezas da Vida. BR 431

“Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada.” (Provérbio 1.33).

A vida em nosso planeta é repleta de surpresas e incertezas. Mas dizem que, justamente, isto é que dá motivação ao viver. Se as coisas fossem rigorosamente programadas, com certeza a humanidade não teria alcançado o nível de progresso que alcançou, principalmente nos últimos dez mil anos. Viveríamos como vivem os animais chamados irracionais que só através de um paciente amestramento são capazes de adquirir alguma habilidade extraordinária.

Podemos entender estas certezas e incertezas mediante a seguinte ilustração: “Um pássaro preso em uma gaiola”. De um lado ele tem um pote com ração para se alimentar, do outro lado há um frasco de veneno letal gaseificado. Uma pessoa, a certa distância, de posse de um estilingue e uma quantidade incerta de pedras pequenas está atirando na gaiola. O pássaro estará vivo e alimentado enquanto o atirador não acertar o frasco, o pote ou a ele próprio. Se acertar o frasco ele morrerá rapidamente sob o efeito do veneno. Se acertar o pote morrerá lentamente de inanição. Se acertar a ele próprio ele poderá ficar apenas ferido ou morrer também. O pássaro conta com cinco possibilidades: primeira – a pessoa lança todas as pedras e não acerta nem o pote, não acerta o frasco e nem a ele mesmo, assim continuará vivo, sadio e alimentado; segunda - a pessoa acertará o pote e ele morrerá lentamente por falta de alimento; terceira – a pessoa acerta o frasco e ele morre rapidamente sob o efeito do veneno; quarta – uma das pedras poderá acertá-lo, ferindo-o ou até mesmo matando-o; quinta – o aparecimento de alguém que possa salvá-lo, tanto dando alimento como aplicando um antídoto ao veneno antes de sua morte ou curando seus ferimentos.

Vivemos exatamente assim: temos o pote da nutrição que é a promessa do Criador; ao nosso lado está o frasco letal, a tentação que procura nos afastar das promessas e finalmente ficamos a mercê do passarinheiro que lança seus dardos inflamados procurando nos atingir.

A Palavra de Deus diz que quem ouvir os mandamentos do Senhor estará seguro, isto é, estará livre da morte. O Salmo 91 garante que o Senhor tem um esconderijo, uma fortaleza onde Ele livra àqueles que se apegam a Ele e o invocam no dia das angústias e dos perigos.

Vivemos como aquele pássaro, aprisionados dentro de nossos limites humanos, mas temos a certeza de que alguém poderá nos livrar das pedras do maligno que não cessa de nos atacar. Jesus nos ensinou a vigiar e orar (Mateus 26.41a), pois assim nos apegaremos ao Senhor e Ele nos livrará do passarinheiro, mesmo quando alguma pedra nos acertar ou acertar o nosso pote ou frasco venenoso.
(P/AViS-21/08/2010).

“Vigiai, pois, a todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que tem de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.” (Lucas 21.36).

Que este seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário