quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Breves Reflexões 026/100

26- Deus te Escolheu. (BR 130)

“Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres de nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as cousas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” (I Corintios 1. 26-29).
Estes versículos nos levam a diversas reflexões. Vários autores veem nesta passagem uma certa discriminação entre os humildes, os fracos e os pobres em função daqueles que são privilegiados pela vida..
Mas não é correto interpretar assim, quando Deus chamou Abraão, ele era um homem de posses, Gn 12.5, a Bíblia diz que ele levou todos os bens que havia adquirido naquela terra. Outro versículo menciona que ele era muito rico em gado, prata e ouro, Gn 13.1.
Podemos destacar ainda outro personagem, Davi, ele foi chamado pelo Senhor quando apascentava as ovelhas de seu pai. Era o filho caçula de sete irmãos, e Samuel queria ungir um dos seus irmãos como rei, mas não eram os irmãos de Davi que o Senhor havia escolhido, 1 Sm 16.11-12.
Moisés foi mandado para o palácio de Faraó para ser criado como se fosse filho da sua filha, ou seja, neto de Faraó, para receber todos os privilégios palacianos e ser preparado à luz da melhor educação da época, ou seja, a egípcia, para depois ser chamado para uma missão especial.
Raabe, uma respeitada prostituta de Jericó, que ocultou os espias que tinham sido mandados por Josué. Como recompensa do seu ato, foi poupada a sua vida, quando a cidade foi conquistada (Js 2 e 6.25). Casou com Salmom, um príncipe de Judá e dela descendeu Davi e Jesus (Mt 1.5).
Paulo, um privilegiado entre os doutores e autoridades de seu tempo, foi chamado para a missão especial do apostolado e codificador da doutrina cristã.
Aristóteles, 360 A.C. já afirmava: “Nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida.” Apesar de todo progresso tecnológico na exploração micro e macro do espaço continuamos não entendendo a vida e nem sabendo como administrar os nossos conflitos interiores que são os geradores principais dos conflitos externos que nos levam à violência e às guerras. Mas, apesar de tudo estamos convencidos de que o Criador conta conosco e tem um chamado especial para todos os homens e mulheres que habitam e habitarão neste planeta, independente de ser rico ou pobre, doutor ou analfabeto, branco ou negro, amarelo ou vermelho. Nada disto interessa, o chamado é para todos, o chamado é para mim, é para você.
Mas, afinal de contas, o que é que faz diferença para que Deus escolha alguém para a sua missão neste universo criado para ser dominado e explorado por nós, homens feitos de forma misteriosa para honrar e glorificar o Criador. Todo o universo aguarda silencioso pela nossa presença para que todo o seu potencial seja colocado a serviço do Criador. Assim, o Deus Altíssimo chama homens e mulheres das mais variadas raças, religiões, culturas e ciências para a sua obra de conquista e adequação do universo.
Estas pessoas tinham algumas coisas em comum tais como temor ao Criador, respeito a sua obra, simplicidade no viver, honestidade nos seus negócios, fome de saber e de servir ao próximo, tudo isto para honrar e glorificar ao Supremo Arquiteto do Universo. No salmo 86.11 lemos: “Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.” O salmista pede ao Senhor para lhe ensinar a caminhar na sua presença, a respeitar o Grande Autor da Vida e da Salvação que de forma tão misteriosa tem permitido a sobrevivência da vida em infinitas formas não só em nosso planeta, mas por todo o universo em dimensões que ainda não sabemos identificar e nem somos capazes de imaginar.
Podemos destacar também em cada um destes homens e mulheres outras qualidades que atraíram a atenção de Deus como: obediência Gn 26.5, fé Hb 11.31e um coração puro, Sl 51.10; 1Sm 16.7. O Ser humano nunca será uma pessoa perfeita, mas é convidado a ser um agente escolhido do Senhor para os Seus profundos desígnios, ou seja, a de transformação deste planeta no seu jardim original, o Edem de Deus ou na Nova Jerusalém prevista em Apocalipse 21,. .
Deus nos escolheu, creia. Pedro afirmou que somos: “... raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.”(1 Pe 2.9-10).
“Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei, não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” E Ele quer te usar para cumprir os Seus propósitos.
Que hoje seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário