quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Natal em Família

Natal em Família.


Nesta quinta feira, deixamos de dar sequência às nossas “Breves Reflexões” para postar um texto sobre a comemoração do Natal em família.

Assumindo a nossa posição de sacerdote da família, conduzimos um momento de reflexão.

A partir da expressão de Mateus: “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim:” (Mateus 1-18a); contamos para as crianças, principalmente, a maneira como os evangelistas registram o nascimento de Jesus.

Em seguida relatamos alguns fatos históricos sobre a evolução dos rituais de comemoração do nascimento de Jesus, incluindo a questão da discussão das datas até a fixação da atual data de 25 de dezembro, em 336 D C pelo Papa Julio I. Também demos breves notícias sobre o sentido da simbologia usada para ilustrar os registros evangélicos bem como a evolução do sentido da mensagem natalina através dos séculos.

Destacamos que para os cristãos do século II, as comemorações natalinas tinham como principal objetivo, manifestar o descontentamento com a situação do mundo atual. A temática era, principalmente: “Não vos conformeis com este mundo”. Deixamos claro que ainda hoje o mundo não é o mundo desejado por Deus e muito menos o anunciado por Jesus: “Um Reino onde há de imperar a justiça, a paz, a alegria e o amor”. Enquanto houver injustiçados (excluídos), violências e todos os tipos de abuso para com a obra de Deus, os cristãos não poderão silenciar, pois se eles calarem as pedras clamarão.

Lamentamos que os cristãos atuais vêm perdendo esta perspectiva e têm contribuído para que o Natal se torne cada vez mais, apenas um motivo de consumo, substituindo Jesus Cristo, pelo Papai Noel e a temática renovadora do cristianismo por um mero desejo de felicidade e solidariedade que não passa de falácia sem consequência.

Precisamos rever o sentido da mensagem natalina e principalmente de seus símbolos a fim de resgatar a verdadeira mensagem que eles representam. Por exemplo: o Papai Noel precisa voltar para sua missão, ou seja, a de motivar as crianças para ouvir as histórias evangélicas do Natal (função de pedagogo) e não a de estimular o consumismo que na realidade é a negação da mensagem original do Natal.

Após a reflexão, a palavra foi liberada a todos, o filho mais velho orou e a família trocou presentes, abraços e gestos de amor cumprimentando uns aos outros desejando que Cristo se torne cada dia mais presente em nossas vidas, seguindo-se uma farta ceia e alegrias que entraram pela madrugada.

Rogamos a Deus que não permita que esta oportunidade tão rica da comemoração do nascimento de Jesus, seja esquecida ou distorcida diante de tantas críticas e falta de conhecimento do seu verdadeiro sentido, considerada ainda hoje como: “ Data Magna do Cristianismo”.

"Que Jesus Cristo encontre hospedagem em nossos corações e possa nascer em nossas vidas neste natal.”
Assim Deus nos ajude.


Evangelista Alfredo Vieira de Souza (Juiz de Fora, 25 de dezembro de 2010- Sábado).

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário