quinta-feira, 29 de julho de 2010

Breves Reflexões 007/100

07- Aprendendo a Orar Com as Formigas. (BR 329)

Outro dia vi uma formiga que carregava uma folha muito maior que ela. Olhando a formiga e a folha, a folha deveria ter, no mínimo, umas dez vezes o tamanho da formiga. Ela carregava com muito sacrifício. Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também a formiga. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a observei e acompanhei até que chegou próximo do buraco que devia ser a porta de entrada de sua casa. Aí eu pensei: até que enfim ela terminou sua missão. Ilusão minha. Na verdade havia apenas terminado uma etapa. A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com a formiga a deixasse do lado de fora para, então, entrar sozinha sem o seu precioso trunfo. Eu disse, então, para mim mesmo: coitada, tanto sacrifício para nada. Lembrei-me do ditado popular: nadou, nadou e morreu na praia. Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco começaram a sair outras formigas, e começaram a cortar a folha em pequenos pedaços. Enquanto umas cortavam, outras iam pegando os pequenos pedaços e conduzindo-os para o interior de sua casa. Trabalho em equipe, perfeitamente racionalizado. Elas pareciam alegres com o que faziam. Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, sendo integralmente introduzida no pequeno buraco.

Comecei então a refletir com os meus botões: quantas vezes me desanimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades? Talvez, se a formiga tivesse concentrado o seu pensamento no tamanho daquela folha, nem mesmo teria começado a carregá-la. Invejei a coragem, a persistência e a força daquela formiguinha. Naturalmente, transformei a minha reflexão em uma oração e pedi ao Senhor, que me desse a tenacidade daquela formiga, para carregar as dificuldades do meu dia-a-dia. Que me desse a perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas. Que eu possa ter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais para mim. Que eu tivesse humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário. Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo, mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer. A alegria dos filhotes que provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento que aquela folha poderia fornecer, fez com que aquela formiga esquecesse e superasse todas as adversidades da estrada.

Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecido em minha caminhada. Agradeci ao Senhor por ter colocado aquela formiga em meu caminho ou por me ter feito passar pelo caminho dela.

“Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente.” (Texto de, Ninon Rose Hamvryliszyn e Silva).
“Texto deixado em minha caixa de correio em 27 de janeiro de 2010.”

Que hoje seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira.

Conheça o meu novo blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Breves Reflexões 006/100

06- Psicoteologia. (62)

**Pensar em saúde humana é algo estimulante e que fascina. Estimula a mente, atraindo-nos ao maravilhoso e variado campo de ação da vida, à medida que se começa a perceber que a questão da saúde toca e abrange grande parte da experiência do ser humano.

Todo ser humano tem um estilo individual de se tornar ou ser doente, isto é, de reagir diante das doenças. Uns facilitam o seu processo imunológico outros dificultam as vezes ao ponto de criar quadros mentais patológicos que acabam tomando forma biológica. Somos bem tipicamente humanos mas ainda assim, surpreendentemente únicos, feliz ou infelizmente, na doença ou na saúde.

Em sociedades antigas do Oriente Médio. De 3.200 a.C a 1.000 A.D, as culturas das quais o Ocidente retirou suas fontes e recursos, como a egípcia, mesopotâmia, hebraica, grega e romana, a ênfase era no bem-estar físico e nas receitas de higiene física. Questões que hoje são referidas como higiene mental ou psicoterápica eram deixadas sob a responsabilidade da religião.

A ênfase na saúde mental como problema da medicina só começa a tomar vulto depois do século XVIII com o surgimento da psicologia e psicanálise.

Segundo alguns autores só lá por volta da metade do século XVIIII é que algumas autoridades começam a colocar a questão da saúde total como prioridade nos ensinamentos de medicina e surgem então alguns conceitos sobre saúde, tais como;

1. Saúde é um estado de completo bem –estar físico, mental e social,
e não a mera ausência de enfermidade ou doença diagnosticável.
2. Saúde é o total bom estado do corpo, da mente sadia e integridade
de emoções, que torna possível a mais alta qualidade de serviço e
vida eficientes.
3. Saúde é a qualidade resultante do total funcionamento do
indivíduo, que o capacita a viver uma vida pessoalmente
satisfatória e socialmente útil.
4. . Saúde é a condição na qual o indivíduo é capaz de mobilizar
todos os seus recursos intelectuais, emocionais e físicos para um
estilo de vida excelente.

Tais conceitos globalizantes levam a sério o significado do impacto de saúde total da pessoa, sem subestimar a importância do papel dos relacionamentos sociais, ecológicos, religiosos e com o sagrado.

Atualmente, segundo alguns estudiosos e conferencistas defende-se uma visão holística da vida, isto é, a consideração do homem global. A teologia desenvolveu a visão paulina do homem corpo, alma e espírito. Os conceitos de saúde e longevidade se evoluíram e todos concordam que a longevidade só tem sentido quando vivida com prazer, com sonhos, mantendo acesa a chama de felicidade.

Podemos considerar que a busca da felicidade é o objetivo principal da vida, e que alguns fatores determinam isto a saber:

a)- A Relação familiar;

b)- A situação financeira;

c)- O trabalho;

d)- A comunidade de amigos;

e)- A saúde:

f)- O exercício espiritual.

Neste caso, princípios como: “Só quem se preocupa em fazer a felicidade dos outros, alcança a sua própria felidade: Só quem está bem consigo mesmo pode estar bem com o próximo; Só quem está bem com Deus pode estar bem consigo mesmo, se tornaram questões de saúde.

A adoção destes princípios, a nosso ver, abre um campo imenso para o desenvolvimento da psicoteologia, isto é, a combinação de princípios da psicanálise com a aplicação metodológica dos princípios teológicos para a cura interior. As pessoas responsáveis por estas áreas precisam pensar nisso. (P/AViS-Primavera/2003).

Que este seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira.

Conheça o meu novo blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Breves Reflexões 005/100

05- Desencanto. (58)

Os encontros e desencontros estão sempre presentes em nossa vida. Eles acontecem no nosso dia a dia. Casamentos desfeitos, desempregos, mortes, incompreensões e outras surpresas desagradáveis afetam o nosso emocional criando um estado de ansiedade e às vezes até de desespero. Por mais que lutemos, estas cousas estão sempre ao nosso lado, produzindo efeitos negativos que denominaremos de “Nó Existencial”. É um termo bastante pomposo usado por alguns filósofos e terapeutas, mas que descreve bem esta situação. É um “Nó” que precisa ser desatado e às vezes cortado como na parábola do “Nó Górdio”.

Nós mesmos determinamos o nosso “Nó Existencial”. É o nosso emocional dominado pela raiva, pela vaidade, pela arrogância, pelo egoísmo, a perda de privilégios e o desconhecimento das leis que regem o universo. Não queremos cultivar a paciência de esperar o tempo certo para os acontecimentos mais importantes da nossa vida. Não sabemos praticar a tolerância para com os nossos amigos e com as nossas próprias fragilidades. Não somos capazes de beber do elixir do perdão ao próximo e muitas vezes não perdoamos nem a nós mesmos, exigindo cada vez mais perfeição dos nossos atos, esquecendo-nos que somos pó e por isso sujeitos a falhas e erros conscientes e inconscientes.

As emoções fazem parte da nossa natureza e são traduzidas em sentimentos que identificamos em nossa alma, e que são importantíssimos para o funcionamento humano normal. Sem amor, empatia ou compaixão, (empatia = em, dentro e páthos, paixão, modo de conhecimento intuitivo de outrem, que repousa na capacidade de colocar-se no lugar do outro) não se poderia criar famílias e nem viver em sociedade.

É muito comum, quando perdemos o poder, negar o nosso apoio ou pelo menos nos afastar do meio para não colaborar com o nosso sucessor. Precisamos aprender com a mestra “Humildade”, a respeitar as novas idéias e participar com a nossa experiência para apoiar e estimular as novas lideranças. Precisamos tomar cuidado com aquilo que falamos, a palavra é a alavanca com a qual podemos levantar ou derrubar os nossos amigos.

Thiago, o escritor bíblico diz que a palavra é fogo e que a língua é como o leme de um navio que apesar de pequeno tem o poder de determinar-lhe a direção.
“Devemos lembrar que a palavra não dita é nossa escrava, mas quando dita nos faz seu escravo.” Dizem também que a língua é o chicote do corpo, com ela podemos defender ou acusar ao nosso próximo.


O “eu” vem sempre em primeiro lugar, não há respeito pela idéia do outro, o “eu” quer ser soberano e dominante, quer ser o dono da verdade. Mas o que é verdade? As verdades podem ser diferentes, nem sempre a minha verdade é a verdade do outro, sem contar ainda que acima da minha verdade e da verdade do outro está a verdade do grupo.


O “conhece-te a ti mesmo” inscrição inserida no pórtico do Templo de Delfos, e que fez mudanças na vida do filósofo Sócrates (469 – 399 a.C) não é aprofundado e às vezes até desconhecido. Queremos mudar os conceitos existentes na sociedade, queremos mudar o mundo, mas não queremos mudar a nós mesmos.


Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente


Ontem é história. Amanhã é mistério e hoje é dádiva. Por isso se chama presente.”(Brian Dyson).


O nosso grupo é o somatório de todos nós, reflete as nossas melhores ou piores intenções. Quando buscamos a “verdade que liberta” fazemos do grupo uma comunidade de apoio, de inspiração e escrevemos uma linda história.

É o que devemos buscar, um grupo saudável, um ambiente onde a amizade e o companheirismo contribuam para que os nossos “ENCANTOS” permaneçam e jamais sejam transformados em “Desencantos”.

Que este seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Breves Reflexões 004/100

04- Como ter um infarto feliz *(34)

A Bíblia diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo
propósito debaixo do céu: há tempo de nascer, e tempo de morrer.” (Ec 3.1 e 2).

Entre o “nascer” e o “morrer” existe um espaço que chamamos de vida.

Este espaço pode ser encurtado ou alongado. Isto depende em grande parte de você; não fique esperando que Deus faça isto por você, pois Ele te quer com vida longa e saudável.

Segundo estatísticas oficiais, grande parte da humanidade morre de infarto. Então você pode escolher uma morte mais rápida e mais feliz em troca de uma vida longa e feliz.

Vão aí alguns conselhos para quem desejar um infarto rápido e feliz.

01- Cuide de seu trabalho antes de tudo. Deixe para depois as necessidades pessoais e familiares.

02- Trabalhe todos os dias, até altas horas, inclusive aos domingos.

03- Se não puder permanecer no escritório após o expediente, leve algum trabalho para terminar em casa e trabalhe até altas horas da noite.

04- Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nunca diga não a qualquer convite para assumir funções de destaque no meio profissional e social.

05- Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila
junto aos seus familiares.

06- Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, muito menos com dispensas para lazer ou gozo de férias. Afinal de contas, tempo é dinheiro.

07- Centralize todo trabalho em você, controle e examine tudo para verificar se não está saindo alguma coisa errada. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo, pois ninguém executa o trabalho com tanta perfeição como você.

08- Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar uma dorzinha de estômago, tome logo um estimulante. Eles vão te deixar tinindo.

09- Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e
sedativos de todos os tipos, e se necessário em dose dupla que logo o sono chega.

10- E por fim, o mais importante: não se permita perder tempo com igrejas, orações, meditações e outras reflexões de ordem espiritual. Isto é para os fracos, aqueles que não confiam na sua própria competência.

A Bíblia, o melhor compêndio de estilo de vida que se tem notícia, diz o seguinte:

a) “Disse Jesus: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (Jo 10. 10);

b) “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria alma?”. (MT 16. 26a).

c) “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo
consomem, e onde os ladrões minam e roubam;... Por isso digo: não andeis ansiosos quanto a vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento e o corpo mais do que o vestido?” (Mt 6. 19 e 25).

d) “Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu tão
lindamente como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pequena fé?” (Lc 12. 27 e 28).

Vejamos agora o que diz o Dr. Fernando Antônio Luchese – Cardiologista, pesquisador e conferencista:

a) Ser feliz e viver muito é uma opção pessoal.

b) As doenças da alma causam doenças no corpo.

c) A maior parte das atitudes para melhorar seu estilo de vida depende só de decisão e gerenciamento e não de dinheiro, como pensa a maioria das pessoas.

d) Só quem se preocupa em fazer a felicidade dos outros, alcança a sua
própria felicidade!!!

e) Os mais destacados paradigmas do século XX foram a ânsia de “TER” e a perda da “longevidade saudável”.

Para encerrar vamos lembrar-nos do que nos diz o Salmista: “Ele enche a minha vida com muitas coisas boas, e assim eu continuo jovem e forte como a águia”. (Sl 103.5). - P/AViS/27/03/2009 -

Que hoje seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev Alfredo Vieira

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Breves Reflexões 003/100

03- ALÉM DO BIOLÓGICO

Até agora eu falei das coisas biológicas, físicas e materiais, perfeitamente comprovadas pela ciência.
Jesus, no diálogo com Nicodemos, disse: “se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?”. (Leia Jo 3.l-12).
Até aqui falei de fenômenos biológicos e espero que você tenha compreendido e acreditado que o Deus Altíssimo operou por trás de tudo isto. Se foi assim acredito que a nossa reflexão te fará muito bem. Se você acreditou apenas no biológico, estou orando para que Deus abra os seus olhos da mesma forma que abriu os olhos dos caminheiros de Emaús para que eles pudessem reconhecer Jesus. (Leia Lc 24.13-35).
É importante ressaltar que o mesmo Deus que projetou este maravilhoso instrumento de reprodução da vida tem também um plano especial para cada vida que surge neste planeta. O que parece absurdo é uma pessoa saber de todas estas maravilhas e não acreditar que por trás delas exista um criador cheio de amor, que tudo fez para que viéssemos aqui e tivéssemos a chance de sermos felizes.
Pois bem, agora vou falar de algo muito mais sublime. Vou refletir sobre a existência da alma e do espírito. Somos uma unidade trina, corpo, alma e espírito. Na reflexão anterior falei que quando alcançamos a capacidade de ter algum tipo de consciência e fazer algum movimento, passamos a ser também uma alma vivente. Este é um processo próprio de toda a espécie animal. É isto que marca o diferencial entre o vegetal e o animal, este é capaz de movimentar.
Se formos a um dicionário encontraremos uma longa relação de sentidos para esta palavra. Mas se atentarmos para sua origem latina verificamos que ela vem de “anima” e que exprime exatamente a causa oculta dos movimentos vitais. Em teologia o assunto é bastante complexo, mas nós vamos simplificá-lo, dizendo que a alma é uma substância incorpórea, porém ligada e dependente do corpo animal. A Bíblia fala que quando Deus soprou no homem o fôlego da vida ele passou a ser alma vivente (Gn 2.7). A palavra alma é citada muitas vezes na Bíblia e o seu sentido é bastante variado, no entanto na maioria das vezes ela tem o sentido de ser uma substância imaterial, criada por Deus para ser o centro dos afetos e motor dos atos humanos, principalmente os inconscientes. Ela está ligada ao processo de rejeição, aceitação e seleção agindo diretamente na nossa vontade e no pensamento. Assim a Bíblia nos ensina a importância de educar ou doutrinar a alma (Sl 103-1; Pv 21.10; Is 1.14: Mt 22-37; I Pd 1.22).
Quero falar agora sobre o espírito. A Bíblia fala de dois espíritos, um é o espírito do homem e o outro é o Espírito de Deus. Sempre que nos referirmos ao Espírito de Deus usaremos o “E” maiúsculo e ao nos referirmos ao espírito do homem usaremos o “e” minúsculo. A palavra espírito significa para nós o princípio animador ou vital, ou seja, que dá vida aos organismos físicos. A partir disto podemos entender que o espírito vem antes da alma, pois o espírito é que gera a vida, sem o que a alma não poderia cumprir a sua missão. A Bíblia é rica em citações sobre o espírito dos homens e o Espírito de Deus. Este assunto merecerá de nossa parte uma atenção especial, quando estudaremos A obra do Espírito Santo.
Nessa oportunidade a intenção é passar este conhecimento e dizer que tanto o corpo, como a alma e o espírito precisam ser alimentados e tratados como um grande presente a nós concedido pelo Deus Altíssimo. O corpo é alimentado com elementos materiais, a alma é alimentada pela beleza e pelo amor e o espírito é alimentado pela fé e obras de piedade e misericórdia.
Para que os três possam viver em harmonia precisamos cultivar a humildade, a esperança, a fé e desenvolver a capacidade de compreender e perdoar as nossas próprias fraquezas e também as do próximo. Lembrando finalmente que viver em harmonia significa viver no Espírito e ser amigo e companheiro de Jesus que nos ensinou “vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” (Jo 15-14).


Que este seja um momento especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira.