sábado, 13 de agosto de 2011

Esquisitisses Religiosas

- Esquisitices Religiosas. (BR 214)

Eu sei que o termo “esquisitices religiosas” é bastante esquisito, principalmente para os acadêmicos. Mas estamos em 1965, eu estou com vinte e nove anos e desde que me entendo por gente sou membro de igreja evangélica. Se eu tive um momento de conversão, foi no útero de minha mãe, pois ela realmente se converteu a Cristo quando aguardava meu nascimento. Contudo tenho a consciência do chamado para um Ministério Especial, que ainda não consegui discernir com muita clareza.*

Durante minha vida, tenho assistido muitas inovações no meio religioso e nos últimos tempos até a própria Igreja Católica, entendida por mim como a guardiã das tradições chamadas cristãs, vem se sucumbindo ante as pressões do “niilismo” imperante no mundo atual.

Lembro-me, que no final da década de quarenta, mataram uma mulher durante o culto, em uma cidade do interior mineiro, a pretexto de estarem expulsando dela uma serpente, o que provocou uma comoção internacional. Mas logo o fato foi esquecido e os profetas das “esquisitices” continuam operando.

Por isso, nessa manhã de primavera, resolvi refletir um pouco sobre este tema. Primeiramente, procurei entender o significado do termo “esquisitices”. Descobri que ele significa “excentricidade” e que “excentricidade” significa “fora do centro”. Ora se eu pensar em termos da física ou da mecânica, descubro logo que isto deve provocar alguns conflitos muito interessantes. Deve gerar barulho, sacudidelas e desvios constantes da rota, ou melhor, deve caminhar sem rota certa ao bel prazer de agentes desajustados e que não podem oferecer qualquer tipo de segurança. Um verdadeiro caos.

Mas posso verificar que esquisitices não é coisa exclusiva do nosso tempo. Paulo já deparou com um homem esquisito que queria pagar pelo seu dom e foi até perseguido por eliminar o poder “adivinhatório” de uma mulher que propiciava renda ao seu senhor.

Veja bem que as esquisitices já estavam ligadas aos interesses financeiros. Com o tempo, foram surgindo muitas esquisitices dentro da igreja até que ela acabou perdendo sua identidade cristã, envolvendo-se com costumes estranhos (sincretismo religioso) a tal ponto que aqueles que queriam vivenciar a simplicidade evangélica não conseguiram viver dentro dela, gerando os conflitos históricos que todos conhecemos.

Em nossos dias, predomina um verdadeiro desespero entre aqueles que desejam alcançar a hegemonia ou o controle religioso das massas. Apelam para os mais estranhos recursos. Assistimos a um movimento que se denomina de renovação e que pretende ganhar o Brasil para Cristo. São produtores de milagres programados e de testemunhos mirabolantes que geram as mais estranhas expectativas entre as pessoas mais humildes e mais crédulas. Homens e mulheres que se consideram renovados com poderes especiais para expulsar demônios, fazer curas e outras maravilhas que encantam as massas e enchem os templos.

São objetos consagrados, tais como envelopes abençoados, Bíblias abençoadoras a preços absurdos e orações em linguagens tão estranhas que nem eles mesmos sabem o que estão dizendo (linguagem dos anjos), fitinhas para amarrar nos punhos.

Na idade média, copiando o paganismo, a Igreja negociava o céu, o inferno, o purgatório, e também fitinhas e outros objetos, tais como pedaços da cruz de Cristo, rezas poderosas que levavam o nome dos santos. No meio evangélico é bastante esquisito este tipo de negociação, mas está pegando também. As Mães de Santo do Candomblé também negociam fitinha há muitos anos e fica até simpático.

“ Sem dúvida que pagar uma fortuna numa Bíblia abençoadora pode parecer melhor do que adquirir uma caixa de uísque, conforme afirma certo pregador, mas, com certeza, o dano ESPIRITUAL é bem maior do que tomar um porre de uísque.”

São verdadeiros fetiches que envenenam as mentes e afastam os homens da verdade evangélica, aquela que, de fato LIBERTA e nos põem em comunhão com o verdadeiro Deus. Estas coisas estão ocorrendo e não conseguimos vislumbrar nenhuma possibilidade de controle, pois eles contam com o apoio da lei que garante a liberdade religiosa. Com a religiosidade e a superstição do nosso povo tão sofrido em busca de esperanças a qualquer custo, eles conquistarão cada vez mais um espaço maior. Hoje está mais fácil criar e estabelecer uma igreja do que organizar um boteco para vender pinga ou instalar uma barraca na calçada de uma rua qualquer. (Este texto foi escrito em 1965, quando o movimento de renovação espiritual surgia no meio evangélico e o de renovação carismática surgia entre os católicos).

Fica aqui o nosso apelo para que líderes religiosos e homens de bem que detém o poder de manter a ordem em nosso país, pensem nisso. (P/AViS- Primavera de 1965).

O povo Cristão precisa clamar como o Salmista: “Já é tempo, SENHOR, para intervires, pois a tua lei está sendo violada”.

Que hoje seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

*O Ministério a que me refiro foi concretizado nos princípios que regem o “Projeto Amor: Cristo, verdade que liberta” que passou a nortear minha vida religiosa e espiritual a partir da década de setenta. (Veja SIT - WWW.alfredopam.adm.br)

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

Um comentário:

  1. Belo texto e muito atual. Penso que os dirigentes das Igrejas deveriam seguir mais a máxima de Cristo: Quem quiser ser o maior que seja o servo, quem quiser ser o primeiro, que seja o último... Talvez assim este comércio não haveria razão de ser. Infelizmente o dinheiro ou, a ganância dele advinda, corrompe até as idéias e os ideais.

    TFA

    José Ricardo

    ResponderExcluir