domingo, 25 de dezembro de 2011

O Natal Revela a Bela Face de Deus

118- O Natal revela a bela face de Deus

A chegada do Natal proporciona uma mudança visual nas lojas, nas casas e nas cidades. Tudo fica mais colorido, brilhante e lindo. O ambiente natalino proporciona também até mesmo uma mudança no relacionamento entre as pessoas. Enviamos cartões, damos presentes e participamos da ceia em família ou entre amigos. Porém, tudo isso quase sempre termina no dia seguinte.

Natal é mais do que uma mudança exterior. Natal foi uma intervenção direta de Deus no rumo da história. Sabemos que Jesus não nasceu dia 25 . Sabemos que Jesus não nasceu em Dezembro. Mas o fato de o dia estar errado, de desconhecermos a data correta, não tira em nada a importância do fato: Jesus nasceu!

Deus se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14).

Jesus veio para resgatar o aflito, o sofredor, o oprimido, o carente, o pecador:
"Vos trago boa nova de grande alegria, que será para todo o povo" (Lc 2.10).
A história não foi mais a mesma desde a vinda de Jesus ao mundo. Mais do que uma mudança posterior no calendário, o nascimento de Jesus colocou fim ao reinado do poder das trevas e determinou a vitória do amor, da vida, dos que buscam ao Senhor em humildade e fé. Uma estratégia de Deus. Havia um propósito do Senhor para resgatar o ser humano.

Do trono de Jessé sairia aquele que reinaria: "De ti sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade" (Mq 5.2).
O propósito de Deus sempre foi salvar o mundo, por isso, enviou Jesus. Ele entrou no terreno do inimigo, através da humildade e amor. Jesus veio de uma forma humilde: desconhecido, sem maternidade, sem pediatras, sem pertencer a uma família de destaque na sociedade. Ele não foi notícia de primeira página nos jornais e nem nos noticiários da TV. O propósito não era simplesmente nascer e ser lembrado para sempre como uma bela criança na manjedoura. Seu propósito maior era estabelecer o Reino de Deus e chegar até a cruz onde poderia proporcionar plena vitória ao ser humano.
O Natal revela plenamente a face de amor de Deus. Somente o verdadeiro amor pode proporcionar a doação. Diante de tanto ódio, opressão, carência do povo, Deus interveio diretamente, como fez no passado chamando Moisés para libertar o povo do Egito. Agora, não mais profetas, sacerdotes ou anjos.

Ele mesmo veio: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu..." ( Jo 3.16).
Na sua vivência aqui, Jesus não usou de violência nem da força da lei. Usou do poder que há no amor. Ele ensinou como amar. Ele foi todo amor. Ele foi a cruz por amor.
Jesus perdoou a mulher pecadora; esteve na casa do errado Zaqueu; tocou nas feridas do doente rejeitado; amou até o fim e disse que seríamos reconhecidos como discípulos pelo amor.Jesus mostrou a face bela do amor de Deus.

O Natal só tem sentido com a cruz...


Gostamos de lembrar só de coisas boas. Celebramos as alegrias. Mas o belo Natal só tem sentido com a ida de Jesus a cruz. Natal não deve ser só lembrado como o grande presente de Deus para a humanidade. O plano de Deus consistia em chegar até a cruz.Jesus se tornou Senhor dos senhores, Rei dos reis.

Sem a cruz, o Natal não existiria. O Natal é um fato que precisa ser anunciado:
"E vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores" (Lc 2.17).
O Natal não pode terminar no dia 26 de dezembro. Ele é apenas um início.Somos portadores dessas boas novas.

Natal é sinônimo de vida plena.

Jesus foi glorificado e deve ser exaltado, anunciado, amado, servido até o fim de nossas vidas. Somente Ele pode nos dar algo real e eterno. Ele é a razão de ser da nossa existência. Ele é o primogênito de toda criação. Por meio dele tudo subsiste.
É nossa missão anunciar e testemunhar a vida plena que há em Jesus diariamente ao mundo! (Pastor Odilon Massolar Chaves – Pastor Metodista)

Que este NATAL seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário