quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Breves Reflexões nº 84/100

84- VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA - 1/8

(Matéria preparada pelo Ev. Alfredo Vieira de Souza em 1976, destinada às Assembéias Noturnas do Instituto Granbery da Igreja Metodista em Juiz de Fora e revista e atualizada em janeiro de 2012).

Em uma série de oito textos estaremos tecendo algumas considerações sobre a Bíblia.

Faremos as seguintes abordagens:

a) Breve Histórico:
b) Sua estrutura;
c) Seu Objetivo;
d) Conclusão.

Breve Histórico
Quando falamos da Bíblia Cristã, falamos de uma coleção de livros. A Bíblia é um conjunto de Escritos Sagrados, que chegou até nós atravessando milênio por meio do povo judeu e pelos cristãos zelosos.

A palavra Bíblia passou por grandes mudanças Bíblos era o nome de uma antiga cidade Fenícia, famosa pela exportação de papiros. Deste nome se originou a palavra Biblíon (livro) e mais tarde TÁ BIBLÍA (os livros). O plural grego que determinava o nome Bíblia transformou-se, no latim posterior, em nome feminino, singular, Bíblia, o livro. E com este sentido foi transmitido para todas as línguas modernas. Mas o conceito vem do hebraico SeFARAIM , empregado pela primeira vez em Daniel 9:2 [...]Eu Daniel, entendi pelos livros...

Os judeus, que falavam grego, traduziram TÁ BIBLÍA , designando, com este termo, os livros canonizados como escritos sagrados do povo judeu. Depois foi a vez da Igreja, a qual chama, tanto o Novo quanto o Antigo Testamento, de TÁ BIBLÍA . O nome Bíblia foi aplicado às Escrituras, originalmente por João Crisóstomo, grande pregador e patriarca de Constantinopla (398-404 d.C).

O livro, no Antigo Testamento, tinha forma usual de rolo, feito de papiro ou pergaminho e o texto era escrito por dentro, podendo continuar no verso. Por volta do século II d.C., o rolo começou a ser substituído pelo códice, uma coleção de folhas de material de escrita dobradas e costuradas em uma extremidade, frequentemente protegidas por capas. Este caderno de papiros ou pergaminhos era largamente usado nas comunidades cristãs para registrar textos do Antigo e Novo Testamentos.

Segundo a crença dos Cristãos mais ortodoxos e conservadores está tudo revelado na Bíblia; o que o ser humano precisa é conhecê-la pela fé, pois seu tema central é a salvação mediante a fé em Jesus Cristo. Dizem que a Bíblia é Deus falando ao homem. Deus falando através do homem, Deus falando como homem e Deus falando a favor do homem; mas é sempre Deus falando. (Contiua...)
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário