sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Breves Reflexões nº 86/100

86- VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA - 3/8

(Matéria preparada pelo Ev. Alfredo Vieira de Souza em 1976, destinada às Assembéias Noturnas do Instituto Granbery da Igreja Metodista em Juiz de Fora e revista e atualizada em janeiro de 2012).

Vulgata é uma tradução para o latim da Bíblia escrita em meados do século IV por São Jerônimo, a pedido do Papa Dâmaso I, que foi usada pela Igreja Católica e ainda é muito respeitada.
Nos seus primeiros séculos, a Igreja serviu-se sobretudo da língua grega. Foi nesta língua que foi escrito todo o Novo Testamento, incluindo a Carta aos Romanos, de São Paulo, bem como muitos escritos cristãos de séculos seguintes.

No século IV, a situação mudara e é então que o importante biblista São Jerônimo traduz pelo menos o Antigo Testamento para latim e revê a Vetus Latina. A Vulgata foi produzida para ser mais exata e mais fácil de compreender do que suas predecessoras. Foi a primeira e por séculos, a única versão da Bíblia que verteu o Velho Testamento diretamente do hebraico e não da tradução grega conhecido como Septuaginta.

Chama-se Vulgata a esta versão latina da Bíblia, que foi usada pela Igreja Católica Romana durante muitos séculos e ainda hoje é fonte para diversas traduções.

O nome vem da frase versio vulgata, isto é "versão dos vulgares" e foi escrito em um latim cotidiano usado na distinção consciente ao latim elegante de Cícero, do qual Jerônimo era um mestre.

Sua Estrutura:

A Bíblia é dividida em dois Testamentos.

1º)- O Velho Testamento

O Antigo Testamento da Bíblia adotada pelos reformados e evangélicos contém trinta e nove livros; o da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), quarenta e seis; e o da Ortodoxa Grega (OG), cinquenta. De um modo geral eles são divididos em cinco categorias gerais, como veremos a seguir.

* O Pentateuco ou Torá. É composto dos cinco livros "fundamentais"; Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Neles vemos como Deus escolheu os israelitas para ser o seu povo, libertou-os da escravidão no Egito e firmou com eles uma aliança no monte Sinai. O Pentateuco também contém os preceitos da lei judaica instituída por Deus.

* Os livros históricos: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Estes livros relatam a história de Israel ao longo de um período de 800 anos, começando com a entrada do povo na terra prometida (Canaã) sob a liderança de Josué em 1250 a.C. Além disso, dão detalhes da conquista daquela terra durante os 200 anos de governo dos juízes.

Contam a vida dos reis Saul, Davi (1000 a.C.) e Salomão. Relatam a divisão da terra em dois reinos (Israel e Judá) e a derrota dos judeus nas guerras contra os assírios (721 a.C.) e os babilônios (586 a.C.). Focalizam também o retorno dos exilados para Israel (538 a.C.) e o reassentamento do povo em Jerusalém e na Judéia, sob a liderança de Esdras e Neemias (aproximadamente em 450 a.C.).

*A Poesia Hebraica. Inclui os salmos em número de cento e cinquenta

* Literatura da sabedoria. São eles: Provérbios, Eclesiastes e Cantares (também chamado de Cântico dos Cânticos).

*Os profetas. Inclui o compêndio dos quatro profetas "maiores" - Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel - e dos doze profetas "menores" - Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias. Há também o livro das Lamentações que registra a tristeza de Jeremias pela destruição de Jerusalém, efetuada pelos babilônios no ano 586 a.C.

Nota: Esta divisão corresponde aos livros da Bíblia adotada pelos reformados e evangélicos. A Bíblia da ICAR contém mais seis livros chamados de “apócrifos”. (Continua...)

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário