quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Breves Reflexões 014/100

14- Sobre os Anjos (III/IV)

“Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com Ele, então, se assentará no trono da sua glória;...” (MT 25. 31).

Como dissemos na reflexão anterior, há muito que dizer sobre os anjos. Estas quatro reflexões servirão apenas para despertar o interesse daqueles que querem conhecimentos sobre o mundo espiritual, onde Deus (Trindade) reina com os seus anjos, arcanjos e querubins desde a eternidade.

Nesta breve reflexão vamos abordar a missão dos anjos e o modo como eles cumprem esta missão.

É evidente que as nossas considerações serão muito limitadas, pois acreditamos que os anjos recebem muitas missões, não só em nosso planeta, mas em todo universo. Vamos sintetizar dizendo que os anjos são servos de Deus (Pai), agem sob as ordens de Jesus e são guiados pelo Espírito Santo para enfrentarem os anjos do mal em nossa defesa.

Assim, muitas vezes, eles são mensageiros para nos trazer boas novas de consolação e fortalecimento emocional e espiritual; outras vezes são agentes para nos defender em nossas urgências e desesperos, fazendo aquilo que não está dentro de nossas possibilidades. Estão sempre atentos para executar as ordens que emanam de Deus, que muitas vezes pode mudar até mesmo a história da humanidade. Não existe base bíblica para qualquer tipo de veneração ou culto aos anjos, pois pela sua própria iniciativa eles nunca aceitaram qualquer atitude de gratidão de nossa parte. Apenas os anjos do mal aceitam a adoração e manifestações de gratidão, louvor ou adoração.

Na reflexão anterior falamos que, nos dias de hoje, presenciamos poucas ações dos anjos. Isto ocorre, não porque eles tenham mudado o seu modo de agir. O que ocorre é que a humanidade atravessa um momento de desenvolvimento em que o homem se sente cada vez mais capaz de resolver os seus problemas sem a interferência divina. Mas ao passo que o homem vai alcançando um nível mais alto de conhecimento científico e filosófico, ele volta a sentir a importância de contar com a ação de Deus nos seus afazeres. “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito nos aproxima.” (Louis Pasteur).

Para cumprir as missões junto aos homens, os anjos estão sempre atentos a três áreas da vida humana: a) As necessidades físicas de subsistência, tais como fome, saúde, e outras; b) Necessidades da alma, as carências emocionais internas; c) Necessidades de possuir coisas, de ter poder, atendimento ao “ego”.

É bom lembrar que foi justamente nestas áreas que satanás provou Jesus: a) ofereceu pão; b) desafiou para demonstrar seus poderes (vaidade); c) ofereceu os reinos deste mundo.

Na próxima reflexão estaremos destacando as referências bíblicas sobre os anjos: O que a Bíblia fala sobre eles

“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” (Sl 34.7).

Que este seja um dia especial para sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário