sábado, 25 de setembro de 2010

Breves Reflexões 015/100

15- Sobre os Anjos (IV/IV)

Nós, os cristãos, acreditamos e proclamamos que a melhor fonte para se conhecer a Deus é a Bíblia Sagrada. Assim se queremos conhecer a família de Deus, não resta dúvida quanto à importância do que a Bíblia fala sobre os anjos. Vamos abordar esta questão numerando algumas afirmações bíblicas sobre os anjos.

A Bíblia afirma que os anjos:

1º - São filhos de Deus. – (Jó 38. 7) – “... quando as estrelas da alva, juntas alegremente
Cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?”Devemos lembrar que a expressão “anjos filhos” de Deus pode ser polêmica, pois em Hebreus 1. 5 encontramos a afirmação de que o único filho gerado de Deus é Jesus. No entanto no conceito profético e poético bíblico até mesmo nós tornamos filhos de Deus, porque não os anjos? Confere Romanos 8. 16.

2º - Podem tomar muitas formas para se manifestarem em nosso planeta. – (Sl 104. 4) – “Fazes a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo.” – Confere com Hb 1. 7). Toma forma humana para cumprir diversas missões e no Velho Testamento é citado muitas vezes como o anjo do Senhor. Confere: Gn 16. 1- 13; 21. 17-19; 22. 11-16; 31. 11-13; Ex 3. 2-4. É bom pensar que quem pode tomar formas de vento, de fogo, com certeza pode tomar muitas outras formas. Além de tomar muitas formas ele tem o poder de interferir em nossos sonhos (já falamos de nossas percepções extras sensoriais – confira) e nos ensinar ou transmitir mensagens de Deus. (MT 1.20).

3º - Existem antes que os mundos fossem criados. – (Cl 1. 17) – “E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Em Jó 38, Deus desafia a Jó perguntando onde ele estava quando todas as coisas foram criadas e afirma no versículo 7 que já os filhos de Deus rejubilavam, fica claro que os anjos já existiam desde um tempo que nós só podemos entender como sendo desde a eternidade. Podemos imaginar que os anjos possuem sentimentos bem semelhantes aos nossos, eles rejubilavam, isto é, se alegravam, aplaudiam como nós fazemos diante das coisas que nos agradam. Também naquele tempo havia plena harmonia na família de Deus, o que nos leva a entender que a revolta de Lúcifer foi depois de criadas todas as coisas básicas.

4º - São numerosos. – (MT 26. 53) – “... ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que Ele não me daria mais de doze legiões de anjos?” – Confere ainda, Hb 12. 22; Ap 5.11).

5º - exercem ministério de ajuda e proteção aos homens, principalmente daqueles que temem ao Senhor. – (Hb 1. 14) - “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” – Confere ainda, 1 Re 19.5; Sl 34.7; 91. 11; Dn 6. 22; Mt 2. 13-19; 4. 11; Lc 22. 43; At 5. 19; 12. 7-10. A Bíblia não autoriza nenhuma devoção ou manifestação de louvor aos anjos. Isto não quer dizer que não possamos dedicar um bom grau de simpatia para com eles. O ensinamento de Jesus e dos apóstolos é bem claro. Todas as nossas orações devem ser dirigidas ao Pai por intermédio do filho Jesus. Os anjos são ministros de Deus e cumprem suas ordens. (Veja nossa reflexão sobre “fetiches” – Breve Reflexão nº 37).

6º - Eles recebem os espíritos dos salvos e conduzem aos seus destinos. – (Lc 16. 22a) – “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão;...” A imagem de “seio” significa ser hóspede de honra num banquete. Confere Jo 13.23.

7º - acompanharão a Cristo na segunda vinda e ajudarão no julgamento. – (Mt 25.31) – “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória:...” Confere Mt 13. 30, 39 e 41; 25. 31 e 32. (Ver Breve Reflexão sobre “O que a Bíblia diz sobre o Juiz Final – Breve Reflexão nº 38).

“Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, e o constituíste sobre as obras de tuas mãos;”

Que este seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário