sábado, 25 de setembro de 2010

Breves Reflexões 015/100

15- Sobre os Anjos (IV/IV)

Nós, os cristãos, acreditamos e proclamamos que a melhor fonte para se conhecer a Deus é a Bíblia Sagrada. Assim se queremos conhecer a família de Deus, não resta dúvida quanto à importância do que a Bíblia fala sobre os anjos. Vamos abordar esta questão numerando algumas afirmações bíblicas sobre os anjos.

A Bíblia afirma que os anjos:

1º - São filhos de Deus. – (Jó 38. 7) – “... quando as estrelas da alva, juntas alegremente
Cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?”Devemos lembrar que a expressão “anjos filhos” de Deus pode ser polêmica, pois em Hebreus 1. 5 encontramos a afirmação de que o único filho gerado de Deus é Jesus. No entanto no conceito profético e poético bíblico até mesmo nós tornamos filhos de Deus, porque não os anjos? Confere Romanos 8. 16.

2º - Podem tomar muitas formas para se manifestarem em nosso planeta. – (Sl 104. 4) – “Fazes a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo.” – Confere com Hb 1. 7). Toma forma humana para cumprir diversas missões e no Velho Testamento é citado muitas vezes como o anjo do Senhor. Confere: Gn 16. 1- 13; 21. 17-19; 22. 11-16; 31. 11-13; Ex 3. 2-4. É bom pensar que quem pode tomar formas de vento, de fogo, com certeza pode tomar muitas outras formas. Além de tomar muitas formas ele tem o poder de interferir em nossos sonhos (já falamos de nossas percepções extras sensoriais – confira) e nos ensinar ou transmitir mensagens de Deus. (MT 1.20).

3º - Existem antes que os mundos fossem criados. – (Cl 1. 17) – “E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Em Jó 38, Deus desafia a Jó perguntando onde ele estava quando todas as coisas foram criadas e afirma no versículo 7 que já os filhos de Deus rejubilavam, fica claro que os anjos já existiam desde um tempo que nós só podemos entender como sendo desde a eternidade. Podemos imaginar que os anjos possuem sentimentos bem semelhantes aos nossos, eles rejubilavam, isto é, se alegravam, aplaudiam como nós fazemos diante das coisas que nos agradam. Também naquele tempo havia plena harmonia na família de Deus, o que nos leva a entender que a revolta de Lúcifer foi depois de criadas todas as coisas básicas.

4º - São numerosos. – (MT 26. 53) – “... ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que Ele não me daria mais de doze legiões de anjos?” – Confere ainda, Hb 12. 22; Ap 5.11).

5º - exercem ministério de ajuda e proteção aos homens, principalmente daqueles que temem ao Senhor. – (Hb 1. 14) - “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” – Confere ainda, 1 Re 19.5; Sl 34.7; 91. 11; Dn 6. 22; Mt 2. 13-19; 4. 11; Lc 22. 43; At 5. 19; 12. 7-10. A Bíblia não autoriza nenhuma devoção ou manifestação de louvor aos anjos. Isto não quer dizer que não possamos dedicar um bom grau de simpatia para com eles. O ensinamento de Jesus e dos apóstolos é bem claro. Todas as nossas orações devem ser dirigidas ao Pai por intermédio do filho Jesus. Os anjos são ministros de Deus e cumprem suas ordens. (Veja nossa reflexão sobre “fetiches” – Breve Reflexão nº 37).

6º - Eles recebem os espíritos dos salvos e conduzem aos seus destinos. – (Lc 16. 22a) – “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão;...” A imagem de “seio” significa ser hóspede de honra num banquete. Confere Jo 13.23.

7º - acompanharão a Cristo na segunda vinda e ajudarão no julgamento. – (Mt 25.31) – “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória:...” Confere Mt 13. 30, 39 e 41; 25. 31 e 32. (Ver Breve Reflexão sobre “O que a Bíblia diz sobre o Juiz Final – Breve Reflexão nº 38).

“Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, e o constituíste sobre as obras de tuas mãos;”

Que este seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Breves Reflexões 014/100

14- Sobre os Anjos (III/IV)

“Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com Ele, então, se assentará no trono da sua glória;...” (MT 25. 31).

Como dissemos na reflexão anterior, há muito que dizer sobre os anjos. Estas quatro reflexões servirão apenas para despertar o interesse daqueles que querem conhecimentos sobre o mundo espiritual, onde Deus (Trindade) reina com os seus anjos, arcanjos e querubins desde a eternidade.

Nesta breve reflexão vamos abordar a missão dos anjos e o modo como eles cumprem esta missão.

É evidente que as nossas considerações serão muito limitadas, pois acreditamos que os anjos recebem muitas missões, não só em nosso planeta, mas em todo universo. Vamos sintetizar dizendo que os anjos são servos de Deus (Pai), agem sob as ordens de Jesus e são guiados pelo Espírito Santo para enfrentarem os anjos do mal em nossa defesa.

Assim, muitas vezes, eles são mensageiros para nos trazer boas novas de consolação e fortalecimento emocional e espiritual; outras vezes são agentes para nos defender em nossas urgências e desesperos, fazendo aquilo que não está dentro de nossas possibilidades. Estão sempre atentos para executar as ordens que emanam de Deus, que muitas vezes pode mudar até mesmo a história da humanidade. Não existe base bíblica para qualquer tipo de veneração ou culto aos anjos, pois pela sua própria iniciativa eles nunca aceitaram qualquer atitude de gratidão de nossa parte. Apenas os anjos do mal aceitam a adoração e manifestações de gratidão, louvor ou adoração.

Na reflexão anterior falamos que, nos dias de hoje, presenciamos poucas ações dos anjos. Isto ocorre, não porque eles tenham mudado o seu modo de agir. O que ocorre é que a humanidade atravessa um momento de desenvolvimento em que o homem se sente cada vez mais capaz de resolver os seus problemas sem a interferência divina. Mas ao passo que o homem vai alcançando um nível mais alto de conhecimento científico e filosófico, ele volta a sentir a importância de contar com a ação de Deus nos seus afazeres. “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito nos aproxima.” (Louis Pasteur).

Para cumprir as missões junto aos homens, os anjos estão sempre atentos a três áreas da vida humana: a) As necessidades físicas de subsistência, tais como fome, saúde, e outras; b) Necessidades da alma, as carências emocionais internas; c) Necessidades de possuir coisas, de ter poder, atendimento ao “ego”.

É bom lembrar que foi justamente nestas áreas que satanás provou Jesus: a) ofereceu pão; b) desafiou para demonstrar seus poderes (vaidade); c) ofereceu os reinos deste mundo.

Na próxima reflexão estaremos destacando as referências bíblicas sobre os anjos: O que a Bíblia fala sobre eles

“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” (Sl 34.7).

Que este seja um dia especial para sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Breves Reflexões 013/100

13- Sobre os Anjos (II/IV)

“Não são todos os anjos espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (He 1. 14).

Na reflexão anterior falei da minha experiência em São Paulo na data de 17 de
dezembro de l998. Nesta mesma data, registrei em minha Bíblia, à página 141 no Novo Testamento (Ref. Atos 5. 17 – libertação milagrosa dos apóstolos da prisão) o seguinte:
“O que será mais emocionante (arrepiante), ver um anjo ou ser visto como um anjo? – 17/12/98 – 23h40min.”

Dois dias depois (19/12/98), registrei no meu livro de anotações (Capa Preta – página 8v), o seguinte: “O que será mais arrepiante? Ver um anjo ou ser um anjo. – Já vi alguns anjos durante a minha vida. Alguns mais duvidosos outros mais reais. O mais real que não posso esquecer foi aquele que vi no dia da Escola Dominical em 1995.

Atendendo a um convite do Rev. Edson, dava uma palavra de improviso sobre a Escola Dominical, na Metodista Central de Juiz de Fora, quando vi um anjo sobre o coreto com uma espada voltada para o centro do templo. Foi arrepiante, por pouco perdi a fala. Fiquei emocionado e a palavra voltou fácil e senti que elas tocaram a Igreja.

Naquela manhã, o irmão Freire, professor na Universidade Federal de Juiz de Fora, apresentou-se voluntário para ser superintendente da Escola Dominical e o foi durante dois anos marcando uma nova fase naquela Escola.

Hoje, porém, a minha experiência foi diferente daquele dia, sem esquecer também do anjo das Águas de Lindóia – l992.” (Confere livro nº 3 – Depois das Águas de Lindóia – fl. 1 a fl. 5 v – anotações de 30/11/92).

Estas breves notas são apenas uma pequena amostra das minhas experiências com anjos. A primeira que tenho bem clara na memória ocorreu em 1954, quando eu residia em Além Paraíba – MG. (Ela está registrada em minhas notas e reflexões – Livro 2).

Nos dias de hoje, declarar que já viu, ouviu ou falou com anjos, ou qualquer entidade espiritual, é expor-se ao ridículo e correr o risco de ser taxado de psicótico. No entanto, nos tempos bíblicos, tanto no Velho como no Novo Testamento isto era visto com muita naturalidade. Mesmo durante muitos séculos da era cristã isto era normal. A Igreja beatificava aos que se comunicavam com os anjos e santos reconhecidos por ela, bem como perseguia e queimava nas fogueiras àqueles que se comunicavam com entidades espirituais não reconhecidas por ela. Mas com o desenvolvimento do materialismo e o consequente afastamento da humanidade das coisas espirituais, tornou-se estranho para a sociedade este fato. Apenas o espiritismo e algumas igrejas pentecostais aceitam isto com naturalidade.

A partir destes rápidos registros, eu te convido para refletir comigo sobre a nossa primeira questão: “Quem são os anjos?”

Talvez a maneira mais prática de identificar os anjos, seja afirmar que eles fazem parte da família de Deus que opera nas regiões celestiais. São ministros de Deus com poderes especiais para interferir de um modo extraordinário nas nossas relações. Podem interferir nas nossas Percepções Extras Sensoriais (PES), e influenciar nossos pensamentos e até ações conscientes e concretas no mundo físico. Aprender a respeito de Deus implica em conhecer os Anjos, uma vez que eles fazem parte da sua família. Este assunto, com certeza será aprofundado ao passo que desenvolvermos as demais reflexões. Por isto passaremos a considerar a próxima reflexão: “Qual a missão dos Anjos, e o modo como eles cumprem a sua missão?”

“Não consintas que a tua boca te condene e nem diga diante do anjo de Deus que foi descuido de sua parte:...” (Ec 5. 6).

Que este seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Breves Reflexões 012/100

12- Sobre os Anjos (I/IV)

“Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis a palavra.” (Sl 103. 20).

No dia 17 de dezembro de l998, saí com um grupo da Coordenadoria Geral de Ação Missionária (COGEAM) para comer uma pizza no bairro Vila Mariana em São Paulo. Tenho ainda na memória que se encontravam presentes a irmã Zélia Constantino, o irmão Luiz Escobar e o Bispo Paulo Lockman e outros que não me ocorrem agora os nomes.

Eu nunca gostei de pedir ao garçom para embalar restos de alimentos para levar. Mas naquela noite eu senti que o Anjo do Senhor me compelia a isto. Eu não queria aceitar a ideia, mas tanta foi a insistência do Anjo que mesmo constrangido solicitei ao garçom que fizesse isto. A irmã Zélia que sempre tinha muita liberdade comigo, olhou para mim e disse; oh Alfredo, tanta comida no hotel e você levando marmitex... Eu respondi: não sei por que, mas estou sentindo necessidade de fazer isto. Ela sorriu, zombeteiramente e mudou de assunto.

Tomamos a nossa condução de volta para o hotel (Hotel Barão Lu) e eu perguntava para o Senhor; e agora, o que vou fazer com este pacote?

Chegando ao hotel, quando saiamos do carro, o Anjo voltou a me falar no ouvido direito: agora sobe o morro e vai para a direita e você saberá para quem é esta pizza. A irmã Zélia, preocupada, perguntou-me: - aonde você vai? Eu respondi, vou ali e volto já.

É uma pequena e suave subida que liga a Rua Iguape com a Av. Liberdade. Cumprindo a orientação do anjo, tomei à direita e foi até ao Largo da Pólvora, onde encontrei um homem de rua, assentado numa mureta, com o rosto entre as mãos. Senti logo que a encomenda era para ele.

Abordei-o dizendo: tenho um pouco de pizza, está limpinha e ainda morninha, não sei se você gostaria de ficar com ela. O homem olhou-me com os olhos brilhantes, que mesmo na penumbra eu podia ver-lhes o brilho, levantou as mãos para o céu e disse: o senhor não pode ser um homem, deve ser um anjo mandado por Deus; até a estas horas da noite ainda não jantei e estou aqui clamando a Deus por socorro.

Foi um momento emocionante, não tive como explicar e nem condições emocionais para dizer-lhe qualquer coisa. Senti que a minha missão estava cumprida, entreguei-lhe o embrulho e saí rapidamente de volta para o hotel.

Lembro-me de que no outro dia, pela manhã, eu contei o ocorrido para a irmã Zélia, só não sei se ela tem alguma recordação desta história. Talvez esteja na hora de conferir.

A partir desta data comecei a me interessar pela questão dos anjos, até porque as pessoas, atualmente, estão mais interessadas nos demônios. Assim arrolei algumas questões sobre eles e passarei a escrever sobre elas:
a) quem são os anjos?
b) qual a missão dos anjos?
c) como eles agem para cumprir a sua missão?
d) o que a Bíblia fala sobre eles?

Em nossa próxima “Breve Reflexão” estaremos abordando estas questões. Até lá.

“Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões e milhares de milhares.” (AP 5.11).

Que este seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com