sexta-feira, 13 de maio de 2011

Breves Reflexões 045/100

045- Sobre a Espiritualidade. (III/XII) - (BR 046/1)

“O verdadeiro e mais puro amor é aquele que se refere ao "ágape", entende? Este é o amor da espiritualidade e só o alcançamos quando descobrimos que não somos seres humanos buscando uma experiência espiritual e sim, somos seres espirituais vivenciando uma experiência humana. (P/AViS-Primavera de 1964)”.

Existe uma diferença muito grande entre a “religiosidade” e a “espiritualidade”. Enquanto a “religiosidade” é produto de ações externas e busca resultados puramente externos, a espiritualidade é o resultado de uma ação interna do Espírito Santo com o nosso próprio espírito e busca, primeiramente, resultados internos para fazer um novo homem que só depois vai se revelar externamente pelas suas atitudes, motivadas pelo “Fruto do Espírito”.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. (Gálatas 5.22-23)”.

A definição de espiritualidade paulina em Gálatas 5.22-23 é de plena aceitação por todas as religiões, princípios filosóficos, místicos ou exotéricos, assim como o Pai Nosso é considerada uma oração de aceitação universal. Pelos frutos os conhecereis. A espiritualidade tem consequência, ela não é apenas um estado emocional ou de espírito como pensam alguns.

No entanto, a sua essência é de ordem emocional ou anímica (referente à alma) e existe dentro de nós, isto é, é própria da natureza humana e reflete diretamente em nossas atitudes para conosco mesmo, com o próximo e com a natureza em toda sua diversidade. Quando somos motivados por sentimentos puros e sinceros, ela se manifesta naturalmente gerando toda a sorte de bem, produzindo o que Paulo chama de “O fruto do Espírito”.

O fruto do Espírito Santo.



Como já dissemos, Gálatas 5:22-23 nos diz: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio..." O fruto do Espírito Santo aparece como resultado da presença do Espírito Santo na vida do Cristão. A Bíblia afirma que todos recebem o Espírito Santo no momento em que acreditam em Jesus Cristo (Romanos 8:9; 1 Coríntios 12:13; Efésios 1:13-14). O principal propósito do Espírito Santo ao entrar na vida de um Cristão é transformar aquela vida. O Espírito Santo atua no sentido de dar nova forma, de pensar e agir, incutindo em nós a mente de Cristo, fazendo-nos mais e mais semelhantes a Ele.


A vida Cristã é uma batalha entre o velho e o novo homem, ou seja, um confronto entre as obras da natureza pecaminosa e os frutos do
Espírito Santo. A nossa natureza caída insiste em nos manter pecadores, ainda estamos presos a um corpo que deseja coisas pecaminosas (Romanos 7:14-25). Mas agora, como Cristãos, temos o Espírito Santo produzindo fruto em nós e o Seu poder disponível para nos ajudar a vencer as ações da nossa natureza pecaminosa (2 Coríntios 5:17; Filipenses 4:13).

Nesta Vida um Cristão nunca vai ser completamente vitorioso em produzir e demonstrar sempre os frutos do Espírito Santo. No entanto, um dos propósitos principais da vida Cristã é a busca da SANTIFICAÇÃO e progressivamente permitir que o Espírito Santo produza mais e mais de Seu fruto em nossas vidas – e assim permitir que o Espírito vença os desejos pecaminosos que se opõem aos Seus frutos.

O fruto do Espírito é o que Deus deseja que nossa vida demonstre.... e com a ajuda do Espírito Santo, isso é possível!

Nos próximos textos estaremos analisando as nove atitudes que segundo Paulo se unem para produzir o “Fruto do Espírito”.

Que este seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário