quinta-feira, 19 de maio de 2011

Breves Reflexões 046/100

046- Sobre a Espiritualidade. (IV/XII) - BR 047/1

Neste texto vamos analisar de modo sucinto três das nove atitudes que segundo Paulo se unem para produzir o “Fruto do Espírito”.

As nove atitudes são:

a) Amor;

b) Alegria;

c) Paz;

d) Longanimidade;

e) Benignidade;

f) Bondade;

g) Fidelidade;

h) Mansidão;

i) Domínio Próprio.

AMOR –

Em I Coríntios 13:4-7, a Bíblia nos fala sobre o amor. Ela diz que: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

No grego antigo, havia três palavras para expressar as formas de amor: "eros", "phileo" e "ágape". Eles usavam a palavra de acordo com o tipo de amor a que estavam se referindo.

A palavra "eros" se referia ao amor sexual e, como sabemos, deve existir dentro do casamento.

A segunda palavra "phileo" significava o amor que existia entre pais e filhos, e entre irmãos. Este tipo de amor, que se desenvolve com o tempo, também deve existir no casamento.

Por último, temos o amor "ágape" que é o mais profundo e o mais sublime de todos. Este amor sempre se referiu a Deus. Em João 3:16 a Bíblia nos mostra o tão grande amor do nosso Deus quando diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho..." Existe maior amor do que este? Encontramos também este amor expresso em I Coríntios 13:4-7. Um casamento fundamentado no AMOR ÁGAPE pode sobreviver a qualquer tipo de tempestade, desencontros, desavenças, etc. Se alicerçamos nosso casamento no AMOR ÁGAPE, a palavra de Deus se torna realidade quando Ele diz: "o amor nunca acaba". Certamente este tipo de amor precisa ser aprendido e esta aprendizagem exige muito esforço e conhecimento. Todos precisamos aprender a construir o verdadeiro amor. Mas, para que um casamento seja feliz, é necessário existir estes três tipos de amor. Todas as expressões de amor são divinas e constituem parte do “Fruto do Espírito”.

Assim o primeiro fruto, ou a primeira atitude, como queira, é o “amor”.

Muito já se disse e se escreveu sobre o amor. Muita confusão e muita destruição já foi feita, em nome do amor.

Inegável que a palavra amor é uma das palavras mais vulgarizada de que se tem noticia. Os avarentos têm um "amor" doentio pelo dinheiro. Maridos (e esposas) traídos dizem que mataram por "amor". Apaixonados que mataram que não correspondeu à paixão, dizem que o fizeram "por amor".

Amor é um sentimento e por fazer parte do emocional humano, se confunde e se imiscui a outros sentimentos. As emoções não são objetos que possam ser fracionados ou misturados com outras substâncias dentro de frascos ou tubos de ensaio.

De pronto, eu gostaria de quebrar o romantismo que cerca essa palavra e dizer que o amor é um sentimento que quase sempre nos faz sofrer, mas diz o poeta: que quem nunca sofreu por um amor, passou pela vida e não viveu.

O amor nos faz cúmplice um do outro. Muitas vezes tememos essa cumplicidade.

A Bíblia diz que é pelos frutos (obras) que se conhece árvore. E não pelas folhas (palavras) - Mt.7:16-20

ALEGRIA –

Algumas versões da Bíblia colocam a palavra “gozo”e não “alegria”.

Particularmente prefiro a palavra "alegria".

Alegria é um fator (ou elemento) buscado, procurado, perseguido até, pela maioria absoluta da população do mundo. Essa palavra alegria está umbilicalmente ligada à diversão. As casas de shows, os bailes, os eventos têm por objetivo proporcionar diversão aos seus convivas e estão sempre lotadas de pessoas que querem preencher o vazio de suas vidas com um pouco de... alegria e diversão!!

Quando Adão e Eva pecaram no Éden o Espírito Santo de Deus se ausentou do coração, do espírito e da alma do ser humano. E deixou um buraco, um vazio, uma falta de sentido que as pessoas querem encher. Você já ouviu ou leu a expressão "preencher o vazio do coração"? E buscam as mais diversas coisas para encher esse buraco. Fama, sucesso, reconhecimento, alegria, prazer, diversão, dinheiro, bens, poder.

Algumas passagens bíblicas colocam o gozo como sinônimo de contentamento. Por exemplo: Mt.2:10; Mt.13:44; Lc.15:23-24. Essas passagens falam de situações, que coisas que aconteceram e que deram grande alegria aos seus personagens.

Fatores externos não abalam o gozo de quem é dominado pelo
Espírito Santo de Deus. Se fatores externos têm abalado o gozo do amado(a) leitor(a) isso significa que esse gozo não é decorrente do domínio e do transbordar do Espírito de Deus em cada um de vocês.

PAZ -

A paz é fruto do Espírito. Quem tem o Espírito Santo vivendo e atuando dentro de si, tem paz. Mas... o que é essa paz? Como é essa paz? Ocorre com uma frequência muito grande de pessoas nas igrejas de Cristo alardearem uma paz que não vemos em suas vidas. São irascíveis, nervosas, resmungonas, impacientes, encrenqueiras, assustadas ou desesperadas. É preciso delimitar o que é a paz. Conhecer as suas características, sua forma, e assim poder reconhecê-la tanto em nós como em nossos conservos de Cristo.

A idéia comum e corrente de paz, inclusive dentro de nossas igrejas, é que ela seria sinônima de tranquilidade, calmaria e sossego. A paz seria a ausência de guerras, brigas, rixas ou desentendimentos.

Se a paz é um fruto do Espírito ou parte do fruto do Espírito, é necessário que conheçamos sua forma, suas características, sua apresentação, para que seja reconhecida. Quando vemos uma árvore, logo reconhecemos que é uma árvore, o mesmo ocorrendo com uma vaca ou uma motocicleta. Se não soubermos o que é a paz, como ela se apresenta, como é a sua forma e quais são as suas características, podemos estar na ilusão de ter essa paz, quando na verdade ela não faz parte de nossa essência. Nesse caso, estaremos entre os iludidos a quem Jesus vai dizer: "apartai-vos de mim" (Mt.7:23 e 25:41). Daí a extrema importância de conhecer para reconhecer e identificar a atuação do Santo Espírito de Deus em nossa vida.

O desapontamento, a desilusão, a raiva, a ira, o desespero, a depressão levam o ser humano tomar os mais destrutivos comportamentos ou atitudes, o que já foi objeto de várias outras mensagens (eu quero paz; armadura de Deus - sandálias da paz; quando queremos cair no abismo). A reação de quem tem a paz de Deus diante da oposição ou da adversidade não é raiva, irritação ou de modo vingativo, querendo afligir quem causou dor e sofrimento. Somente tem essa paz quem é dominado pelo Espírito de Deus e tem certeza de que Deus está no comando e sabe o que faz. Paz é a capacidade de não reagir com irritação, raiva ou ódio.

Que este seja um dia especial em sua vida

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira.

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário