sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Breves Reflexões 067/100

67- Batalha Espiritual (3/3) (BR 45)

. O apóstolo Paulo declara ter tido acesso até ao terceiro céu (IICo l2. l-4), sendo arrebatado ao paraíso onde ouviu palavras inefáveis, que não podem ser pronunciadas pelas palavras dos homens, isto é palavras dos anjos ou espirituais. A referência a terceiro céu, na linguagem popular da época, pode ser entendida apenas como o paraíso. O primeiro céu seria a atmosfera, onde voam os pássaros e ficam as nuvens, o segundo céu o firmamento onde vemos as estrelas e o terceiro céu propriamente dito, o lugar da habitação de Deus.

O que fica claro na Bíblia é que existe uma região chamada céu, no entanto a noção de lugar é muito relativa e parece que os nossos conceitos de tempo e espaço não correspondem as realidades celestes e nem espirituais. (II Re 6.l5-23; MT l7.l-8: Jo 3.12; l6. 10: Ef 1. 3; AP 21. 22-27).

A Bíblia se refere também à glória e queda de satanás, bem como a existência de impérios e potestades onde forças espirituais travam batalhas, é a luta entre o bem e o mau, a luz e as trevas, anjos bons e anjos maus. (Is 14. 12; Jo 16. 11: Ez 28.12-16; I Co l5.24-28). A Bíblia dá um destaque muito forte ao confronto que existe entre os anjos do Altíssimo e os de Lúcifer, nem o próprio Jesus se livrou deste confronto. (Dn 10. 12-14; MT 4; Ef 2. 2; 6.l2 ; Hb 2. l4).

É importante destacar aqui que a batalha espiritual se trava principalmente dentro de nós, onde estão situadas as principais regiões desta batalha (Rm 3. 9-20). Por isto Paulo afirma que nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei e nem pelas boas obras que possamos praticar. Somos dependentes da Graça de Deus, tal é a nossa fragilidade.

Carregamos três importantes regiões que podemos chamar também de dimensões, são elas o corpo, a alma e o espírito. Satanás tem grande poder sobre o nosso corpo e a nossa alma. Nessas regiões ele é sempre vencedor; só pela fé na Graça Protetora do Altíssimo e pela proteção da armadura de Deus (Ef 6. 10-18) é que poderemos enfrentar e sermos vitoriosos nesta batalha. Jesus nos alertou a este respeito: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26. 41).

No corpo, que denominamos aqui de primeira região, estão os cinco sentidos, uma das grandes maravilhas criadas pelo Deus Altíssimo, mas que facilmente podem nos enganar. Na alma produzem-se as aspirações da vida, que estão sujeitas principalmente às nossas heranças, isto é lembranças dos antepassados, aos fatos que nos rodeiam e às informações que os nossos sentidos fornecem. O espírito veio de Deus e a Ele retornará (Ec 12. 7), ele aspira à comunhão com o Criador. É ele que permite que nos tornemos verdadeiros adoradores e alcancemos a consciência de que somos filhos de Deus. (Rm 8. 15-17).

A crença nas regiões celestes serve para reforçar a nossa crença na existência do Deus Altíssimo, o Criador do céu, do universo, da terra e de tudo que nela existe. (Primavera/1963).

Que hoje seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário