81- O Homem, este Desconhecido: (I) (BR 07)
“Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.” (Salmo 8-4 e 5).
A pessoa humana, com sua complexidade, sempre foi alvo das mais diversas observações. Isto se deve, em parte, à dificuldade em se definir o homem, prever suas reações, enquadrá-lo dentro de padrões definitivos. O homem é sempre um ser imprevisível; ele é incompreensível, um abismo, um mistério, um “Ser” a vir a ser...
Exemplificando, em parte, o que estamos dizendo, Diógenes de Sinope (cerca de 413-323 aC) foi visto em Atenas, em plena luz do dia, com uma lanterna acesa e dizendo: “Procuro um homem.”
Com todo o conhecimento que homem tem adquirido nestes últimos séculos, ele ainda não conseguiu se conhecer para resolver seus problemas. Ele explica o micro e macrocosmo, viaja pelo espaço, visita planetas, conhece as partículas microscópicas das moléculas, das bactérias e vírus, mas não consegue resolver os grandes problemas que afligem o seu relacionamento com os semelhantes e nem com a natureza. As guerras são cada vez mais cruentas, os rios e a atmosfera são poluídos, colocando em risco a possibilidade de sobrevivência do homem na terra, mas, contudo isto, ele continua na sua vaidade e no seu egoísmo, buscando o domínio sobre tudo e sobre todos a qualquer custo. A violência toma novas formas e a sociedade se torna refém da sua própria ganância e desejo de acumular riquezas em detrimentos de muitos que vivem excluídos e carentes até mesmo do mínimo para a sua sobrevivência. A corrupção campeia nos meios políticos e serviços públicos numa verdadeira geleia putrefata e nojenta que os homens de bem já não sabem mais como conviver com ela. Por outro lado cresce a omissão daqueles que pela graça de Deus tem tendência para o bem. Alguns poucos homens tem coragem de se posicionar a favor da honestidade e da dignidade. Mas logo são marginalizados, perseguidos e até mortos. Este é um quadro bastante negativo da sociedade atual, mas também bastante real.
Paulo destacou este conflito no homem dizendo o seguinte: “Porque o que faço não aprovo; pois o que quero fazer, isso não faço, mas o que me aborrece, isso faço.” (Rm 7. 15).
Nenhuma outra época soube tão pouco do homem do que a nossa.
O pensador inglês, Thomas Hobbes (1588-1679), observou, em 1651, que os homens, por serem egoístas, estão sempre se destruindo, quer a pretexto de competição, de desconfiança, ou de glória. (Leviatã, São Paulo – Abril Cultural). Por isso, há uma guerra constante; que é de todos os homens contra todos os homens. A máxima: “se queres a paz, prepara-te para a guerra”, cada vez mais se torna real nas relações entre os homens e as nações.
O homem, pela sua própria natureza, busca a liberdade, mas se torna cada vez mais escravo de si mesmo e muitas vezes morre de forma inglória se julgando mártir da luta pela liberdade.
“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provem de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.” (I Corintios 2-11 e 12).
Que hoje seja um dia especial em sua vida.
Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira
Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredovieira3@gmail.com
As a vineyard owner, I require compact and efficient tractors that can navigate through narrow rows. The John Deere 3020 has piqued my interest because of its impressive fuel efficiency. I'm also looking into the John Deere 4040 for its robust engine performance. For maneuverability, the Kubota B2601 stands out, while the John Deere 2210 appears to be ideal for maintaining smaller vineyard areas. I'm now contemplating whether the John Deere 430 would be a smarter choice for long-term investment. Which one do you think I should choose?
ResponderExcluir