sábado, 3 de março de 2012

Breves Reflexões nº 87/100

87- VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA - 4/8

(Matéria preparada pelo Ev. Alfredo Vieira de Souza em 1976, destinada às Assembéias Noturnas do Instituto Granbery da Igreja Metodista em Juiz de Fora e revista e atualizada em janeiro de 2012).

*Nota: Virando-se a página do livro de Malaquias, último livro do Velho Testamento, para o primeiro capítulo do Novo Testamento (O Evangelho segundo Matheus), há um salto de mais de quatrocentos anos.

Os judeus testemunharam drásticas mudanças nas culturas circunvizinhas, inevitavelmente, também sofreram profundas transformações internas, O Império Persa havia desabado diante das conquistas de Alexandre, o Grande. Na última terceira parte do século IV a.C., Alexandre trouxe a cultura grega para os lugares que conquistou, incluindo a maior parte do Oriente Médio. Depois disto, a vida do povo judeu foi intensamente marcada pelo confronto com a cultura grega.
Este período é designado como “Interbíblico) e nele destacam os livros chamados apócrifos, ou não inspirados, pois entenderam os tradutores e escribas rabinos que neste período não houve nenhum profeta, ou seja, homens que falassem em nome de Deus.

Uma nova era dá-se início, após este período, com a chegada de João Batista e Jesus Cristo; a ERA CRISTÃ, na qual nos encontramos até os dias de hoje.

2º)- O Novo Testamento


O Novo Testamento consta de vinte e sete livros, divididos em quatro grupos.

* Os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Trazem o relato da vida, da morte e da ressurreição de Jesus.

* Os Atos dos Apóstolos. É o registro histórico do início da igreja em Jerusalém e das três viagens missionárias de Paulo ( de 30 a 60 d.C.).

* As Cartas ou Epístolas (epistolos em grego signficia "carta"). Consta de treze cartas cuja autoria é atribuída a Paulo. Destinavam-se originalmente ás igrejas em Roma, Corinto, Galácia, Éfeso, Filipos, Colossos e Tessalônica. Há também cartas pessoais, destinadas a Timóteo, Tito e Filemom. Nesse grupo, estão ainda a carta aos hebreus e as sete epístolas gerais de Tiago, Pedro, João e Judas.

* O Apocalipse de João. Relata as visões escatológicas mostrando a soberania de Deus e o extermínio definitivo do mal.

O Apocalipse encerra a Bíblia falando da Nova Jerusalém e de uma “Nova Era” que será instalada neste planeta, após a vitória do bem sobre o mal. (Confere Apocalipse capítulos 21 e22). (Continua...)

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário