quinta-feira, 3 de maio de 2012

Breves Reflexões 96/100

96- Estende a Tua Mão.  (BR 022/1)

 Disse Jesus ao homem: Estende sua mão. Ele assim o fez, e a sua mão foi restaurada.” Lucas 6:10

          Homem da mão ressequida estava na sinagoga, no sábado (dia santo para os judeus), sendo observado pelos judeus. Envergonhado, humilhado, Pode parecer simples, apenas algum músculo atrofiado, um movimento prejudicado. A verdade é que esse "simples" problema como alguns pensariam, trazia múltiplos desdobramentos para aquele homem, tais como:

•         Físicos – Imagine! De acordo com o seu ramo de atividade, o seu trabalho, agora ele sofreria de inabilidade, falta de força, coordenação motora.

•         Psicológicos - É agora aquele homem acanhado, complexado. Um tanto escondido, com a mão guardada nas dobras da túnica. Mas por isso Jesus lhe diz: "estende tua mão".

•         Decepção com sua religião: sua religião não o livrou da Enfermidade, e ela até lhe atrapalhava a ser religioso - até para ler a Lei, conforme o costume, devia ter dificuldades. Esse homem tinha esse problema! As causas de seu problema não se sabem. Teria sido um acidente radical, ou quem sabe uma doença que foi degenerando aos poucos os seus músculos e nervos.

Jesus, um homem com novos valores, pregando que a vida, a dignidade humana está acima de regras, doutrinas, normas instituídas pelos próprios homens realiza um milagre – curou a mão daquele homem. A meu ver três situações são importantes e se destacam nesse texto:

1º - Um retrato da realidade humana. Isso porque nós vivemos em um mundo de pecado, sem Deus, somos uma humanidade caída. De dores, sofrimentos e angústias diversas. A suprema tarefa do inferno: ATROFIAR as vidas humanas e o seu potencial de realização, de ser feliz, de ter vida plena. A bíblia diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir (atrofiar, mirrar, ressecar) as vidas! Do ponto de vista da "Clínica espiritual" - esse problema também tem uma variedade enorme de aspectos: o pecado desarticula muito, mais do que se pensa, a estrutura moral e espiritual do homem. Por isso esse texto é um retrato da realidade humana, talvez da sua realidade. Eu te perguntaria: o que está ressecado, atrofiado, desarticulado em sua vida? O que está desconjuntado, mirrado? Serão as suas forças, energias, a sua esperança?

2º - A disposição de Jesus para curar. Jesus está sempre disposto, sempre de braços abertos e amorosos. Nunca está cansado, de férias, sem expediente. Sua operação não cessa enquanto um ser humano precisar. Para Jesus não tem "tempo bom" ou "tempo ruim" para operar. Jesus sabia que os seus inimigos estavam à procura de um pretexto para prendê-lo, mas ele não se impressionou com isso não tentou se esconder deles "será que Ele vai curar em dia de sábado?". Seria uma missão suicida – ir de encontro com uma lei nacional! Jesus sabia o que estava escondido nas dobras daquela túnica, o defeito, o problema daquele homem e mesmo sem ele pedir, sem solicitar a cura, operou. Onde Deus está presente, tudo pode acontecer!

3º - A ação do ser humano para receber a operação de Jesus. Estender a mão para Jesus! Essa foi uma atitude de obediência, coragem, ousadia, fé! O homem demonstrou grande coragem, senso de auto-superação, coragem para superar dificuldades, complexos, sofisma... Quando Jesus o mandou estender a mão ele deve ter pensado: o mestre quer me expor ao ridículo. Sabe e quer que todos saibam que eu tenho um defeito físico. Mas isso é justamente o que eu me esforço para esconder, não, não estendo a mão. Não sofrerei este vexame. (Não vou me expor assim). Mas ele venceu a tentação e repensou e disse: não, eu vou obedecer à palavra do mestre, vou estender minha mão, vou esquecer meus complexos, que importa minha reputação não vou ter medo de expor o meu defeito, o meu problema.  Você também tem que ter essa coragem para expor os seus problemas, suas dificuldades e crer que Jesus operará. Qual é sua mão direita? Qual é o defeito que Deus precisa arrumar e que você tem escondido?

O que está escondido aí nas dobras da sua túnica? Nos esconderijos da tua alma? No fundo do seu coração? - expõe agora para Jesus! Mostra pra Ele! Estenda para Ele! Só você sabe como isso incomoda.

O que está atrofiado em sua vida? O que está secando, mirrando sua felicidade, sua paz? É problema de enfermidade, no lar, no trabalho, nas finanças, crises espirituais, existenciais? Numa atitude de coragem e obediência - estende tua mão para Ele! Estende para Ele a tua vida! Ali, Ele restaurou a mão do homem para o serviço, para a atividade profissional, hoje, aqui, Ele pode te restaurar para, amá-Lo, trabalhar por Ele!

“Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e paz”.  (Provérbios 3.1 e 2),

                                                 Que hoje seja um dia especial em sua vida.
                                                  Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira
Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com   -   o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
 Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário