sexta-feira, 25 de maio de 2012

Breves Reflexóes 99/100

99- Um Novo Homem.  (BR 261)

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”  (Romanos 12.2).

 A questão do supra homem ou do novo homem.
Para alguns o termo pode ser novo, mas na realidade a Igreja do Novo Testamento já usava o termo, referindo-se ao novo convertido. São Paulo já escrevia aos éfesos: “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”. (Efésios 4. 24). Os batizados, rituais de iniciações e outras solenidades de admissão, pretendem renovar o homem, entendendo-se que daquele momento em diante ele será um novo homem ou uma nova mulher.
A ideia de “novo homem” veio a ser tema de apaixonante atualidade em nosso continente. É sabido que Karl Marx (Karl Heinrich Marx, nascido em Tréveris em 5 de maio de 1818, faleceu em Londres em 14 de março de 1883 – fundador da doutrina comunista) havia falado de um “homem total” em contraposição ao “homem truncado” produzido pelas condições de existência de nosso sistema sócio-econômico. Este aspecto humanista do pensamento marxista tem sido muito influente em alguns movimentos latino-americanos. Guevara se referia frequentemente à criação de um “homem novo” na revolução cubana, chegando a afirmar: “a formação do homem novo” e o “desenvolvimento da técnica” são os dois principais pilares do programa revolucionário. O tema é frequentemente tratado também no Chile nos últimos anos. Por certo, uma simples coincidência verbal não basta  para estabelecer uma relação. Mas nos obriga, pelo menos, a estudar o assunto com seriedade. Como primeira tentativa de fazê-lo, leia-se a obra do autor católico J. Gonzalez Ruiz, Marxismo Y cristianismo frente AL hombre nuevo (Madrid, Guadarrama, 1962). Também os livros do Jesuíta Ignácio Lepp (publicado por Editorial Lohlé) se referem ao assunto. Infelizmente não há em nosso idioma nenhuma obra adequada sobre o conceito de “novo homem” no Novo Testamento, como de início demonstramos que o termo já vem de lá.
 (NB: Este texto foi trabalhado por nós na década de setenta, quando o seu enfoque era muito forte e atual. Hoje ele pode parecer fora de foco, mas fizemos questão de colocá-lo aqui por uma questão de informe cultural e histórico. Ele faz parte de uma série de artigos que eu publiquei no jornal “A Voz do Sul” em Itajubá entre 1963 e 1964).

                                                 Que este seja um dia especial em sua vida
                                                 Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com   -   o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
 Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Um comentário: