quinta-feira, 17 de março de 2011

Breves Reflexões 037/100

37- O Nosso Trabalho. (BR 100)

“Todos nós devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso é um presente de Deus”. (Ec 3.13).

"O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios.
Criamos a época da produção veloz, mas nos sentimos enclausurados dentro dela.
A máquina, que produz em grande escala, tem provocado a escassez.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa
inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura! Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo estará perdido." (Charles Chaplin, em discurso proferido no final do filme: O grande ditador.)

Interessante! No Dia do Trabalho, ninguém trabalha!

Segundo o dicionário, trabalho é a aplicação da atividade física ou mental humana na aquisição de bens. Segundo a Bíblia, o trabalho é a única maneira lícita de se enriquecer. É a única coisa que realmente gera riquezas. No Salmo 104.19-30, existe um belo canto sobre as obras de Deus. E o Salmo 128.1 e 2 diz que o homem é feliz quando come do trabalho de suas próprias mãos.

O trabalho é dom de Deus. Sendo o trabalho dom de Deus, devemos aceitá-lo com alegria e não como castigo. Trabalho é cultura, é desenvolvimento. A pessoa que trabalha é feliz! A pessoa que não trabalha fica deprimida.

Quem inventou o trabalho foi Deus. E era muito bom quando Deus o fez. Quando o homem aceitou o pecado em sua vida, estava aceitando também a fadiga do trabalho.

Por que devemos trabalhar?

1) Porque é um mandamento divino.

2) Para poder comer.

3) Porque Deus também trabalha.

Há promessas a quem trabalha:

a) tal pessoa dorme bem;

b) tal pessoa come bem;

c) tal pessoa tem recompensa do seu esforço;

d) tal pessoa goza de melhor saúde:

e) Deus é com ela;

f) o trabalho a tornará digna.

Não só Deus e os homens trabalham, mas também os animais e até mesmo as máquinas trabalham seguindo o seu projeto.

O homem é o primeiro ser que conquistou certa liberdade de movimentos em face da natureza. Através dos instintos e das forças naturais em geral, a natureza dita aos animais o comportamento que eles devem ter para sobreviver. O homem, entretanto, graças a sua inteligência, conseguiu dominar em parte, as forças da natureza, colocando-as a seu serviço. Por isso uma condição de existência do homem, independente de todas as formas de sociedade, é a eterna necessidade natural de mediação entre o homem e a natureza e, portanto, o trabalho é inerente a vida humana.

Sendo assim, a cada dia vamos agradecer pelo nosso trabalho. E se, por acaso, você não tem um, peça com fé ao Senhor e Ele certamente lhe atenderá! Pois Ele ordenou: “Do suor do teu rosto comerás o teu pão”. Sejamos gratos a Deus pelo dom que temos de poder trabalhar, de perseguir objetivos e metas, de construir um mundo melhor, de trazer conforto e segurança e de proporcionar bem-estar a nós mesmos e aos que nos cercam.

Numa nação onde todos são ao mesmo tempo esforçados no trabalho e generosos em dar, a riqueza se multiplica e a vida se torna mais agradável.

Tudo isso é dádiva do Criador.

“Porque, quando estávamos aí, demos esta regra: Quem não quer trabalhar que também não coma”. (II Ts 3.10).

Que este seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário