quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Breves Reflexões 060/100


60-Um Amor Sem Cera. (BR 105)

“Na antiga Roma, era costume dos fabricantes de vasos procurarem disfarçar e vender aqueles que acabam ficando danificados com alguma rachadura. O que eles faziam era colocar cera. Acabavam, na verdade, iludindo aos compradores.

No latim a expressão é “Sini cera”, quer dizer sincera.

O apóstolo Paulo utiliza esta expressão ao falar do amor. Ele diz: “O amor seja sem hipocrisia”. Outra tradução diz “não fingido” e outra ainda diz “Seja sincero”.

Amor fingido, “com cera”, é aquele que não é leal, não é autêntico ou puro, perfeito. É aquele que arde em ciúmes; que se conduz inconvenientemente; que procura os seus interesses próprios e guarda ressentimentos (1Co 13.4-5).

No relacionamento sentimental, o amor sincero é fundamental. E o amor sincero tem que ter a essência do amor ágape, que é o amor dádiva, de abnegação, sacrificial. Paulo fala “da abnegação do vosso amor” ao se referir e elogiar aos tessalonicenses (1Ts 1.3).

Muitos desejam viver esse amor, mas para que ele possa existir em nossa vida é preciso vir do Espírito. O mesmo Paulo fala que o fruto do Espírito é amor (Gl 5.22). Ele produz paciência (1Co 13.4) etc.

Isso significa que esse amor só vem do Espírito. Ele não vem da própria natureza humana. E por mais que se tenha consciência da importância de sua utilidade, por si só, ninguém consegue expressá-lo autenticamente, sem cera.

A essência do amor sincero, do amor ágape é fazer o bem. Ele é benigno (1Co 13.4).

O casal que tem esse amor tem um relacionamento à prova de tempestades. Ele é um poder e na vida do casal ele é essencial Esse amor tem o poder de resistir ao sofrimento. Ele tudo suporta (1Co 13.8).

Paulo chega a dizer que o amor é uma couraça (1 Ts 5.8). É só lembrar como o casco da tartaruga a protege. É assim na vida do ser humano que tem o amor como couraça.

Hoje é comum todos falarem de amor até porque ele é essencial na vida do ser humano. Mas muitos estão falando somente do amor Eros (erótico) e até do amor filial (entre amigos e irmãos).

Podemos e devemos buscar esse amor, que foi revelado em Jesus. Sua essência é o amor. A Bíblia diz que Deus é amor. Precisamos dele para ter uma vida feliz e de paz. Precisamos desse amor para termos força e suporte nas adversidades. Precisamos dele para termos vida conjugal que se torna um bem comum” ( Odilon Massolar Chaves – Pastor Metodista).

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, porém o maior destes é o amor” (I Corintios 13.13).

Que hoje seja um dia especial em sua vida.

Seu irmão e servo, Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.

Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br

Meus emails:

alfredo@alfredopam.adm.br

alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário