quinta-feira, 8 de março de 2012

Breves Reflexões nº 88/100

88- VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA - 5/8

(Matéria preparada pelo Ev. Alfredo Vieira de Souza em 1976, destinada às Assembéias Noturnas do Instituto Granbery da Igreja Metodista em Juiz de Fora e revista e atualizada em janeiro de 2012).


Seu Objetivo

Podemos entender como objetivos principais da Bíblia de conformidade com as opiniões da maioria dos teólogos, os seguintes:

1 - Apresentar os princípios fundamentais de Deus.

“Toda a Escritua é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja justo e perfeitamente habilitado para toda a boa obra.” (II Timóteo 3:16, 17).

2 – Firmar uma fé coerente e inteligente para o ser humano.

“Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaias diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela pregação e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:16, 17).

O objetivo da Bíblia é o de despertar a fé nos homens, dirigindo-lhes a vida para o seu destino apropriado. Porém, a fé só pode surgir através da audição ou leitura da Palavra de Deus.

3 - Preservar da corrupção.

“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra Ti”. (Salmo 119:11).
“Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus”. (Mateus 22.29).

Esta Palavra estando em nossos corações, funciona como prevenção contra os erros, nos previne, evita e impede que caiamos em corrupção. (Pv. 30:5). Mostra o caminho verdadeiro (Sl. 119:105). A Bíblia ilumina nosso caminho, é lâmpada para os pés, isto é, nos capacita a ver, enxergar o perigo de perto para que o homem não tropece e caia. Luz para o meu caminho, porque capacita a enxergar longe, ver o perigo antes, a tempo de evitá-lo.

4 - Alimentar o homem, espiritual e intelectualmente.

“Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Mateus 4:4).

Assim como o alimento é para o sustento do nosso corpo, o estudo da Bíblia é alimento espiritual para a nossa alma e o nosso espírito.

“E, se clamares por inteligência e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.” (Provérbio 2:3-5).

5- Preparar a humanidade para uma nova era. (Continua...)

Seu irmão e servo Eva. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário