quinta-feira, 29 de março de 2012

Breves Reflexões nº 91/100

91- VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA - 8/8

(Matéria preparada pelo Ev. Alfredo Vieira de Souza em 1976, destinada às Assembéias Noturnas do Instituto Granbery da Igreja Metodista em Juiz de Fora e revista e atualizada em janeiro de 2012).

3 - Quanto ao tempo de composição:

Esses livros foram escritos num período aproximado de 1.600 anos. O primeiro livro escrito foi Jó, aproximadamente no ano 1500 a.C. O último livro composto foi o Apocalipse, no ano 97 d.C. Entre o livro de Malaquias e Mateus há, geralmente, uma página em branco entre os dois testamentos que representa um largo período de tempo que, segundo as melhores informações históricas hodiernamente aceitas, durou mais ou menos 400 anos. Esse período é conhecido como “Período Interbíblico”. Foi nesse período que os livros “apócrifos” foram escritos.

4 - Quanto a sua atualidade:

A Bíblia é um livro antigo, mas, ao mesmo tempo, é atual e relevante para os dias de hoje. Ela nunca fica superada. Seus escritos são atualizados porque a Bíblia é a Palavra de Deus, e Deus sabe todas as coisas, assim como o passado, presente e futuro; portanto, Sua Palavra é para todos os tempos.


5 - Quanto a sua importância:

A Bíblia é o livro dos livros. Ela não é um escrito comum. Não há o que substituir o estudo da Bíblia, porque o que aprendemos nela, não aprendemos em lugar algum. Ela tem sido amada e odiada. Muitos tentaram destruí-la, no entanto ela atravessou os milênios e chegou até aos nossos dias.

6 - Quanto aos seus relatos históricos:

A Bíblia não é um livro histórico e nem obedece a qualquer metodologia com este fim, no entanto tem merecido confiança em seus relatos históricos. Tanto a arqueologia como a História comprovam isso. A Bíblia narra a história desde antes da criação do mundo, como este foi criado e a história da humanidade existente na época, seja em história ou em profecias. A Bíblia fala também sobre a vinda de Jesus, o chamado "fim do mundo", depois do fim do mundo, o destino eterno da humanidade e o surgimento da “Nova Jerusalém”.
.

7 - Quanto aos seus ensinos:

A Bíblia nos dá a sabedoria que nenhum livro poderá nos oferecer. Nela está revelada a vontade de Deus para com o homem. Ela nos ensina, consola, dá-nos esperança e nos exorta. A Bíblia dá resposta segura para nossas perguntas existenciais, funciona como bússola para o homem que CRÊ. Ela mostra a situação de cada ser humano diante do seu criador e nos capacita a saber quem somos, o estado em que nos encontramos e, o que é de mais importante, mostra-nos a verdade apontando-nos o caminho para uma vida equilibrada e feliz. Ela nos orienta na educação dos nossos filhos, nos ensina a fazer negócios, enfim, tudo o que um ser humano precisa, espiritualmente, emocionalmente e moralmente pode ser encontrado na Bíblia.

Contudo é importante destacar a complexidade do seu estudo e seu entendimento. Para que uma pessoa possa conhecer e compreender a verdadeira mensagem da Bíblia é fundamental o acompanhamento e a orientação de alguém devidamente habilitado. (FIM)

Nota: Este texto foi revisto e atualizado em janeiro 2012 pelo próprio autor. (Alfredopam).

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário