sábado, 17 de março de 2012

Breves Reflexões nº 89/100

89- VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA - 6/8

(Matéria preparada pelo Ev. Alfredo Vieira de Souza em 1976, destinada às Assembéias Noturnas do Instituto Granbery da Igreja Metodista em Juiz de Fora e revista e atualizada em janeiro de 2012).


“{...}até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita maturidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo {...} Efésios 4:13).

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe, {...} Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.

E lhes enxugará dos olhos toda lágrima e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas.” (Apocalipse 21:1, 3-5a).

A Bíblia não tem como objetivo importante, fornecer dados científicos.

Ela, analisada com outros objetivos, pode apresentar incoerências e até erros crassos. Por isto quem pretende fazer uma leitura da Bíblia, precisa fixar com clareza os seus objetivos e buscar outras informações para completar o seu conhecimento.

No entanto, como livro sagrado para indicar ao homem o caminho da salvação individual, coletiva e universal é o livro mais completo conhecido, sem contudo levar em conta que outras literaturas também podem contribuir para o crescimento espiritual do homem e da humanidade sem distinção de raça, classe social, religião ou cultura.

Conclusão:

A Escritura Sagradas tem sido reconhecida como o maior livro de todos os tempos, devido a sua Antiguidade, a sua circulação total, ao número de línguas para as quais foi traduzida, a sua extraordinária grandeza como obra literária e por ser de extrema importância para toda a humanidade.

Nosso objetivo neste estudo foi o de aprendermos algo mais sobre este Livro precioso.


1 - Quanto ao nome:

A palavra Bíblia é de origem grega (Biblos) e significa “livros”. Dessa forma podemos dizer que a Bíblia é um conjunto de livros sagrados, ou seja, muitos livros encadernados em um só volume. A Bíblia, em geral, contém 66 livros, sendo que 39 são do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. As edições da ICAR contêm mais sete livros conhecidos como livros apócrifos.

2 - Quanto à autoria:

A Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores, num período de mais ou menos 1.600 anos. Os cristãos, de um modo geral, acreditam que eles foram inspirados pelo Espírito Santo. Os autores não registraram suas opiniões pessoais, mas declaram tratar-se da vontade ou da ordem de Deus para escrever. Seus autores eram homens diferentes, tanto em cultura como em poder aquisitivo. Lucas era médico, Amós era boiadeiro, Salomão era rei, Pedro pescador, etc. Muitos deles não se conheceram e viveram em épocas muito distantes uns dos outros. Eles escreveram sobre os assuntos mais controvertidos e mesmo assim seus escritos não se contradizem. (Continua...)

Seu irmão e servo Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário