quinta-feira, 22 de março de 2012

Breves Reflexões nº 90/100

90- VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA - 7/8

Alimento do amor

Dois dos dez mandamentos são “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” e “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, incluindo aí as pessoas que moram com você e também aquelas que você só vê de vez em quando. Muito tempo depois de Moisés receber as tábuas com estas ordens, Jesus veio à Terra com a missão principal de nos trazer uma mensagem: a de que estes dois mandamentos são os mais importantes e os que mais merecem nossa atenção.

Para que a gente entendesse bem isso, Ele deixou claro, em Mateus 22:38 - “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. Mas para não deixar dúvidas, Jesus também contou muitas histórias, tomou suas atitudes e explicou qual é o caminho certo em diversas situações. Tudo que Ele fez e disse levava sempre aos dois mandamentos principais. Se é assim, podemos parar de nos preocupar com tantos afazeres e começar a, simplesmente, amar a Deus e ao próximo, certo? Aí é que está. Dizer “eu te amo” não é suficiente para demonstrar nosso amor.
O verdadeiro amor precisa de alimento, para que cresça e floresça. E o alimento do amor é o cuidado. Então, amar o próximo significa cuidar dele, dar atenção e lugar a ele. Como as pessoas sentem, pensam e agem diferentemente, cuidar do outro nem sempre é fácil. Se cuidar de quem mora na sua casa já é difícil, imagine então cuidar daquele próximo que a gente só encontra de vez em quando?! É difícil porque primeiro precisamos saber como a pessoa é, do que ela gosta, do que sente falta, etc., para só então cuidar dela do jeito que ela precisa.

Agora, se amar a Deus significa cuidar Dele, então complicou de vez. Ele não fica doente para darmos remédio, não precisa de roupas, educação, atendimento médico. Como cuidar de Deus? Na verdade, como Ele está presente em tudo que criou - inclusive em nossos corações, pois também somos suas criaturas -, temos que cuidar de Suas coisas para conseguirmos alcançar nosso objetivo. Sejam seres com vida, sejam inanimados.

Cuidar da cidade onde vivemos, cuidar dos rios, praias e campos, cuidar dos animais e das plantas, enfim, cuidar de tudo que Ele nos deu, inclusive nossos irmãos e irmãs. Mas, assim como precisamos conhecer as pessoas para poder cuidar delas, é preciso que a gente entenda como as coisas funcionam para depois dar-lhes o cuidado necessário. Um cachorro precisa de espaço para brincar, alimentação saudável, carinho do dono, etc. Já para um jacaré, não precisamos dar nada disso! Em compensação, temos que manter os rios cheios e limpos, para que eles possam viver bem.

Uma planta precisa ser regada, podada e protegida contra ventos ou chuvas fortes. Já uma floresta pode crescer sozinha, desde que a gente não a desmate ou polua. É dessa forma que podemos demonstrar nosso amor por todas as coisas que Deus nos deu e, consequentemente, por Ele mesmo e por todos os nossos próximos. Se conseguirmos isso, o mundo inteiro saberá que nós o amamos sem que digamos uma única palavra. Nesses casos, o cuidado fala muito mais alto do que aquelas três palavrinhas, “eu te amo”.

Bem, como estes dois são os mandamentos mais importantes, podemos colocar as mãos à obra desde já. Vamos ter mais atenção ao fazer compras, escolhendo produtos ecologicamente corretos, reutilizar mais o que consumimos, reciclar tudo que for possível, diminuir o uso da água e, principalmente, evitar os desperdícios de qualquer tipo! Ah, outro passo importante é conquistar os outros para esta tarefa de cuidar do mundo. (Texto de Ana Luisa de Carvalho).

Você talvez me pergunte a estas alturas; o que tem a ver este texto com a “Visão Panorâmica da Bíblia”. Pois bem eu explico; eu ministrava este tema e alguém me enviou este texto me dizendo o seguinte: eu acho que você está se preocupando demasiadamente com o conhecimento estrutural e histórico da Bíblia e está se esquecendo do mais importante que é a prática dela no nosso dia a dia.

Concordei com o meu correspondente e decidi incluir este texto para uma reflexão especial. Espero que você também entenda assim e leve a sério a sua proposta e se edifique espiritualmente para a honra e glória daquele que criou todas as coisas e inspirou o texto bíblico.

“PARA NADA SERVE MUITO CONHECIMENTO SE NÃO O COLOCAMOS EM PRÁTICA”.

Que hoje seja um dia especial para sua vida.
Seu irmão e servo, Ev. Alfredo Vieira

Conheça o meu blog: alfredopam.blogspot.com - o seu comentário é muito importante. Tenho blogs também no “brasilmetodista”, na UBE- União dos Blogstas Evangélicos e no WWW. Sônico- Comunidade: “Somos Metodistas”.
Veja também meu SIT em fase de reformulação: www.alfredopam.adm.br
Meus emails:
alfredo@alfredopam.adm.br
alfredovieira3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário